quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Amigos trazem benefícios à saúde, diz pesquisa


Todo mundo busca uma vida saudável e feliz. Para isso acabam gastando muito dinheiro com livros de autoajuda, horas em sessões de terapia, consultas médicas e até em remédios naturais. Porém, estudos recentes mostram que a amizade é a melhor arma pra combater as enfermidades e ainda evitar o envelhecimento precoce, além de permitir que você viva mais. A matéria foi publicada pela Madame Noir.

Acompanhe a seguir 5 benefícios que a amizade traz a sua vida:

1 – Melhora geral na saúde: Um estudo feito na Austrália mostra que pessoas de maior idade com um amplo círculo de amigos tinham 22% de chance de morrer durante uma cirurgia em comparação com pessoas com poucos amigos. Em longo prazo, os benefícios são ainda maiores. Uma pesquisa feita em 2010 pela Universidade de Harvard provou que idosos com muitas amizades envelhecem com uma saúde cerebral maior.

2 – Força para lutar contra o câncer: Um estudo feito em 2006 com quase 3000 mulheres que tinham câncer de mama mostrou que as doentes sem amizades próximas tiveram quatro vezes mais chances de morrer do que as com dez amigos ou mais. Para a enferma, os amigos servem como proteção e força para continuar lutando.

3 – Para eles também: Um estudo com 736 suecos prova que a falta de amigos é tão prejudicial para homens quanto fumar, quando o assunto é ataque cardíaco.

4 – Melhora na resposta imunológica: Indivíduos com poucos amigos possuem quase o dobro de chances de sofrer doenças de coração e estão duas vezes mais propensas a adquirir gripes e resfriados graças à imunidade que fica baixa.

5 – Recuperação mais rápida: Pesquisadores descobriram que nossa recuperação está ligada ao nosso convívio social. O estudo mostrou ainda que nosso bem-estar social pode determinar se vamos ter uma recuperação rápida ou demorada de ferimentos mais graves ou mesmo de uma cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário