sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Como higienizar os alimentos corretamente


Para fugir das infecções e contaminações com alimentos, é preciso além de escolhê-los bem também é preciso aprender a higienizá-los corretamente. De acordo com o microbiológo, os vegetais podem ter contaminação química por agrotóxico, biológica e outras sujeiras causadas por poeira. Essa contaminação pode ocorrer em todas as fases do ciclo do plantio, desde a colheita até a estocagem nos locais de venda.

As consequências de alimentos não higienizados. A sujeira pode causar desde desconfortos intestinais, vômitos e até obstruções. A contaminação química pode ocasionar alergias, intoxicação, doenças hepáticas e até alteração de feto durante a gravidez. A contaminação biológica pode causar infecções intestinais causadas por bactérias, vírus e vermes.

Você deve lavar antes do consumo todos os alimentos que são consumidos crus, como frutas, legumes e verduras. Não lave nenhum tipo de carne, pois além de não eliminar nenhum microrganismo, torna a carne um ambiente propício à proliferação de bactérias.

A higienização correta dos vegetais deve ser feita da seguinte forma: lave folha por folha e fruta por fruta, sempre em água corrente. Depois os coloque em uma solução de um 1L de água com uma colher se sopa de hipoclorito de sódio e deixe de 5 a 20 minutos. Enxague e eles estão prontos para consumo.

Com informações do blog M de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário