terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Como ter uma casa sustentável


A sustentabilidade ambiental é um ideal que busca pela preservação do ecossistema e buscando a sobrevivência do planeta. Esse conceito pode ser aplicado em várias áreas.
Em algumas residências de construção mais antiga, que não foram construídas a partir desse conceito, também é possível aplicar técnicas de sustentabilidade.
Separamos algumas dicas para você:

1. Reutilize Materiais Antigos
Uma boa sugestão é reutilizar materiais vindos de demolições de casas antigas, como janelas, portas e até madeira para pisos.
2. Iluminação Natural
Algumas portas e janelas tem a opção de venezianas, mas quando não tiver essa opção, evite o uso de cortinas e aproveite a iluminação natural. Você pode utilizar também ladrilhos de vidro nas paredes ou claraboias no teto.
3. Área Verde
Se você não possui área para manter um jardim, cultive vasos com plantas e flores dentro de casa. Elas ajudam a embelezar e a refrescar o ambiente.
4. Aproveite a água da chuva
Você pode alterar o projeto das calhas para tornar a sua casa mais sustentável, reutilizando a água acumulada para lavar pisos e regar plantas.
5. Tintas Ecológicas
Use tintas à base d’água, elas são consideradas ecológicas, pois não tem cheiro e contribuem para que a parede da sua casa possa respirar, já que as outras tintas deixam a parede impermeável.
6. Mude de atitude
É o grande passo para quem quer manter uma casa sustentável. Os moradores devem ter consciência de que suas atitudes são essenciais para a conservação do nosso planeta.


Com informações do blog M de Mulher (Editora Abril)
Foto: Google Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário