terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Porque deixar de usar sacolas plásticas


As sacolas plásticas são prejudiciais ao meio ambiente, porque demoram mais de 200 anos para se decompor quando enterradas junto com o lixo, mas seu maior problema diz respeito à sua produção. Elas são feitas de polietileno, ou seja, são produzidas a partir do petróleo e esse processo é altamente poluente ao meio ambiente.

Outro grande problema é a poluição dos mares com esse tipo de lixo, pois as sacolas no mar são confundidas com águas marinhas, por peixes e também por tartarugas marinhas em busca de alimento. Ao engolir essas sacolas, as tartarugas morrem por obstrução do aparelho digestivo. As sacolas também causam entupimento de bueiros e córregos, contribuindo assim com inundações e a retenção de mais lixo.

Países como a Alemanha e a Irlanda já acabaram com o uso de sacolas plásticas. Quem não leva sua sacola reutilizável, tem que pagar um preço salgado por cada sacola. No Brasil somente oRio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte adotaram essa atitude e não distribuem sacolas plásticas em seus estabelecimentos.

A melhor opção para diminuir o uso das sacolas plásticas é passar a usar sacolas biodegradáveis, que tem uma vida útil bem menor ou por sacolas reutilizáveis.
Algumas dicas para quem quer diminuir o uso das sacolas são:

Comece a usar sacolas reutilizáveis para fazer suas compras, que podem ser de pano ou de um plástico mais resistente.

Se a quantidade de compras é grande, use caixas de papelão para transportá-las.

Dê preferência aos sacos de papel.

Com informações do IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário