quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Saiba como valorizar os momentos de silêncio


No nosso dia a dia estamos cercados de barulhos e eles estão tão incorporados à nossa vida que, quando o silêncio surge é como se fosse algo extremamente incomodo e em algumas situações até constrangedor. De acordo com a fonoaudióloga Andréa Bonfim Perdigão, isso acontece porque o barulho está ligado à ideia de produtividade, alegria e até de vida. Por isso é tão difícil ficarmos em silêncio, já que sempre o associamos a momentos ruins.

Mas, quem consegue distanciar o silêncio da sua imagem ruim pode alcançar momentos únicos, experimentando estar consigo por inteiro. O silêncio pode nos abrir para momentos de autoconhecimento.

Um bom passo para começar a praticar o silêncio é aprender a meditar, pois quando alcançamos um estado de tranquilidade, os barulhos não incomodarão mais, o que requer concentração e muita força de vontade.

Para quem não gosta muito de meditar, uma boa opção é tentar encaixar alguns momentos de silêncio durante o dia. Antes de dormir ou ao acordar, experimente ficar alguns minutos deitado apenas sentindo a respiração. No trânsito quando o tráfego está parado também é um momento propício para direcionar as atenções para si. Essas pequenas doses de silêncio ajudam a desacelerar e com o tempo é só alongar os momentos.

“Nos primeiros momentos, pode ser difícil. Depois, torna-se algo belo e gratificante. Descobrimos que podemos nos relacionar em perfeita harmonia quando não tentamos mentir a nós mesmos e aos outros por meio de palavras. Retiros de silêncio são um portal para um encontro com você. Afinal, é preciso conhecer sua própria essência”, ensina a monja Coen.

Veja algumas atividades que ajudam a exercitar o silêncio:

Pratique Ioga. As aulas são dadas com os praticantes em silêncio, o que estimula o autoconhecimento.

Faça natação. É uma aula que descansa a mente.

Pratique corrida. Primeiro, surgem os pensamentos. Depois, que eles se aquietam, temos apenas os passos e a respiração

Escute música. Pode ser clássica, popular, etc. Ela ajuda a penetrar no silêncio da mente.

Com informações do Portal IG Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário