segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Correr faz bem à saúde da mulher


A corrida é um esporte que tem benefícios que vão além de apenas perder peso. Correr estimula o bem estar, eleva a autoestima e a superação em todas as fases femininas. Por esses motivos o movimento de mulheres em parques e ruas praticando a corrida está aumentando. Uma mostra disso é o aumento no número de eventos destinado a esse público.

Muitas pessoas procuram a corrida com o objetivo de perder peso, já que essa atividade proporciona grande perca calórica. As mulheres ainda contam com uma característica que faz com que ela se destaque: a determinação. Elas estão sempre alcançando maiores distâncias e melhorando seus tempos.

Segundo a treinadora Eliana Reinert o grande desafio das mulheres é conciliar filhos, obrigações domésticas e trabalho. “Elas têm solicitações, expectativas e objetivos diferentes dos homens. Precisam de um olhar e um treinamento diferenciado”. A corrida é uma atividade fácil de praticar, mas é bom ter alguns cuidados, pois as mulheres são mais propensão a desenvolver osteoporose. Por isso o tempo de adaptação da mulher ao esporte deve ser maior do que o do homem.

A corrida é um bom esporte para as mulheres, mas alguns mitos podem deixá-las inseguras na hora de praticar a atividade, mas quando realizada de forma correta e quando aliada a uma boa alimentação só traz benefícios à saúde.

Correr não acelera o envelhecimento, pelo contrário, o exercício aeróbico irriga a pele e aumenta o tônus muscular, melhorando o aspecto da pele. O que pode deixar a pele envelhecida é o sedentarismo. Outro benefício da corrida á saúde da mulher é com relação ao período pré-menstrual, pois o exercício físico libera endorfina, substância que ajuda a melhorar o bem estar e pode também melhorar inchaços e cólicas.

Por melhorar o bem estar, a corrida também diminui os riscos de depressão, pois além de estar ligada à liberação de hormônios também melhora a relação social. Para uma boa prática dessa atividade não se esqueça de sempre procurar orientação de um profissional da área, consultar seu médico e sempre estabeleça objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário