terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Preocupação ambiental começa na infância

Duas pesquisadoras da Universidade de Cornell, Nancy Wells, do Departamento de Design e Análise Ambiental, e Kristi S. Lekies, do Departamento de Desenvolvimento Humano descobriram que o contato direto com a natureza pode construir na criança a preocupação ambiental que ela terá na vida adulta. Esses efeitos são positivos e duradouros, dizem as pesquisadoras.

O estudo foi feito através de entrevistas com pessoas que tinham entre 18 e 90 anos, e então pesquisaram a interação das crianças e a natureza e como esse contato interferia no comportamento de sua vida adulta.

“Como pode a interação na infância com o ambiente natural começar a moldar uma trajetória de vida que inclua respeito às preocupações ambientais e ações ecológicas? Que atividades ou eventos específicos na juventude podem iniciar uma pessoa numa trajetória de vida rumo a um comprometimento com comportamentos e atitudes ambientalmente conscientes?”. Essas foram as duas questões que nortearam a pesquisa.

Nancy e Kristi concluíram que acampamento, brincadeira no mato, pesca, passeios, colher flores, plantar árvores ou sementes estão entre as atividades que mais constroem o futuro ambientalista. Nancy diz que não adianta forçar esse contato, ele deve acontecer naturalmente.

“Penso que a exposição ao ambiente natural é necessária ao longo de toda a vida. Ainda que as experiências da infância com a natureza selvagem pareçam particularmente potentes no desenvolvimento do ambientalismo, qualquer contato com a natureza é importante até a que se encontra no próprio quintal ou em revistas, programas de televisão e pôsteres”, afirmou Nancy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário