quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Protetor solar pode bloquear defesa natural da pele
Um estudo recente descobriu que os protetores solares podem bloquear a defesa natural do corpo contra os prejudiciais raios UV. Cientistas da Universidade de Brown descobriram que a pele humana contém sensores que detectam a radiação solar.
Esses receptores de luz - que também são encontrados na retina do olho - estimulam a liberação de melanina. A informação foi publicada no site Daily Mail.
Os pesquisadores acreditam que o bloqueio solar total de alguns produtos pode não ser bom porque eles inibem a absorção de certos comprimentos de onda de luz necessários para acionar as defesas naturais do corpo.
Espera-se que os resultados, publicados na revista Current Biology, ajudem as empresas farmacêuticas a desenvolverem produtos mais eficazes.
Elena Oancea, chefe de pesquisas da universidade em Providence, RhodeIsland, disse: "não havia nenhuma evidência prévia de que esses receptores podiam funcionar na pele. Nosso trabalho mostra que um receptor dedicado ao raio UV permite que as células da pele o detectem e respondam imediatamente à radiação".
Com informações do Terra.
Foto: Getty Images
Marcadores:
pele,
proteção da pele,
protetor solar,
raio uv
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário