segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dormir bem ajuda a emagrecer


Dormir cerca de 7 a 8 horas por noite não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico, mas também metabólico. De acordo com o especialista em Metabologia, Nutrologia e Fisiologia do Envelhecimento, Mohamad Barakat, durante o sono, ocorrem processos no metabolismo que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e longo prazo.

Segundo ele, a privação do sono pode comprometer a produção de hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento do nosso organismo, como o hormônio do crescimento (GH). “Esse hormônio é fundamental, pois tem como principais funções manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose”, alerta o especialista.

Outro hormônio, também liberado durante o sono, é a leptina, capaz de controlar a sensação de saciedade. “Pessoas que permanecem acordadas, por períodos superiores ao recomendado, produzem menor quantidade de leptina, resultando em maior necessidade de ingerir carboidratos — o que pode evoluir para a obesidade.”

Conheça 9 dicas para uma boa noite de sono

1- O quarto deve ter temperatura amena e estar ventilado. Deixe uma pequena fresta da janela aberta.

2- O ambiente onde dormimos deve estar escuro. Desligue os eletrônicos da tomada, inclusive aqueles com luz standby.

3- Procure dormir em ambiente silencioso. Evite rádio e televisão ligados.

4- Evite ver televisão ou ficar trabalhando no computador no quarto ou na cama. Essas atividades nos despertam e dificultam o sono.

5- Tome um banho morno, que melhora a circulação e ajuda a relaxar.

6- Pingue algumas gotas de óleo essencial de lavanda num algodão e o coloque dentro da fronha. Ele ajuda a relaxar e a dormir melhor.

7- Tome uma xícara de chá de camomila, que tem ação calmante sobre o sistema nervoso central e induz o sono.

8- Faça a sua última refeição pelo menos 1 hora antes de dormir. Opte por pratos leves e de fácil digestão.

9- Faça uma atividade física regular. O exercício melhora a produção de serotonina que ajuda a relaxar e a melhorar a qualidade do sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário