terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cérebro funciona melhor quando há contato com a natureza, segundo pesquisa


Uma pesquisa americana descobriu que o contato direto com a natureza aumenta nossa capacidade de concentração e memória. Segundo especialistas, uma hora caminhando seria o suficiente para aumentar a capacidade cerebral em 20%. Enquanto que caminhar pelos centros urbanos não contribui para o cérebro, devido ao barulho e estresse cotidiano.

A pesquisa feita pela Universidade de Michigan e publicada pela revista Psychological Science. A conclusão foi que o contato com a natureza traz esse efeito porque ele faz nosso cérebro desligar das preocupações e dos perigos, enquanto que na cidade tudo lembra o dia-a-dia, além da atenção constante que a rotina pede.

O cientista Marc Berman aconselha que todos devem passar alguns dias na campo ou mesmo fazer uma caminhada no parque, pois isso é fundamental para a cura da fadiga mental.

Ele afirma que os resultados da pesquisa não são subjetivos, e que os efeitos sobre a memória e a atenção são reais A pesquisa também mostra que essa melhoria cerebral também é possível apenas olhando fotografias ou vendo filmes sobre a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário