Tintura de cabelo na gravidez aumenta risco de bebê ter leucemia Um estudo realizado e publicado no site da Escola Nacional de Saúde Pública em parceria com o Instituto Nacional de Câncer conclui que usar tinturas durante a gravidez pode aumentar as chances de o bebê desenvolver leucemia até os dois anos de idade. A pesquisa foi feita pelo biólogo Arnaldo Couto que comprovou um risco de duas a três vezes maior em gestantes que se expuseram aos cosméticos durante o 1º e o 2º trimestres da gravidez.
Foram escolhidas crianças menores de dois anos diagnosticadas com leucemia de todas as regiões do Brasil, exceto o Norte. Em entrevista ao site, Arnaldo diz que a associação entre os casos de câncer e o uso tintura de cabelo já vem sendo analisada desde o fim da década de 70, mas as pesquisas eram desenvolvidas para as pessoas mais velhas, já que o hábito de pintar os cabelos era realizado por pessoas de uma determinada idade, mas hoje em dia, o uso da tintura de cabelo é algo comum, principalmente entre adolescentes.
"É importante ressaltar que trabalhamos com o possível risco de leucemia no lactente, ocorrida a partir da exposição da mãe durante a gravidez. Os órgãos de vigilância dos cosméticos devem trazer essas informações mais completas para as usuárias. Nosso trabalho sugere ainda que haja um aumento na estimativa de risco, e isso revela a importância das agências reguladoras verificarem a composição química dos produtos, já que algumas substâncias presentes já são definidas como cancerígenas", explica o biólogo.
Com informações do Terra.
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário