quarta-feira, 6 de julho de 2011

Ecoturismo em Guaramiranga


Sair da rotina frenética da cidade e passar uns dias na serra certamente vão lhe render preciosos momentos de paz e tranqulidade. Nada como um ar puro para respirar, muito verde para apreciar, um banho de cachoeira para purificar e o contato mais profundo com a natureza. Foi o que fiz, na companhia de alguns amigos, neste feriado de Cospus Christi. Para os mais aventureiros segue uma ótima dica: um passeio pelo Parque das Trilhas.

Seja no rapel, na tiroleza, na ponte de três cordas, no passeio de caiaque ou em uma das seis trilhas que o Parque oferece, a diversão é garantida. Sem falar no contato maravilhoso com o meio ambiente, onde temos oportunidade de nos depararmos com árvores seculares, como a linda Gameleira, o Açude Seco e pássaros de encher os olhos, como o Guaramiranga e o Pintor. Este último, inclusive, tive a felicidade de fazer o registro e compartilho com vocês.

No passeio de caiaque o lago reflete o verde das árvores e o céu azulado. Sem falar nos aguapés que tornam ainda mais bonito o passeio. A tiroleza, uma das atividades mais rápidas, é também a mais adrenalizante. Já a ponte de três cordas, essa exige maior equilíbrio e paciência. Mas, foi no rapel onde tive mais medo. Primeiro, por causa da altura, são ao todo 16 metros. E segundo, por estar fazendo a atividade pela primeira vez. Após vencer o medo e evitando ao máximo olhar para baixo, finalmente relaxei e curti a brincandeira. Com direito a pulos para as fotos. E olhe que foram muitas, rs.

Mas, as adrenalinas de Guaramiranga não param por aí. Nos fins de tarde, para os apaixonados pelo entardecer, o pôr-do-sol é no Pico Alto. A subida é longa, mas o visual compensa. Sem falar, é claro, no banho de cachoeira. Além do Parque das Cachoeiras, que fica a cerca de 8km de Guaramiranga, e da famosa Cachoeira do Perigo, tem ainda a Cachoeira do Cipó, a que escolhemos para nos aventurarmos. E, para fechar a viagem com chave de ouro, nada como um banho naquela água gelada, mas energizante, literalmente para purificar a alma.

Com informações do Blog Belas no Esporte (Diário do Nordeste).
Foto: Bruno Gurgel

Nenhum comentário:

Postar um comentário