Chegaram as férias escolares. O que fazer com as crianças? Afinal, não são todos os pais que podem tirar férias nesta época do ano e viajar ou passear com os filhos.
“As férias apresentam algumas características em comum: crianças e jovens livres dos estudos, acordando tarde, passando horas à frente da TV, navegando na internet e claro, impacientes de ficar em casa. O recesso escolar faz com que os pais tenham a preocupação em proporcionar atividades de lazer para ocupação do tempo livre dos seus filhos. Além de ser um bom período de descanso às crianças, é também uma oportunidade de construir novas relações sociais através do convívio sócio-afetivo com familiares e outras crianças”, diz Tiago Aquino, o Professor Paçoca.
Presidente da ABRE (Associação Brasileira de Recreadores) e Vice-presidente da ABRAPEFE (Associação Brasileira dos Profissionais de Educação Física e Esporte), o especialista lembra que os pais precisam canalizar a energia que provém da garotada para opções sadias e inteligentes de lazer.
Hora de acampar
“Uma das opções mais tradicionais nas férias são os Acampamentos Educativos, onde as crianças viajam para um equipamento de lazer, como sítios e hotéis-fazenda e se hospedam, geralmente por uma semana. Lá, participam das atividades recreativas que propiciam contato direto com a natureza, baseando o trabalho na relação de direitos e deveres, respeitando o próximo e formando novas amizades. Outra possibilidade é inscrever as crianças nos programas de férias dos clubes, universidades e buffets infantis, onde as crianças passarão por um grande repertório de atividades recreativas”, conta Paçoca, que coordena a “Universidade da Criança: a festa organizada fora da sala de aula” e realizada pela Universidade Gama Filho (UGF). Mas, para alguns pais, mandar os filhos para um acampamento pode ser aterrorizante. Às vezes, são os pais que temem e sofrem com a distância.
“Mesmo parecendo assustador ficar longe do carinho e conforto de casa, estas são semanas que geralmente ficam marcadas na vida da criança acampante, pela intensidade do que é vivenciado, sempre com muitas festas, brincadeiras e jogos, sendo garantia certa de diversão e animação. As atividades são organizadas e dirigidas por recreadores, que são profissionais competentes para atingir tais objetivos. Porém, não devemos deixar de destacar outra opção importante nesse período do ano que é a realização de Programas em Família. Ações como visitas a museus, aquários temáticos, parques de diversões, circos e exposições tornam-se ótimas possibilidades de manutenção afetiva entre pais e filhos, sendo que essas muitas vezes afetadas pela vida cotidiana dos mesmos”, lembra o professor.
Ele lembra que, a maioria das cidades possuem parques para passear com as crianças. “Essas estruturas são excelentes opções para o desenvolvimento e a prática de algumas atividades, como os passeios de bicicleta, skate e patins, e dos esportes, como futebol e voleibol”, completa Paçoca. Mas, se por algum motivo, a ida aos parques e acampamentos for inviável, outro programa interessante para realizar nas férias é estimular as crianças e jovens para a prática de brincadeiras e jogos tradicionais, podendo ser realizados nas ruas, condomínios residenciais, e na própria casa.
“Independente de qual seja a escolha, os pais devem entender que seus filhos têm muita energia e disposição, vão fazer algumas traquinagens e às vezes irão além do permitido. É importante estabelecer regras e criar caminhos para que toda essa energia seja bem distribuída e direcionada, afinal, como podemos reclamar que nossos filhos ficam tempo demais na frente do computador se não oferecemos opções de lazer? Estimular novas práticas de lazer pode ser um grande desafio aos pais nesse período de férias”, fala o presidente da Associação Brasileira de Recreadores. A seguir, confira algumas sugestões de brincadeiras para curtir com a garotada:
Dança das cadeiras cooperativas
Materiais - Cadeiras (o mesmo número de cadeiras para o de jogadores), CD com músicas animadas e aparelho de som.
Descrição - Colocam-se as cadeiras em círculo, uma de costas para a outra. Para iniciar o jogo, o recreador deverá colocar uma música bem animada e posicionar os jogadores de frente para suas cadeiras. Os participantes dançarão em volta das cadeiras. Quando a música parar de tocar, os jogadores deverão sentar nas cadeiras. Após essa primeira fase, tira-se uma cadeira, ou seja, teremos uma cadeira a menos do que o número de participantes. Na próxima rodada, os participantes terão de sentar, todos com uma cadeira a menos, e assim sucessivamente, até restarem três cadeiras e todo o grupo estiver sentado, uma pessoa no colo da outra. É uma atividade cooperativa e bem interessante para a participação lúdica dos adultos.
Volençol
Materiais - Lençóis e bolas de voleibol.
Descrição - O grupo será formado por quartetos que deverão segurar, um em cada ponta, um lençol ou uma toalha. Os quartetos deverão brincar com a bola de voleibol, tentando mantê-la sobre o lençol, não a deixando cair no chão. Após essa etapa, os quartetos farão a interação uns com os outros e, assim, realizarão lançamentos e recepções das bolas. Criar estratégias e o trabalho em equipe são desafios propostos para essa atividade. A progressão do jogo poderá ser na realização de um jogo de voleibol tradicional com os lençóis.
Pega-pega dinheiro do ladrão
Materiais - Dinheiro de papel e cartão com as funções (dois são policiais, três são ladrões e os demais jogadores são vítimas).
Descrição - Cada jogador recebe dez dinheiros de papel e um cartão com a função. Inicialmente, cada jogador deverá “guardar segredo” sobre a sua função. O recreador dá início ao pega-pega. Ao pegar alguém, os jogadores deverão mostrar os cartões de funções. A polícia ganha do ladrão, o ladrão ganha da vítima e a vítima ganha da polícia. O ganhador recebe o dinheiro do jogador perdedor. Após um tempo preestabelecido pelo recreador, deverá ser contado o dinheiro dos jogadores. Vence quem tiver mais dinheiro.
Ao amigo, com carinho
Materiais - Papel e caneta.
Descrição - Cada participante recebe um pedaço de papel e uma caneta ou um lápis. Cada pessoa escolhe outro integrante do ônibus e escreve no pedaço de papel o nome da pessoa escolhida e uma tarefa a ser realizada por ela. Não sabendo o nome da pessoa escolhida, poderá escrever algumas características dela ou o número do assento em que ela está. Após o recolhimento dos papéis de todos os participantes, o animador fará o sorteio e avisará, nesse momento, que quem realizará a tarefa é a pessoa que escreveu.
Qual é a Música?
Materiais - CD com músicas de vários ritmos.
Descrição - O grupo de passageiros deverá ser dividido em duas equipes. O recreador seleciona um CD com músicas de vários ritmos e, dado o início, deverá dar stop, e, após, alguém deverá continuar cantando a música. A cada acerto de música, a equipe ganha um ponto. É vencedora a equipe que acumular dez pontos primeiro.
Bingo humano
Materiais - Pedaços de papel sulfite e uma caneta para cada jogador.
Descrição - Cada jogador receberá um pedaço de papel em branco e desenhará uma tabela de jogo da velha (nove quadrantes). A cartela deverá ser preenchida com o nome mais o sobrenome (comida, de preferência) dos jogadores, como Marlene Salada. Ao sinal do recreador, os jogadores deverão se interagir e preencher a cartela com os nomes. Após o término, será iniciado o bingo. O recreador escolherá uma pessoa para iniciar o bingo, que escolherá um dos nomes que constam em sua cartela, pronunciando-o em voz alta. Por sua vez, este escolherá outra pessoa de sua cartela, e assim sucessivamente. O jogador que preencher primeiro a cartela é considerado o vencedor. Como variações, poderão ser utilizados para a composição do sobrenome países, cores ou figuras geométricas.
Com informações do blog da Chris Flores.
sábado, 9 de julho de 2011
Dicas incríveis para entreter as crianças durante as férias escolares
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