quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vegetais do tipo allium podem reduzir incidência de câncer gástrico


O consumo de níveis elevados de vegetais allium — cebola, alho, cebolinha, alho-poró, etc — reduz o risco para o risco de câncer gástrico, aponta um estudo que será publicado em breve no periódico Gastroenterology.

O cientista Yong Zhou avaliou o efeito quimiopreventivo dos vegetais. O estudo foi do tipo meta-análise, na busca por pesquisas de corte e de caso-controle para analisar a possível associação entre o consumo desses produtos e o risco para câncer gástrico.

O autor incluiu em sua revisão pesquisas realizadas desde 1º de janeiro de 1966 até 1º de setembro de 2010. Foram analisados um total 19 estudos de caso-controle e dois estudos de coorte, que contou com 543.220 pessoas.

Na análise conjunta de todos os estudos, o consumo de grandes quantidades de vegetais da família Allium, em comparação entre o consumo dos grupos de maior e menor ingestão, reduziu o risco de câncer.

Esta meta-análise, embora forneça fortes evidências de que o aumento do consumo de vegetais allium está associado com risco reduzido de câncer gástrico, devido à confusão potencial e erro de classificação do consumo, estes resultados devem ser considerados com cautela.

Com informações do SIS/SAÚDE.
Foto: Roni Rigon/Agência RBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário