A ortorexia é considerada tão preocupante quanto a anorexia ou a bulimia.
Sabemos que cuidar do corpo e da alimentação é fundamental para ter uma vida saudável. O problema é quando isso se torna uma obsessão. A preocupação exagerada em controlar o que vai comer, que tipo de alimentos e a quantidade excessiva de exercícios físicos pode levar o indivíduo a certos transtornos como a ortorexia.
Diferentemente da anorexia ou bulimia, na ortorexia o indivíduo permite-se comer, mas fica tão obcecado com o que come, que isso torna-se o foco de seus pensamentos.
É o caso que atingiu um britânico de 21 anos. Sam Monkhouse sofre desse distúrbio. Além de fazer uma dieta à base de proteínas e sem carboidratos, ele ainda realiza atividade física durante os intervalos do trabalho.
A psicóloga Denise Marcon chama a atenção dos “saudáveis demais”, destacando que até os cuidados com a saúde devem ter limites.
— Comer de forma saudável e fazer exercícios regularmente é necessário, porém quando isto se torna uma obsessão, é preciso ficar atento, pois pode vir a desencadear transtornos mais graves e que podem trazer sérios danos à saúde física e mental — alerta.
Muitos jovens sofrem com este tipo de problema, pois acreditam estar fazendo uma dieta falsamente saudável, geralmente recomendada por sites ou revistas.
Especialistas afirmam que uma em cada dez mulheres e um em cada 20 homens sofre de ortorexia.
Com informações do Portal Educação.
terça-feira, 29 de março de 2011
Preocupação exagerada com a dieta pode se transformar em distúrbio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário