quarta-feira, 30 de março de 2011

Homeopatia: remédio natural e controverso

A homeopatia, administrada em humanos há cerca de 200 anos, também é utilizada para tratar plantas e animais.

Seja em forma líquida ou de comprimidos, a homeopatia é a preferida de muita gente na hora de tratar enfermidades. As substâncias, produzidas a partir de matéria animal, vegetal ou mineral, são 100% naturais e administradas em humanos há cerca de 200 anos.

Há 30, o uso da homeopatia é uma prática médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e, desde 1996, pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

– Por ser ultradiluída em soluções, a homeopatia não tem nada de matéria química e, por isso, não causa efeitos colaterais – explica Elisandra Pezzetta, veterinária pós-graduada em homeopatia e presidente da Liga Homeopática do Rio Grande do Sul.

Conforme Elisandra, a homeopatia atua reequilibrando as funções do organismo. Por isso, pode ser receitada no combate a qualquer enfermidade. No entanto, alerta, assim como na medicina tradicional, a homeopatia pode ou não curar.

– Não se pode esquecer que o homeopata é um médico, que vai fazer questionamentos e pedir exames. Só que a homeopatia demora algum tempo para mexer com o organismo – comenta Elisandra, acrescentando que, como é considerada uma medicina complementar, pode ser utilizada em paralelo com tratamentos convencionais.

Apesar de ser natural e não causar efeitos colaterais, a homeopatia não deve ser utilizada sem orientação médica, orienta Elisandra.

A substância que trata a dor de cabeça em um paciente, por exemplo, pode não ter efeito algum em outro.

– Antes de receitar, o homeopata leva em consideração um conjunto de sintomas, queixas físicas e psíquicas. A automedicação sempre é errada, inclusive na homeopatia – explica.

Além de humanos e animais, a homeopatia também é utilizada no reino vegetal.

Segundo Carlos Moacir Bonato, doutor em fisiologia vegetal e professor dos cursos de Agronomia e de Biologia da Universidade Estadual de Maringá, as substâncias são aplicadas em plantações há cerca de 10 anos.

– Utilizamos em todos os níveis na agricultura, desde para controlar pragas e e doenças até para auxiliar no crescimento e produtividade da planta. Hoje há três grandes polos (que utilizam a homeopatia na agricultura), Minas Gerais, Paraná (Maringá) e Santa Catarina (Lages) – diz.

Corrente contra o uso

Presidente da Liga Humanista Secular do Brasil (LiHS), Eli Vieira Araujo Júnior é contra o uso da homeopatia. Em fevereiro, um grupo ligado à entidade realizou um protesto em Porto Alegre. Também houve manifestações em outras cidades do Brasil e do mundo.

– Não critico a liberdade de escolher um tratamento inócuo. Critico o Estado reconhecer o que na verdade é curandeirismo – diz Eli.

Para ele, formado em Biologia e mestrando em Genética e Biologia Molecular, a homeopatia tem efeito de placebo.

Criação da homeopatia

:: Conforme a Federação Brasileira de Homeopatia, a prática foi criada em 1796, por Samuel Hahnemann.

Com informações de Pioneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário