quinta-feira, 17 de março de 2011

Gravidez não deve ser sinônimo de ganho de peso e sedentarismo

Gravidez não deve ser sinônimo de ganho de peso e sedentarismo.

Alimentação balanceada e exercícios leves são ideais para esta fase
A gravidez é uma importante fase da vida de uma mulher. Durante toda a gestação, ela passa por várias mudanças no corpo e uma das maiores delas é o ganho de peso.

Esse receio dos quilinhos extras pode ser evitado se a gestante se cuidar desde o início da gravidez. Especialistas apontam como ideal que as mulheres ganhem de nove a 12 quilos durante toda a gestação. Sendo esse peso muito superior já visto como prejudicial tanto para a mãe como para o bebê, inclusive na hora do parto.

A nutricionista do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi, considera primordial o cuidado com a alimentação das mamães desde o princípio da gravidez:

— É necessário um acompanhamento nutricional individualizado, realizando de cinco a seis refeições ao dia para que a gestante não sinta tanta fome durante uma refeição, evitando os excessos — explica.

Além da importância de alimentar-se de três em três horas, ainda é preciso prestar a atenção no tipo de comida que se ingere, para que a gestação seja ainda mais saudável.

— Para prevenir o enjoo logo no período da manhã, uma dica é comer alimentos secos como polvilho ou biscoitos, antes mesmo de se levantar. Fontes de vitaminas do complexo B, os cereais também ajudam a diminuir o desconforto. O consumo de cálcio e minerais garantem a saúde óssea da mãe. Já os alimentos ricos em ácido fólico, como as folhas verde-escuras, ajudam na formação do tubo neural do bebê — ressalta.

Outra dica recomendada pela grande maioria dos especialistas em saúde são os exercícios físicos. Além de ajudar a manter o peso, melhoram a postura, que pode ser afetada com o novo peso da barriga.

Além disso, é muito importante sempre ter um especialista acompanhando a gestação desde o princípio.

Com informações de Bem-Estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário