terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dicas para ser uma mãe sustentável


A sustentabilidade é um conjunto de iniciativas que interferem nos conceitos sociais, culturais e ambientais para uma conciliação harmônica das atividades humanas, sem desprezar as necessidades das gerações futuras. E as mães também tem essa responsabilidade, já que estão formando futuros cidadãos. O conceito de sustentabilidade dever ser praticado e exemplificado diariamente para os pequeninos.

Então que tal incentivar a responsabilidade social nas crianças? Separamos algumas dicas para que todas as mães possam viver a sustentabilidade junto com seus filhos, incentivando responsabilidade ambiental e social desde cedo!

Alimentação – Nada como preparar comida do seu filhote em casa. Se possível, com eles! Assim o contato com alimentos naturais e saudáveis é estimulado e a questão do aproveitamento total é trabalhada, evitando desperdícios. A cozinha é um ótimo local para aprendizado, construção e momentos de troca.

Roupas – Usar roupas leves, confortáveis, sempre que for possível, orgânicas. O vestir é uma boa oportunidade de compartilhar com seus filhos a criatividade e o consumo consciente.

Brinquedos – Valorizar brincadeiras que estimulem a interação com o próximo e com a natureza usando folhas, pedrinhas, conchas, gravetos, algodão, madeira (elementos da natureza) para criar brinquedos e brincadeiras. A reciclagem é uma ótima atividade para desenvolver com os filhos e seus amiguinhos. Criar uma relação saudável de consumo em relação aos brinquedos é muito importante! Quem tem tudo pode não conseguir valorizar tudo o que tem. Estimular a doação de brinquedos pouco usados para creches e orfanatos. Se possível visitar esses locais estimulando assim a inclusão e o compartilhar.

Ensinar aos pequenos a cuidar do seu espaço, usar e guardar. Ensine-o desde cedo o lugar correto para colocar o lixo também.

Cremes, loções e shampoos: Se não for possível usar produtos orgânicos nos pequeninos, procurar linhas infantis menos agressivas, delicadas. Muitas marcas aqui no Brasil já produzem produtos infantis com ingredientes da natureza – mel, calêndula, camomila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário