quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Alguns hábitos ajudam a dormir melhor



Segundo pesquisas, três em cada 10 pessoas têm problemas relacionados ao sono e as causas para isso acontecer podem ser inúmeras. Porém algumas pequenas mudanças no comportamento podem melhorar a sua noite de sono e lhe ajudar a ter momentos de descanso mais produtivos. Juntamos então algumas dicas que poderão lhe ajudar.

Off
Navegar na internet ou deixar a televisão ligada não é uma boa ajuda para dormir. Aparelhos eletrônicos estimulam o cérebro ao invés de relaxar a luz emitida pelas telas prejudicam a produção do hormônio do sono. A dica é desligar os aparelhos eletrônicos uma hora antes de dormir.

Diminua a cafeína
A cafeína permanece do organismo por mais de 12 horas, por isso não adianta maneirar no consumo de refrigerantes, cafés somente à noite. Se a vontade de tomar um cafezinho for grande, a recomendação é optar pelas versões descafeinadas. E se o objetivo for receber uma dose extra de energia, prefira sair para uma caminhada breve para 'acordar o corpo'.

Não beba muita água à noite
O organismo deve ser hidratado o dia todo, em pequenas doses. Evite o exagero à noite, pois é provável que a vontade e de ir ao banheiro atrapalhe seu sono. Evite tomar água pelo menos uma hora antes de dormir.

Fazer exercícios matinais
Pesquisas revelaram que pessoas que malham logo pela manhã melhoram a qualidade do sono. Já para quem se exercita à noite, a temperatura corporal demora a baixar depois dos esforços e pode atrapalhar o descanso.

Diminuir o álcool
A sensação de relaxamento proporcionada pelo consumo do álcool na verdade não ajuda a desfrutar de uma boa noite de sono. A substância interfere na qualidade e não deixa o corpo descansar.

Consultar um especialista
Se nenhuma das dicas surtirem efeito é bom consultar um especialista. Casos de insônia frequente ou mesmo cansaço persistente após noites dormidas são motivos para buscar tratamento, que pode variar desde remédios até terapias alternativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário