segunda-feira, 11 de abril de 2011

Shakes, sopas e barras são aliados do emagrecimento saudável


Substitutos de refeições devem ter registro na Anvisa, explica médico nutrólogo.

Alimentos substitutos parciais de refeições são grandes aliados do emagrecimento saudável. De acordo com o médico nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) Nataniel Viuniski, eles podem ser encontrados na forma de shakes, sopas e barras e são produtos nutricionalmente seguros, com calorias controladas e com conteúdo adequado de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais.

— Eles podem ser utilizados para substituir de uma a duas das três principais refeições do dia, sendo que essa terceira deve ser composta por alimentos tradicionais, coloridos e balanceados — explica o médico.

Segundo ele, para obter registro na Anvisa como substitutos parciais de refeição, esses produtos devem ter não menos que 200 e não mais que 400 kcal - no mínimo 25% e no máximo 50% do valor energético deve ser composto por proteínas e, no máximo, 30% de gordura. A quantidade de vitaminas e minerais deve representar um terço da recomendação do Codex Alimentarius, o código alimentar da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

— O registro na Anvisa oferece a segurança de que o produto está de acordo com as normas — alerta.

O controle de peso ocorre quando a pessoa deixa de ingerir uma refeição com calorias em excesso e passa a utilizar esses produtos com calorias reduzidas e desenhados por especialistas para oferecer uma boa nutrição e promover saciedade. Na abordagem de controle de peso com substitutos de refeição, o médico nutrólogo destaca a importância do indivíduo realizar lanches saudáveis nos intervalos das refeições.

— Esses lanches podem ser compostos por frutas, legumes, iogurtes, barras de proteína, de cereais ou até mesmo sopas — diz.

Segundo o especialista, o uso dos substitutos de refeição pode ser feito por adultos clinicamente saudáveis.

— Idosos, crianças, gestantes ou pessoas com complicações de saúde, como diabetes, câncer ou hipertensão, somente podem fazer uso com acompanhamento de médico — completa.

Dieta com substitutos pode ser mais eficaz que dieta tradicional

Para Viuniski, esse tipo de abordagem é bastante eficaz e deve ser mais uma das possibilidades que os profissionais da saúde possuem para tratamento de pessoas com excesso de peso.

— Existem estudos clínicos que demonstram que, quando comparados a um tratamento com dieta tradicional, os planos com substitutos apresentam melhores resultados e menor desistência ao longo de um ano de acompanhamento.

Ele ressalta que, assim como reeducação alimentar, uso de medicamentos, atividade física regular e boa qualidade de vida, o uso desses shakes é mais uma das ferramentas científicas para auxiliar a combater a epidemia de obesidade.

— O médico nutrólogo, dentro das possibilidades, deve recomendar a melhor maneira para tratar cada paciente — observa.

Com informações de Bem-Estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário