
Substitutos de refeições devem ter registro na Anvisa, explica médico nutrólogo.
Alimentos substitutos parciais de refeições são grandes aliados do emagrecimento saudável. De acordo com o médico nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) Nataniel Viuniski, eles podem ser encontrados na forma de shakes, sopas e barras e são produtos nutricionalmente seguros, com calorias controladas e com conteúdo adequado de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais.
— Eles podem ser utilizados para substituir de uma a duas das três principais refeições do dia, sendo que essa terceira deve ser composta por alimentos tradicionais, coloridos e balanceados — explica o médico.
Segundo ele, para obter registro na Anvisa como substitutos parciais de refeição, esses produtos devem ter não menos que 200 e não mais que 400 kcal - no mínimo 25% e no máximo 50% do valor energético deve ser composto por proteínas e, no máximo, 30% de gordura. A quantidade de vitaminas e minerais deve representar um terço da recomendação do Codex Alimentarius, o código alimentar da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
— O registro na Anvisa oferece a segurança de que o produto está de acordo com as normas — alerta.
O controle de peso ocorre quando a pessoa deixa de ingerir uma refeição com calorias em excesso e passa a utilizar esses produtos com calorias reduzidas e desenhados por especialistas para oferecer uma boa nutrição e promover saciedade. Na abordagem de controle de peso com substitutos de refeição, o médico nutrólogo destaca a importância do indivíduo realizar lanches saudáveis nos intervalos das refeições.
— Esses lanches podem ser compostos por frutas, legumes, iogurtes, barras de proteína, de cereais ou até mesmo sopas — diz.
Segundo o especialista, o uso dos substitutos de refeição pode ser feito por adultos clinicamente saudáveis.
— Idosos, crianças, gestantes ou pessoas com complicações de saúde, como diabetes, câncer ou hipertensão, somente podem fazer uso com acompanhamento de médico — completa.
Dieta com substitutos pode ser mais eficaz que dieta tradicional
Para Viuniski, esse tipo de abordagem é bastante eficaz e deve ser mais uma das possibilidades que os profissionais da saúde possuem para tratamento de pessoas com excesso de peso.
— Existem estudos clínicos que demonstram que, quando comparados a um tratamento com dieta tradicional, os planos com substitutos apresentam melhores resultados e menor desistência ao longo de um ano de acompanhamento.
Ele ressalta que, assim como reeducação alimentar, uso de medicamentos, atividade física regular e boa qualidade de vida, o uso desses shakes é mais uma das ferramentas científicas para auxiliar a combater a epidemia de obesidade.
— O médico nutrólogo, dentro das possibilidades, deve recomendar a melhor maneira para tratar cada paciente — observa.
Com informações de Bem-Estar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário