domingo, 3 de abril de 2011

Além de dor nas costas, má postura também causa celulite

Má postura gera retenção de líquido e acúmulo de gordura na barriga.

O que as pessoas sabem sobre a má postura é que ela faz mal para a coluna. Contudo, especialistas dizem que os malefícios de seu desalinhamento vai muito além do que as tradicionais dores nas costas. Quando a posição das vértebras estão comprometidas, todo o resto se compromete. Com o desvio na coluna, a circulação do sangue diminui. Isso acaba provocando uma maior retenção de líquidos e, consequentemente, o aumento de gordura e o aparecimento da celulite na região. Além disso, é natural que haja um enfraquecimento da musculatura abdominal, projetando a barriga para frente. A projeção de gordura não acontece só na barriga. Nas costas, ela pode se depositar também na parte superior, abaixo da nuca, em forma de corcunda.

Esses problemas posturais podem vir de alterações predispostas ainda na infância, como o transporte de carga excessiva de material escolar em mochilas. Também podem estar relacionados a quedas, acidentes, obesidade e problemas congênitos, como escolioses, ou a atividades de vida diárias como a maneira de sentar, de deitar, dormir, carregar peso, dirigir, praticar atividade física, entre outros. Nas mulheres, os desconfortos na coluna são mais acentuados no período da gestação e menopausa. Na velhice, as quedas, a artrose e a osteoporose são as principais causas.

O fisioterapeuta Vidigal Afonso Gasparini, alerta que é necessário é fazer uma mudança corporal a partir de alterações nas atividades do dia a dia. Segundo ele, sem uma mudança, a saúde pode ser seriamente comprometida. — Após a reorganização postural, o paciente deve estabelecer uma rotina no seu dia-a-dia, percebendo e reeducando seus hábitos posturais nas atividades diárias — complementa.

Vidigal atenta que cada um deve realizar sua avaliação personalizada e criteriosa com um fisioterapeuta, que poderá propor um tratamento individual e específico, com o objetivo de acabar com a dor, mas também proporcionar um melhor equilíbrio e harmonia corporal como forma de prevenção. Quanto mais cedo forem corrigidas as posturas inadequadas, melhores serão os resultados obtidos.

Com informações da Maxpress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário