quinta-feira, 21 de abril de 2011

Novo espetáculo mostra fé e emoção em Pacatuba


Para a edição 2011 da Paixão de Cristo, a promessa é oferecer a melhor apresentação do espetáculo desde a sua criação, em 1974.

A cidade de Pacatuba, situada na Região Metropolitana de Fortaleza, é palco, há 37 anos, da maior encenação da Paixão de Cristo do Ceará. Realizado pela Fundação de Turismo e Cultura (Funtec), o espetáculo é um marco das encenações das últimas horas de Jesus Cristo.

Este ano, as apresentações ocorrerão hoje e amanhã às 19 horas, na Praça da Paixão, um espaço de 8 mil metros quadrados localizado sob o sopé da Serra da Aratanha.

A expectativa é de um público de 15 mil pessoas. Na produção, são mais de 300 profissionais. Destes, cerca de 200 são atores e figurantes, todos selecionados na própria comunidade. Detalhe: em 2008, a encenação passou a ser Ponto de Cultura do Estado, ganhando o repasse de R$ 180 mil em até três anos para a capacitação dos alunos.

A 37ª apresentação da Paixão de Cristo de Pacatuba promete ser a melhor já realizada no município. Quem garante é a presidente da Funtec, Marluce Rodrigues. "Estamos programando novas cenas e caprichando nos efeitos especiais. Nesta edição, a gente estreia mais duas passagens bíblicas: a tentação de Cristo no deserto e a passagem de João Batista e Salomé na festa de Herodes", diz Marluce.

No espetáculo, serão gastos aproximadamente R$ 200 mil. O valor já está no orçamento anual da Prefeitura. O objetivo é garantir a realização de uma iniciativa que partiu da comunidade, pois trata-se de uma manifestação de caráter endógeno. Além disso, a Paixão de Cristo fortalece o turismo na região.

Empregos

Apesar de não haver uma mensuração em números totais, a avaliação procede. Segundo dados da Funtec, pelo menos 200 empregos informais são gerados durante o evento. Os reflexos são percebidos no artesanato, no comércio de ambulantes, na venda de materiais religiosos, entre outros. Quanto ao comércio formal, idem, como comprova a proprietária de uma pousada local, Maria do Socorro Mota da Ponte, 61 anos. "Toda Paixão de Cristo é a mesma coisa: pousada lotada. As pessoas conhecem a região e voltam outras vezes", comenta.

Estátua

Ao dar destaque ao município, a Paixão de Cristo abre caminho para outras ações. Uma novidade este ano é uma estátua de mais de 15 metros em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, fortalecendo o caráter de turismo religioso. Por se tratar também de uma localidade serrana próxima à capital, ter vertente cultural e ser palco de esportes radicais, o município criou uma programação anual que conta com festivais de literatura e gastronomia, hip hop, voo livre e uma série de outras atividades, sempre com a participação da comunidade. Em maio, haverá a III edição do Festival de Literatura e Gastronomia - Saberes e Sabores. A principal atração será o escritor Ariano Suassuna.

História

A Paixão de Cristo de Pacatuba teve origem em 1974, nas ruas da cidade, quando a população local acompanhava o pároco na celebração das Doze Estações, simbolizadas através de quadros colocados nas residências. De lá para cá, com o apoio da Funtec e a coordenação da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Ossip) Serra da Paixão, a peça ganhou ares de superprodução. "Hoje, está tudo mais fácil. Mas, no início, há 37 anos, era complicado", diz o diretor da peça, Antony Fernandes, 74 anos.

Segundo Antony, as ideias para a montagem partiam da análise de fotografias e filmes. Para o capacete dos soldados romanos, por exemplo, eram utilizados, à época, baldes de lixo devidamente adaptados e cobertos com esponja. "Mas, tinha aquela pluma que ficava em cima. Para sustentar, eu comprava saltos de sapatos Luís XV", comenta o diretor.

A recompensa do esforço vem da receptividade do público. "A plateia grita, aplaude. A gente vai acompanhando e todos choram com as cenas. Até os soldados romanos, que não podem chorar, se seguram para não fazer feio", comenta Elizete Maria Maia de Freitas, 66 anos, esposa do diretor e há mais de 20 anos atuando como a personagem Marta.

Para a pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Maryvone Moura, a representação simbólica da Paixão de Cristo remete a uma afirmação coletiva. "As imagens, os ritos, a teatralização de passagens bíblicas, as orações e a devoção são exemplos de elementos que compõem estratégias que se articulam com a noção de permanência dos envolvidos com os festejos", conclui Moura.

MAIS INFORMAÇÕES

Paixão de Cristo de Pacatuba
Dias: 21 e 22 deste mês, às 19 horas
Funtec: (85) 3345.2317
http://www.pacatuba.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário