terça-feira, 12 de abril de 2011

Pesquisa revela que prática de ioga reduz ansiedade e ritmo cardíaco


Praticantes também melhoram a vitalidade e a saúde mental.

A notícia é boa para quem gosta de ioga: além de concentrar a mente e o corpo, especialista garante que a prática promove a diminuição da ansiedade e do ritmo cardíaco.

O estudo foi publicado nos Estados Unidos em conferência de cardiologia e sugere que aqueles que praticam ioga três vezes por semana reduzem a depressão e a ansiedade, ao mesmo tempo em que aumentam o bem-estar social e mental.

Cerca de 49 pacientes foram analisados pela equipe de Dhanunjaya Lakkireddy, professor associado de Medicina da Universidade de Kansas. Os entrevistados sofriam de fibrilação atrial, uma afecção de ritmo cardíaco irregular que acontece quando os sinais elétricos naturais do coração disparam de maneira desorganizada, provocando agitação dos batimentos cardíacos.

Nos três primeiros meses do estudo, os pacientes seguiram suas rotinas de exercícios habituais. Após esse prazo foram submetidos a três sessões de ioga por semana com um instrutor. De acordo com as análises, houve redução dos episódios de ritmo cardíaco irregular em quase metade dos pacientes. Além da melhora na função física, vitalidade, funcionamento social e saúde mental.

— As doenças cardíacas afetam grande parte da população mundial, portanto atividades que previnem estas doenças devem ser estimuladas — destaca o enfermeiro Alisson Daniel.

Segundo a psicóloga Denise Marcon, é sempre recomendada a pacientes depressivos e ansiosos que fazem algum tipo de prática que ajude a reduzir o impacto dos sintomas em sua vida diária.

— O estudo mostra que a ioga pode ser uma prática que agrega novos resultados ao prognóstico destes pacientes — diz ela.

Com informações do Portal Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário