quarta-feira, 27 de abril de 2011

Música para viver melhor

Estudar música pode trazer benefícios para o aprendizado e estimular relações sociais.

Estudos realizados por três educadores relacionados com o projeto "Futuro da Música" na Inglaterra, entre 1972 e 1992, revelaram que a educação musical melhora o aprendizado de leitura, de idiomas e o rendimento acadêmico em geral. Esses estudos concluíram também que ela aumenta a criatividade, desenvolve a capacidade motora e melhora a autoestima. Para Célio Ramos, diretor de Marketing da Escola de Música e Tecnologia, maior escola do segmento do país, a música faz muito mais do que isso.

— Além de tudo isso, a música ajuda as pessoas a se inserirem socialmente, fazer amigos e arrisco comentar que a vida pode ser dividida em duas etapas: antes e depois que a pessoa coloca música em sua vida — comenta.

Hoje em dia, existem várias opções para quem procura estabelecer essa relação. O setor vive um grande momento impulsionado pelo aquecimento da economia e pela recente legislação que obriga escolas a disponibilizarem em seus currículos o ensino da música.

— Algumas pessoas demonstram ter percepção e sensibilidade acima das outras desde pequenas. Esses atributos encaminham essas pessoas às funções relacionadas com arte e uma delas é a música. Portanto, não há grandes desafios, é algo natural — diz Ramos.

A música não impõe obstáculos a quem quer aprender a cantar ou dominar um instrumento. Trata-se de uma atividade eclética, aberta a todos, com qualquer idade, nível cultural ou social. O único requisito indispensável é a dedicação: separar algum tempo disponível.

— Nosso tempo é administrável em função das prioridades que estabelecemos, assim, se a prioridade é aprender música, certamente o interessado irá transpor as dificuldades e obstáculos e encontrar tempo. É bom ressaltar que, como qualquer outra atividade, quanto mais tempo se dedicar a ela, mais terá domínio — conclui.

Com informações de Bem-Estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário