terça-feira, 26 de abril de 2011

Alimentação adequada e algumas dicas simples podem evitar a flatulência


Problema pode acontecer com qualquer um independente da idade.

Alimentos como pão branco, feijão, batata, repolho, ovos, couve-flor, milho, cebola, brócolis e refrigerantes são prejudiciais por causar flatulências nos intestinos devido à fermentação dos alimentos. Independente do estilo de vida e também dos hábitos alimentares, esse problema pode acontecer com qualquer um e em qualquer idade.

O acúmulo de gases provoca distensão e dores abdominais, que pode levar o indivíduo a problemas de sociabilidade e desconforto. A prisão de ventre, colite e má digestão são algumas das doenças do trato gastrointestinal o que acaba por propiciar maior produção de gases. No entanto, vale ressaltar que o sedentarismo e a ansiedade chegam a agravar ainda mais o quadro.

Uma boa saída para a flatulência é tomar alguns cuidados, ingerindo alimentos ricos em fibras, como pão e torradas integrais, aveia, granola, linhaça e frutas e verduras; beber bastante água, além de fazer exercícios físicos, que estimula o funcionamento intestinal e reduz o estresse.

— Ao ingerir alimentos ricos em fibras é fundamental que a ingestão de água seja de pelo menos dois litros ao dia para evitar a prisão de ventre e formação de gases devido ao consumo das fibras. Esses cuidados são essenciais para evitar o desconforto intestinal — explica a nutricionista Ana Paula Leão Rossi.

É importante lembrar que o ser humano chega a eliminar aproximadamente 1,5 litros de gases diariamente e que o enxofre é o grande vilão da situação, mesmo ocupando apenas 1% da composição de gases, ele é o principal responsável pelo cheiro ruim dos flatos.

Com informações do Portal Educação.
Foto: Genaro Joner/Agência RBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário