terça-feira, 3 de setembro de 2013

O poder dos chás


A natureza nos proporciona muitos elementos que podem nos ajudar a melhorar a nossa saúde e bem-estar. Os chás, por exemplo, têm muitas propriedades positivas. Eles podem acelerar o metabolismo corporal, desintoxicar o organismo, acalmar e amenizar desconfortos abdominais, entre muitas outras vantagens.

Os poderes de algumas ervas:

Canela: a canela tem o poder de acelerar o metabolismo e melhorar no funcionamento da insulina. Pode ajudar a diminuir cólicas leves e gases, além de dar uma sensação de plenitude gástrica.

Cavalinha: a erva ajuda a eliminar os líquidos retidos e, consequentemente, diminui os inchaços. Também é rica em minerais, especialmente o silício, que contribui para a saúde da pele.

Erva-cidreira: além de amenizar as cólicas abdominais e gases, a erva-cidreira tem o poder de relaxar o sistema nervoso, favorecer o sono e diminuir a ansiedade.

Hibisco: o chá da flor do hibisco é conhecido por sua ação antioxidante, que previne o envelhecimento das células, além de ser diurético e melhorar a circulação sanguínea.

Hortelã: ideal para diminuir os desconfortos gástricos. A erva é digestiva e estimulante. Ainda pode atenuar dores de cabeça e diminuir a ansiedade.

Alecrim: além de ser um poderoso cicatrizante, também tem função digestiva e auxilia no tratamento de gastrites.

Alho: com efeito anti-inflamatório, o alho ajuda a diminuir a taxa de colesterol e age contra tosses e resfriados em geral.

Boldo do chile: uma poderosa erva para auxiliar no processo digestivo e trazer conforto para aqueles que sofrem com a azia e a gastrite.

Camomila: além do seu conhecido efeito calmante, a camomila aumenta a atividade antibacteriana e suaviza cólicas através da diminuição dos espasmos musculares. É indicada para gestantes e mulheres que estão amamentando, pois evita as cólicas dos bebês.

A melhor maneira de preparar seus chás
Na hora de preparar seu chá, é importante prestar atenção nas dicas a seguir, pois feito de outras maneiras eles podem perder as propriedades que existem nas ervas.

Existem dois tipos de ervas: as moles e as duras. Cada uma tem uma forma específica de ser preparada. 

As ervas moles, que são as mais macias, devem ser preparadas através da infusão, e as ervas duras como a cavalinha, que são mais enrijecidas, é melhor preparar por decocção. Para os dois métodos, a proporção deve ser de 1 colher de sopa da erva, flor ou fruta fresca ou desidratada para cada litro de água.

Na infusão, a água deve ser fervida até atingir o ponto de ebulição. Em seguida, desligue o fogo, acrescente as ervas e deixa a preparação descansar por alguns minutos. Quanto mais tempo a bebida ficar descansando, mais forte ficará o seu sabor. 

Na decocção, espere até que a água alcance seu ponto de ebulição, acrescente as ervas e tampe o recipiente. Abaixe o fogo e mantenha assim por cerca de 5 minutos.

Depois de coados, a melhor maneira de guardar os chás é em garrafas de vidro, podem ser guardados tranquilamente na geladeira. 

Na hora de escolher as folhas, opte pelas desidratadas ou frescas, pois, aquelas que vendem nos supermercados nos saquinhos vêm adicionadas de antifúngico, para que aumentem a sua validade.

Fale com seu médico e peça para incluir o chá mais apropriado à sua dieta e quais os melhores horários para tomar, assim você pode aproveitar da melhor maneira todas as vantagens que a natureza te oferece.

Com informações do site Toda Ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário