sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Os benefícios de consumir alimentos orgânicos



Todo ano, a Anvisa divulga listas de alimentos que tem um alto grau de contaminação por agrotóxicos. Esses alimentos contaminados podem causar doenças, como câncer, problemas neurológicos e hormonais. A opção para quem não quer consumir esses alimentos são os alimentos orgânicos, mas existem algumas dicas para escolher e manusear os alimentos orgânicos.

Como escolher o orgânico
Prefira sempre vegetais da estação, mais resistentes a pragas e, portanto, menos expostos a agrotóxicos. No verão, por exemplo, consuma berinjela, pepino, abobrinha, batata-doce e mandioca. No inverno, compre alface, rúcula, agrião, beterraba, cenoura, tomate e maçã.

Como limpar
Deixe as frutas, legumes ou verduras de molho em um litro de água com uma colher de sopa de água oxigenada 10 volumes, por 30 minutos. A água oxigenada limpa os alimentos sem fazer mal à saúde.

Beleza e sabor acentuados
Você já ouviu dizer que alimento orgânico tem um aspecto mais feio, mas isso não é necessariamente verdade. Por não absorver água em excesso e pelo respeito ao ciclo de crescimento de cada cultura, vegetais orgânicos têm beleza e gosto acentuados.

Como comprar
Veja no rótulo se o produto tem marca e se a empresa está registrada no Ministério da Agricultura. Confira também se possui selo fornecido por certificadoras idôneas de alimentos orgânicos, como IBB, Ecocert, OIA e IMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário