sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Alimentação no carnaval




Se você gosta de brincar em vários blocos, desfila e ainda tem folêgo para acompanhar o trio elétrico até na quarta feira de cinzas, você vai precisar de muita energia. Para isso é importante consumir alimentos ricos em carboidratos, como por exemplo: pães e torradas integrais, macarrão integral e barras de cereais.


É fundamental evitar alimentos muito gordurosos, tais como salgadinhos fritos que prejudicam a digestão e podem provocar sono. Uma refeição equilibrada com carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis e vitaminas (presentes principalmente nas frutas, legumes e verduras).


A hidratação adequada é outro item indispensável antes, durante e após a folia do carnaval. Aconselha-se ingerir pelo menos 2 litros de água por dia. Se você consumir bebida alcoólica como, por exemplo, cerveja, tenha uma atenção especial para repor o líquido perdido, pois você elimina também vitaminas e sais minerais. Essa perda excessiva pode ser a causa daquela famosa ressaca, conseqüência da perda de nutrientes. Uma dica bem legal se você for beber é intercalar a bebida alcoólica com água potável e refeições bem leves.


Para ajudar a recuperar suas energias e também na hidratação é recomendado fazer pelo menos 6 refeições por dia. Entre o café-da-manhã, almoço e jantar, faça lanches bem saudáveis dando preferência aos sucos, frutas e água de côco. Os menos calóricos são de melancia, maracujá e limão.


No café-da-manhã procure consumir pequenas porções de cereais integrais, pães integrais ou com fibras, leite desnatado (opções: iogurte, requeijão e queijo minas light). No almoço e jantar procure consumir peixe ou frango (sem pele) grelhado, verduras e legumes também em pequenas porções. Não se esqueça de incluir uma fruta como sobremesa, como salada de fruta.


Antes de sair para a folia faça uma pequena refeição saudável e evite os alimentos muitos gordurosos (retardam o esvaziamento gástrico e dificultam a digestão), biscoitos recheados, chocolates, queijos amarelos, pastas à base de maionese, refrigerantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário