quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Aprenda a ser paciente




Ser capaz de contar até dez antes de explodir é quase um sonho. Virar uma criatura elevada, com capacidade extrema de manter-se tolerante, é difícil mesmo. Mas é preciso se esforçar para chegar lá e não depende de outras pessoas e que deixam seu corpo saudável.

Ser paciente mantém o corpo em equilíbrio, impaciência faz um mal danado. "Quando impacientes, as pessoas tendem a tomar atitudes agressivas. A raiva libera cortisol, que, em níveis elevados, é tóxico para o organismo", explica a psicóloga, Samia Simurro.

O que faz alguém perder o eixo é, quase sempre, uma situação que, vista em retrospecto, poderia ser facilmente contornada.Depois da irritação, é quase certo que virá uma ressaca moral. Em defesa dos esquentadinhos, no entanto, está a evidência de que um perrengue localizado nada mais é do que uma gota d'água, um momento de impaciência depois de muitos outros que foram garbosamente driblados.


A chave é se programar previamente para situações que têm chance de nos fazer estourar. "O congestionamento, aquela ligação para o call center, as situações do trabalho são potenciais momentos de pressão, mas é preciso estar preparado e lembrar que perder a paciência só gera mais insatisfação.
A repercussão disso é só estresse. E raramente as pessoas conseguem resolver algum problema quando estão com altas doses de tensão ", afirma a psicóloga.

A paciência tem de ser lapidada. Contar até dez, respirar ou mesmo cantar em voz alta são estratégias
que podem surtir efeito, mas as artimanhas que funcionam são pessoais. Tomando emprestada a filosofia do mestre Gentileza (aquela que diz que gentileza gera gentileza), paciência também gera paciência. Quanto mais equilibrado está o corpo humano, maior é sua capacidade de dominar situações estressantes.

No trabalho, paciência também tem a ver com produtividade e criatividade. Pessoas mais pacientes tendem a ter bons relacionamentos e a manter um ambiente sem hostilidade.

Com informações do M de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário