sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Entenda como a mastigação é importante para a saúde




A mastigação é importante para a nossa alimentação, pois o processo digestivo já começa na boca. O nutricionista Roberto Bento diz que existem quatro regras sagradas na mastigação e que fazê-la corretamente é essencial para a manutenção do corpo.

Para começar, ponha pequenas quantidades de alimento por vez e coma o mais lentamente possível, pois assim satisfaz seu organismo na medida certa e sem sobrecarregar a digestão.

De um lado e de outro

Mastigue revezando os lados. Mastigar apenas de um lado é um dos mais errados, pois sobrecarrega metade da articulação. Evite também mastigar só abrindo e fechando a boca, sem movimentos horizontais.

Gastrite e dor nas costas

Segundo Bento, "Bebês que não mamam no peito e só comem alimentos pastosos têm chances de não aprender a respirar pelo nariz. Por isso, quando adultos, para respirar e comer ao mesmo tempo mastigam apenas de um lado. "Ao engolir mais ar, o estômago produz mais ácido clorídrico e surgem gastrites e úlceras", analisa. Outras consequências do hábito são dores nas costas, nos ombros e o entortamento da coluna.

Sistema estomatognático

Esse nome esquisito se refere à estrutura que envolve lábios, dentes, língua, articulações, veias, nervos e músculos da boca, nariz, amígdalas e até coluna vertebral. Com tantos pontos interligados, qualquer desregulagem nesse mecanismo pode provocar problemas de saúde. Se você tem dúvidas se está matisgando certo ou não, faça o autoexame ao lado ou procure o seu dentista.

Autoexame da mastigação

Para avaliar se existe algum problema em seu sistema estomatognático, fique na frente de um espelho e observe atentamente:

· Se um ombro é mais alto do que o outro.
· Se, ao sorrir, o meio dos dentes de cima não está alinhado com o meio da arcada de baixo.

Caso haja as duas alterações, procure um especialista.

Com informações do blog M de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário