quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Bolo de Caneca

Ingredientes

1 ovo pequeno

3 colheres (sopa) de óleo
6 colheres (sopa) de leite
4 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó
1 colher (chá) de manteiga
Granulado colorido a gosto


Modo de preparo


Coloque o ovo na caneca e bata com um garfo. Adicione o óleo, o açúcar, 4 colheres (sopa) de leite e 2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó e mexa. Coloque a farinha de trigo e o fermento, aos poucos, na massa. Em seguida, leve ao micro-ondas durante 3 minutos na potência máxima. Prepare a cobertura: junte 2 colheres (sopa) de leite, a margarina e 1 colher (sopa) rasa de chocolate e ponha no micro-ondas por 30 segundos, também na potência máxima. Despeje no bolo ainda quente e polvilhe o granulado.

Dica: para saber qual a caneca ideal, separe uma com capacidade de 300 ml. Se for menor do que isso, você corre o risco de ver os ingredientes vazarem do recipiente. Use apenas canecas de materiais apropriados para micro-ondas.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Cidades com boas práticas ambientais serão premiadas

Os municípios com experiências bem sucedidas em sustentabilidade ambiental urbana podem participar do processo de seleção promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que vai premiar boas práticas ambientais nas cidades.


Serão oito temas e os interessados podem inscrever projetos arquitetônicos, urbanísticos, paisagísticos, de infraestrutura ou de recuperação de áreas degradadas; bem como de serviços públicos relacionados à gestão de resíduos sólidos e drenagem urbana; além de programas de fiscalização integrada de áreas protegidas; criação de conselhos, comitês de bacias, consórcios públicos, entre outras iniciativas, limitando-se a oito experiências por município. Veja os detalhes no edital.

Os interessados devem fazer a pré-inscrição por meio de formulário eletrônico disponível no site do MMA e protocolar a inscrição na Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério até o dia 16 de março, às 17 horas. Todas as experiências habilitadas participarão do processo seletivo para a premiação.

Serão escolhidas três experiências por tema e a premiação será durante o 1º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, dia 29 de março, em Brasília, onde as iniciativas serão expostas.

As boas práticas selecionadas serão publicadas pelo Ministério e expostas em eventos de grande divulgação pública, como a Semana do Meio Ambiente e a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada em junho, no Rio de Janeiro.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Exercícios de força reduzem risco para hipertensos

Portadores de hipertensão que realizaram treinamento de força (musculação) conseguiram reduzir a pressão arterial a níveis semelhantes aos obtidos por meio de medicamentos, revela pesquisa com a participação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

O estudo comprova que o treino de força é seguro para os hipertensos, desde que com acompanhamento médico e de profissionais de atividade física. O trabalho também mostrou que a redução da pressão permanece por até quatro semanas após a interrupção do treinamento.

Durante seis semanas antes do início do treinamento, com supervisão médica, os medicamentos foram gradativamente retirados.

“Os pacientes eram examinados periodicamente e não tinham nenhuma outra doença crônica, como diabetes”, aponta o professor responsável pelo estudo.

Os exercícios foram realizados durante 12 semanas, trabalhando sete grupos musculares três vezes por semana, em dias não consecutivos.Apesar do treino ser o mesmo que é voltado para iniciantes, os participantes realizavam musculação convencional, ou seja, três séries em cada aparelho com carga moderada, e não em circuito, mudando de aparelho a cada série, com carga baixa.

Com o treinamento, a média de pressão dos pacientes, que era de 153 milímetros (sistólica, associada ao bombeamento de sangue pelo coração) e 96 milímetros (diastólica), caiu para 137 milímetros (sistólica) e 84 milímetos (diastólica).

A pesquisa também mostrou que os participantes tiveram aumento da força física e da flexibilidade.“Há uma tendência de que a pressão aumente conforme a idade, numa fase em que as pessoas tem mais dificuldade para se movimentar e menos força para executar até tarefas simples”, afirma o professor.

“Antes se acreditava que a musculação poderia ser perigosa para os hipertensos pelo risco de problemas cardíacos, mas hoje as pesquisas mostram seu potencial na redução de problemas cardiovasculares”.

O professor recomenda que as pessoas interessadas em fazer treinamento de força procurem orientação de médicos e profissionais de atividade física.“O ideal é fazer mais de um tipo de exercício, realizando também atividades aeróbias, que já tem efeito comprovado no controle da pressão arterial, além de outros benefícios”, conclui.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Os benefícios de consumir alimentos orgânicos



Todo ano, a Anvisa divulga listas de alimentos que tem um alto grau de contaminação por agrotóxicos. Esses alimentos contaminados podem causar doenças, como câncer, problemas neurológicos e hormonais. A opção para quem não quer consumir esses alimentos são os alimentos orgânicos, mas existem algumas dicas para escolher e manusear os alimentos orgânicos.

Como escolher o orgânico
Prefira sempre vegetais da estação, mais resistentes a pragas e, portanto, menos expostos a agrotóxicos. No verão, por exemplo, consuma berinjela, pepino, abobrinha, batata-doce e mandioca. No inverno, compre alface, rúcula, agrião, beterraba, cenoura, tomate e maçã.

Como limpar
Deixe as frutas, legumes ou verduras de molho em um litro de água com uma colher de sopa de água oxigenada 10 volumes, por 30 minutos. A água oxigenada limpa os alimentos sem fazer mal à saúde.

Beleza e sabor acentuados
Você já ouviu dizer que alimento orgânico tem um aspecto mais feio, mas isso não é necessariamente verdade. Por não absorver água em excesso e pelo respeito ao ciclo de crescimento de cada cultura, vegetais orgânicos têm beleza e gosto acentuados.

Como comprar
Veja no rótulo se o produto tem marca e se a empresa está registrada no Ministério da Agricultura. Confira também se possui selo fornecido por certificadoras idôneas de alimentos orgânicos, como IBB, Ecocert, OIA e IMO.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Aprenda a ser paciente




Ser capaz de contar até dez antes de explodir é quase um sonho. Virar uma criatura elevada, com capacidade extrema de manter-se tolerante, é difícil mesmo. Mas é preciso se esforçar para chegar lá e não depende de outras pessoas e que deixam seu corpo saudável.

Ser paciente mantém o corpo em equilíbrio, impaciência faz um mal danado. "Quando impacientes, as pessoas tendem a tomar atitudes agressivas. A raiva libera cortisol, que, em níveis elevados, é tóxico para o organismo", explica a psicóloga, Samia Simurro.

O que faz alguém perder o eixo é, quase sempre, uma situação que, vista em retrospecto, poderia ser facilmente contornada.Depois da irritação, é quase certo que virá uma ressaca moral. Em defesa dos esquentadinhos, no entanto, está a evidência de que um perrengue localizado nada mais é do que uma gota d'água, um momento de impaciência depois de muitos outros que foram garbosamente driblados.


A chave é se programar previamente para situações que têm chance de nos fazer estourar. "O congestionamento, aquela ligação para o call center, as situações do trabalho são potenciais momentos de pressão, mas é preciso estar preparado e lembrar que perder a paciência só gera mais insatisfação.
A repercussão disso é só estresse. E raramente as pessoas conseguem resolver algum problema quando estão com altas doses de tensão ", afirma a psicóloga.

A paciência tem de ser lapidada. Contar até dez, respirar ou mesmo cantar em voz alta são estratégias
que podem surtir efeito, mas as artimanhas que funcionam são pessoais. Tomando emprestada a filosofia do mestre Gentileza (aquela que diz que gentileza gera gentileza), paciência também gera paciência. Quanto mais equilibrado está o corpo humano, maior é sua capacidade de dominar situações estressantes.

No trabalho, paciência também tem a ver com produtividade e criatividade. Pessoas mais pacientes tendem a ter bons relacionamentos e a manter um ambiente sem hostilidade.

Com informações do M de Mulher

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Caldo Verde


Para repor as energias que você gastou no carnaval, que tal um caldinho leve??


Ingredientes

1 litro(s) de água
3 batatas grandes
1 cebola
2 folha(s) de couve cortadas em tirinhas bem finas
sal a gosto

Modo de preparo

Descasque as batatas e a cebola e coloque-as para cozinhar
em uma panela com um litro de água. Adicione sal a gosto.
Depois de cozidas, bata as batatas e a cebola junto com a
água em um liquidificador até virar um caldo.
Coloque em um prato, espalhe um pouco da couve picada por cima e sirva.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Alimentação no carnaval




Se você gosta de brincar em vários blocos, desfila e ainda tem folêgo para acompanhar o trio elétrico até na quarta feira de cinzas, você vai precisar de muita energia. Para isso é importante consumir alimentos ricos em carboidratos, como por exemplo: pães e torradas integrais, macarrão integral e barras de cereais.


É fundamental evitar alimentos muito gordurosos, tais como salgadinhos fritos que prejudicam a digestão e podem provocar sono. Uma refeição equilibrada com carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis e vitaminas (presentes principalmente nas frutas, legumes e verduras).


A hidratação adequada é outro item indispensável antes, durante e após a folia do carnaval. Aconselha-se ingerir pelo menos 2 litros de água por dia. Se você consumir bebida alcoólica como, por exemplo, cerveja, tenha uma atenção especial para repor o líquido perdido, pois você elimina também vitaminas e sais minerais. Essa perda excessiva pode ser a causa daquela famosa ressaca, conseqüência da perda de nutrientes. Uma dica bem legal se você for beber é intercalar a bebida alcoólica com água potável e refeições bem leves.


Para ajudar a recuperar suas energias e também na hidratação é recomendado fazer pelo menos 6 refeições por dia. Entre o café-da-manhã, almoço e jantar, faça lanches bem saudáveis dando preferência aos sucos, frutas e água de côco. Os menos calóricos são de melancia, maracujá e limão.


No café-da-manhã procure consumir pequenas porções de cereais integrais, pães integrais ou com fibras, leite desnatado (opções: iogurte, requeijão e queijo minas light). No almoço e jantar procure consumir peixe ou frango (sem pele) grelhado, verduras e legumes também em pequenas porções. Não se esqueça de incluir uma fruta como sobremesa, como salada de fruta.


Antes de sair para a folia faça uma pequena refeição saudável e evite os alimentos muitos gordurosos (retardam o esvaziamento gástrico e dificultam a digestão), biscoitos recheados, chocolates, queijos amarelos, pastas à base de maionese, refrigerantes.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Dançaterapia para relaxar do estresse do trabalho


O objetivo dessa prática é ajudar a promover o conhecimento do próprio corpo, a prevenção de lesões no trabalho e aliviar a tensão típica de quem trabalha em uma corporação. Quem participa é convidado a mexer o corpo, em movimentos coreografados para aliviar o estresse.

As técnicas foram idealizadas pela bailarina argentina María Fux há mais de 30 anos. Antes, ficavam restritas aos estúdios e profissionais da dança, além de terapeutas interessados em novas abordagens pedagógicas. Depois a prática foi adaptada às pessoas com dificuldades sensoriais, como cegos, surdos, portadores de deficiências físicas ou modalidade reduzida. Até que chegaram ao mercado de trabalho.

“A dançaterapia é aplicada no ambiente corporativo com resultados positivos”, afirma Mirian Loverro, diretora do Centro Brasileiro de Dançaterapia. “O trabalho é desenvolvido em grupos e com acompanhamento individual. Ele auxilia no gerenciamento do estresse, minimização de dores corporais e estimula a autoconsciência e a intuição. Trabalha, ainda, a autoestima e a integração das pessoas”, diz Mirian, que já teve como clientes empresas multinacionais, supermercados, departamentos de telemarketing e áreas de recursos humanos.

Os movimentos que compõem a dançaterapia mexem o corpo de forma lenta, geralmente ao som de músicas instrumentais. Os praticantes, orientados pelos terapeutas, tateiam objetos de olhos ou ouvidos tapados para aguçar os sentidos. Em alguns momentos, há repetição de sílabas e vogais em voz alta.

As práticas, de duração média de 50 minutos, são compostas ainda por simulação de brincadeiras infantis e outras vivências, como caminhar na areia, reencontrar um velho amigo, passear na floresta.

Apesar de existir sugestão de movimentos por parte do dançaterapeuta, não existe coreografia e nem é preciso saber dançar para praticar. Os movimentos são livres, não há certo ou errado, e até é melhor que não se tenha conhecimento da dança.

Atrelado à prática – um pouco parecida com as ginásticas laborais – são ensinadas técnicas de respiração e postura. Os movimentos ajudam ainda flexibilidade e no alívio das dores.

A terapeuta Miriam Loverro elenca outros benefícios da prática. “Ela melhora a capacidade cardiorespiratória, ajuda na concentração e na memória”, diz. Como os movimentos liberam endorfina, o hormônio do bem-estar, eles ainda acalmam e são uma espécie de “analgésico natural”, como define a fisioterapeuta da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, Mariana Schamas.


Com informações do IG

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Sanduiche Natural de atum



Uma receita fácil de fazer e bem saudável pra quem vai cair na folia nesse carnaval.

Tão prática que você pode levar pra avenida!


Ingredientes

2 fatias de pão de forma

150 g de pasta de atum

3 fatias de tomate

1 ½ xícara (chá) de agrião


*Para a pasta de atum

450 g de atum em lata

270 g de ricota

150 g de cream cheese

30 folhas de manjericão


Modo de Preparo

Aqueça o pão no forno. Passe a pasta de atum nas duas metades do pão, coloque o tomate e o agrião. Corte em dois triângulos.


Para a pasta de atum
Corte o manjericão pequeno e bata com o cream cheese e a ricota no processador por aproximadamente um minuto. Adicione o atum e bata ate misturar bem todos os ingredientes


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Troque o carro pela bicicleta


O cenário atual das grandes cidades brasileiras, com poluição e congestionamentos está modificando os hábitos e a qualidade de vida da população. Exemplo disso é que nos últimos anos as bicicletas para uso urbano vêm ocupando cada vez mais espaço. Infelizmente a área dedicada às bicicletas nas grandes cidades brasileiras ainda é inexpressiva.

Além dos poucos quilômetros de ciclovias, o perigo e o desrespeito com o ciclista são empecilhos para que a modalidade se desenvolva integralmente. "Muita gente ainda não se conscientizou de que a bicicleta é um veículo de propulsão humana e tem seu direito assegurado por lei nas vias públicas", afirma Sérgio Augusto Affonso, fundador do grupo Clube dos Amigos da Bike, de São Paulo, fundado em 1977. Ele ainda lembra que muitos ciclistas acabam trafegando pelas calçadas por terem medo de encarar as ruas e as avenidas, justamente pela falta de respeito com quem anda sobre duas rodas.

Felizmente, algumas iniciativas pontuais têm surgido no sentido de facilitar a vida dos ciclistas. Em muitas cidades está em ação um plano de mobilidade urbana, que inclui ciclovias, mas ainda é pouco para a demanda crescente por esse tipo de locomoção.

Mais do que uma tendência ou hábito, trocar o carro por bike tem conquistado cada vez mais os brasileiros, mas já faz parte das políticas públicas em alguns países europeus. "Essas ações buscam solucionar problemas de mobilidade, promover a saúde da população e sanar as doenças das cidades dependentes de carro, como poluição, congestionamento e estresse", diz Renata Falzoni. Em Berlim, a cidade mais populosa da Alemanha, existem 775 quilômetros de ciclovias, quase 21 vezes mais que São Paulo, cuja população é três vezes maior. Em média, são 6 mil bicicletas disponíveis em estacionamentos espalhados pelas ruas de 60 cidades alemãs.

Paris também atraiu os olhares do mundo todo quando a prefeitura implantou o sistema de aluguel de bicicletas chamado Vélib', em 2007. Qualquer pessoa pode pegar emprestada uma das 20 mil disponíveis, sendo os 30 primeiros minutos sem custo. Na capital da Dinamarca, Copenhague, o uso de bicicletas no trânsito corresponde a quase 40% do tráfego. Para incentivar essa prática, foram criados estacionamentos, pontes exclusivas e vagões especiais no metrô. A cidade de Amsterdã, na Holanda, também tem a mesma cultura - as bikes são responsáveis por cerca de 40% do transporte urbano.

Com informações do M de Mulher

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Curta o carnaval com bem-estar

Carnaval é a época do ano para brincar e se divertir, mas muitas pessoas exageram na dose e acaba sofrendo consequências. Para ser um folião você não precisa ter um preparo físico de atleta, mas é recomendado seguir alguns cuidados para que a alegria lhe acompanhe até o final do feriado.

Como a temperatura nessa época é bastante alta, existe um maior gasto energético e o corpo perde mais água e sais minerais pelo suor. A dica é sempre levar uma garrafinha de água, beber sucos naturais, água de coco, isotônicos, pois eles são ótimos para repor o líquido perdido. Essa dica é muito importante para quem vai beber, já que o melhor é intercalar a ingestão de álcool com água para que não venha se desidratar e para evitar a ressaca no dia seguinte.

Também é preciso ter muito cuidado na alimentação. A dica é caprichar no café da manhã. Quando se faz uma refeição bem equilibrada e nutritiva, com proteínas e carboidratos antes da folia você garante energia para o dia e evitar as consequências da ingestão de álcool.


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Entenda como a mastigação é importante para a saúde




A mastigação é importante para a nossa alimentação, pois o processo digestivo já começa na boca. O nutricionista Roberto Bento diz que existem quatro regras sagradas na mastigação e que fazê-la corretamente é essencial para a manutenção do corpo.

Para começar, ponha pequenas quantidades de alimento por vez e coma o mais lentamente possível, pois assim satisfaz seu organismo na medida certa e sem sobrecarregar a digestão.

De um lado e de outro

Mastigue revezando os lados. Mastigar apenas de um lado é um dos mais errados, pois sobrecarrega metade da articulação. Evite também mastigar só abrindo e fechando a boca, sem movimentos horizontais.

Gastrite e dor nas costas

Segundo Bento, "Bebês que não mamam no peito e só comem alimentos pastosos têm chances de não aprender a respirar pelo nariz. Por isso, quando adultos, para respirar e comer ao mesmo tempo mastigam apenas de um lado. "Ao engolir mais ar, o estômago produz mais ácido clorídrico e surgem gastrites e úlceras", analisa. Outras consequências do hábito são dores nas costas, nos ombros e o entortamento da coluna.

Sistema estomatognático

Esse nome esquisito se refere à estrutura que envolve lábios, dentes, língua, articulações, veias, nervos e músculos da boca, nariz, amígdalas e até coluna vertebral. Com tantos pontos interligados, qualquer desregulagem nesse mecanismo pode provocar problemas de saúde. Se você tem dúvidas se está matisgando certo ou não, faça o autoexame ao lado ou procure o seu dentista.

Autoexame da mastigação

Para avaliar se existe algum problema em seu sistema estomatognático, fique na frente de um espelho e observe atentamente:

· Se um ombro é mais alto do que o outro.
· Se, ao sorrir, o meio dos dentes de cima não está alinhado com o meio da arcada de baixo.

Caso haja as duas alterações, procure um especialista.

Com informações do blog M de Mulher