quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Estudo revela que exercício físico recicla as células


Cientistas descobriram mais uma forma como a atividade física pode fazer bem à saúde. Segundo pesquisa publicada online pela revista científica Nature, exercícios induzem a "autofagia".

Na autofagia, a célula elimina organelas velhas e se alimenta desse material que ela mesmo expeliu. Em outras palavras, é um processo de reciclagem das células, que permite que elas se adaptem às mudanças nas demandas energéticas e nutricionais do corpo.

Essa reciclagem previne contra o desenvolvimento da resistência à insulina, que tem como principal consequência a diabetes tipo 2. Em outros estudos, já se mostrou também que o processo retarda o envelhecimento e protege contra alguns tipos de câncer.
O estudo que achou a relação entre exercícios físicos e esse processo foi feito com camundongos. Primeiro, os pesquisadores descobriram que isso acontece um tipo de camundongos selvagens. Depois, desenvolveram uma mutação genética em um grupo de animais para comparar o que acontecia com os dois grupos, e chegaram a essa conclusão.

“Antes desse estudo, pensava-se que a fome era o principal indutor de autofagia in vivo, em animais vivos, agora descobriu-se que uma pequena sessão de exercícios pode induzir autofagia de maneira semelhante em camundongos bem alimentados”, disse Congcong He, da Universidade do Texas Southwestern, autora da pesquisa.

“Mais importante, é a primeira vez que é revelado o papel da autofagia na capacidade de resistência nos exercícios e os efeitos benéficos mediados à saúde pelo exercício”, completou a pesquisadora.

Com informações do site G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário