segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Dicas para te ajudar a mergulhar no mundo da meditação




Se familiarize
“A meditação começa pelo relaxamento, permitindo que tudo se torne tranqüilo. Portanto, buscar se familiarizar com técnicas de relaxamento é uma boa estratégia para começar”, diz Claudio Mendes Moraes, Instrutor de Meditação do Instituto Nyingma do Rio de Janeiro. “Comece a prática com a leitura de um bom livro a respeito, mas um bom livro mesmo, e não estes manuais práticos que não possibilitam uma motivação verdadeira para um processo de busca e transformação pessoal. Algumas sugestões bibliograficas: A Arte da Felicidade (Dalai Lama, Howard Cuttler), Transformação e Cura (Thich Nhat Hanh), Paz a Cada Passo (Thich Nhat Hanh), Autoperfeição com Hatha Yoga (Hermógenes) e Yoga para Nervosos (Hermógenes)”, diz Vitor Caruso Jr.

A meditação sentada
“Conte a as respirações. Diga mentalmente "um" na inspiração, e depois "um" na expiração. Depois "dois" e "dois". Se perder a contagem voltar para o um. Quando conseguir chegar até 10, pode voltar ao começo. É uma forma da pessoa não se perder demais no início da prática e auxiliar a pessoa a conseguir fixar sua atenção na respiração”, ensina Leonardo Dobbin da Sangha Viver Consciente.

A meditação caminhando
“Preste atenção em cada passo que se dá e sincronizar a respiração com os passos. Normalmente para iniciantes é mais fácil por que não precisa ficar imóvel por muito tempo", diz Leonardo.

Medite mais de uma vez por dia
“Vinte minutos duas vezes ao dia é o que as pesquisas indicam para obter ganhos em nossa saúde física e mental”, ensina Sandra Rosenfeld.

Saiba que não é preciso ter religião para praticar 
“É preciso sim, diligência e esforço, e não é necessário acreditar em dogmas ou sistemas de crenças”, sugere Leonardo Dobbin.

Não lute quando os pensamentos surgirem 
”Apenas deixe que passem sem se envolver com eles", indica Sandra Rosenfeld.

Deixe a produtividade de lado por um momento 
“Nos disciplinamos a fazer, mais e mais rápido. Chegamos ao ponto de acharmos que não podemos fazer de outro jeito. Pare com a listas de atividades de coisas a fazer “, adverte Vitor Caruso Jr.

Saiba que não há nenhum lugar a ser alcançado 
“A dificuldade talvez esteja no fato da pessoa acreditar que tem que sentar e necessariamente fazer alguma coisa ou chegar a algum lugar. Como parar de pensar, por exemplo, que é o quê muitos crêem. Isto pode se tornar um obstáculo”, esclarece Claudio Mendes Moraes.

Com informações do site GNT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário