sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Os segredos da alimentação depois dos 40




Se você já completou 40 anos, uma coisa é fato: seu metabolismo está mais lento. É por isso que, mesmo comendo somente o que você comia antes, pode adquirir peso e outros problemas de saúde. Para o enfrentar essa realidade, especialistas chamam a atenção para os cuidados especiais que devem ser tomados, sobretudo com a alimentação, a partir dessa etapa da vida.

“Nesta fase, ocorrem muitas alterações no corpo, além das psicológicas, e acabam surgindo doenças”- Explica Isabela Moreira Azevedo, nutricionista, especialista em alimentos e alimentação coletiva. Segundo a médica, uma boa alimentação pode evitar a obesidade e outros problemas de saúde que às vezes surgem a partir dos 40 anos, como diabetes, doenças cardíacas, pressão alta e depressão.

O que comer

A principal dica é, além de abusar da água, contemplar nos pratos todos os grupos de alimentos: carboidratos, lipídios, proteínas, fibras. Se você não optou até agora pelos alimentos integrais, chegou a hora. “É preciso dar preferência para massas, pães e arroz integrais”, alerta a nutricionista, que destaca a importância de cortar alimentos como a farinha branca e o açúcar refinado da dieta.

No grupo das proteínas, é preciso deixar de lado carnes gordurosas e frituras. “O certo é dar preferência para o leite desnatado”. Já no grupo dos lipídeos, “devem-se preferir as gorduras de origem vegetal, deixando as de animais de lado“.

Dicas preciosas para as mulheres

A ingestão de soja e linhaça é capaz de reequilibrar os hormônios femininos. Isso ameniza efeitos negativos da idade como redução de músculo e ganho de gordura. Para compensar a redução da massa magra, o que ajuda a manter o metabolismo acelerado, é bom lançar mão do consumo de peixes. Amora, açaí e morango – frutas vermelhas ricas em antioxidantes com ação antiinflamatória – ajudam a combater a inflamação nas células, fazendo o organismo todo, inclusive o metabolismo, trabalhar melhor.

É bom lembrar que a saúde e a beleza depois dos 40, assim como em outras idades, não passam só pela boca. A dieta deve ser aliada aos exercícios. Eles são fundamentais, sobretudo para as mulheres se manterem em forma e menos suscetíveis a doenças.


Por Maria Cláudia Santos, site observatório feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário