As crianças que vivem nas grandes metrópoles, terão muitos benefícios se entrarem em contato com a natureza, pois as atividades que podem ser desenvolvidas no campo, estimulam a independência e a criatividade, muito mais do que em qualquer outro lugar, além de poder se respirar ar puro, sem a agitação,e os poluentes comuns nas cidades grandes.
Para a maioria dos pais que trabalham fora, e não tem muito tempo para levar os filhos para passear em lugares calmos e tranquilos, o período de férias é o ideal para promover o contato das crianças com a natureza, viajando para o campo. Atividades como ver o pôr do sol,colher a fruta no pé, admirar um céu estrelado ou tirar leite de vaca, são atitudes praticamente inexistentes nas grandes cidades, e isso faz falta para as crianças, de acordo com especialistas.
Estar perto da natureza é benéfico não só não só para elas, que terão a oportunidade de potencializar sua criatividade e aptidões físicas, como também para os adultos que terão um modo de relaxar com tranquilidade, aliviando o estresse de todo um ano de trabalho.
Segundo especialistas, quando a criança ou o jovem entram em contato direto com a natureza, o mundo é percebido sob três pontos: O sensorial, uma vez que a criança terá contato com diversos tipos de cheiros, cores, formatos e texturas; O físico, porque há um aumento dos movimentos necessários para o equilíbrio e crescimento infantil; O espacial, pois o jovem percebe que a natureza é muito maior do que a casa ou apartamento em que habita.
O contato com a natureza faz com que as crianças desenvolvam mais seu potencial criativo, uma vez que deixam de ficar estagnadas em frente aos computadores, videogames ou televisões, e saem para explorar o meio ambiente natural. Além disso há uma gama enorme de possiblidades, de brincadeiras ao ar livre, que podem ser inventadas pelas crianças e pelos jovens no campo, pela curiosidade natural que o meio ambiente desperta nas pessoas, sejam adultos ou crianças.
Quando a família consegue sair da rotina de trabalho, compromissos e estudos, isso faz bem tanto para os pais, quanto para as crianças, pois quando há uma mudança do cotidiano, as pessoas relaxam, descansam a mente dos problemas diários. A oportunidade de conhecer plantas e animais é muito proveitosa para a criança, que desde cedo aprende a preservar o meio ambiente, fazendo com ela se sinta parte do mundo que a rodeia.
Se os pais estiverem junto muito melhor,pois nesses momentos de descontração, os laços familiares, acabam se fortalecendo, e ficando para sempre guardados na memória infantil. Há também o acréscimo que essa experiência proporciona aos valores éticos que a pessoa tem, pois pela natureza das atividades, que são diferentes de tudo que ela está acostumada a fazer em sua casa na cidade, acaba se tornando uma aventura inesquecível.
Os profissionais ligados a área de educação infantil, recomendam essa ida ao campo, como uma atividade de grande importância para as crianças. Eles aconselham aos pais que deixem os filhos livres, para explorarem esse meio ambiente desconhecido, deixando-os experimentar e tirar suas dúvidas sobre todas as coisas que o campo oferece. Os especialistas orientam que explorar um local novo, sob a supervisão paterna, é claro,sempre traz segurança e autoconfiança para a criança.
Respeitar os limites dos filhos é outra sugestão, se por acaso eles apresentarem medo, em um primeiro contato. Em alguns momentos esses sentimentos vem dos próprios pais,e eles acabam assimilando. O contato das crianças com a natureza, deve ser feito sempre que os pais puderem,às vêzes em um final de semana somente. Não é necessario esperar o período de férias para ter essas experiências de subir em árvore, dar comida aos animais,entre outras, que só trarão benefícios para todos, aumentando a criatividade e o respeito que se deve ter pela natureza.
Com informações do site Cultura Mix.
terça-feira, 14 de agosto de 2012
Importância do contato com a natureza para a criança
Marcadores:
atividades ao ar livre,
contato com a natureza,
estar perto da natureza,
familia,
viajar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário