quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Acordar cedo ajuda a emagrecer, diz pesquisa




Acordar bem e disposta faz toda a diferença: o dia segue mais leve e até os problemas parecem se resolverem sozinhos. Além da sensação de calmaria, levantar-se bem e cedo faz bem à saúde.

Uma recente pesquisa realizada na Universidade de Roehampton, em Londres, revelou que pessoas que acordam cedo têm mais chances de serem magras e felizes. O estudo questionou 1.068 voluntários sobre os hábitos ao dormir, levantar e níveis de felicidade. Assim, os pesquisadores concluíram que acordar cedo diminui os índices de depressão e ajuda a regular a alimentação.

De acordo com dados da pesquisa, quem acorda cedo tende a tomar café da manhã completo, o que melhora o funcionamento do metabolismo e ajuda a perder os quilinhos a mais.

Quer entrar no time de quem madruga? Confira essas dicas que vão ajudar a ter um dia melhor e mais saudável:

Durma com a mente tranquila
O segredo para começar o dia bem é, claro, dormir bem. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Washigton, nos Estados Unidos, dormir mais de nove horas de sono evita o ganho de peso. A pesquisa também aponta que quem dorme menos tem maiores chances de ficar obeso. Por tanto, tente regular seu sono, mantenha uma rotina de dormir no mesmo horário e sempre que possível, cedo.

Alongue-se
Sabe aquela espreguiçada após uma boa noite de sono? Então, também é alongar. De acordo com os especialistas, o corpo tem uma maneira primitiva e natural de esticar os músculos e ganhar disposição. O recomendado é alongar e permanecer na mesma posição de 10 a 20 segundos. Além de evitar uma lesão nos músculos, alongar e aquecer o corpo dá uma energia a mais para começar o dia.

Se puder, faça um exercício
Sempre que puder, dê uma corrida no parque antes de começar a rotina. Busque por atividades ao ar livre que vão permitir relaxar a mente e trazer disposição para o corpo. Se não quiser fazer muitos esforços, aposte na yoga, ou em uma meditação para começar o dia melhor.

Alimente-se bem
Um bom café da manhã, com proteínas e fibras levanta o humor e ajuda aguentar o dia todo até o almoço. Com a barriga vazia, a indisposição chega rápido e assim, a produtividade pode diminuir. Aposte em um café da manhã reforçado e claro, longe de alimentos pesados e gordurosos.

Uma coisa de cada vez
Planejar o dia pode ser uma solução para quem acorda já indisposta. Talvez, melhorando a agenda, as pendências se resolvem e assim, a autoestima e disposição também aumentem. Tente fazer uma lista de cinco pendências para serem resolvidas no dia e empenhe-se ao máximo para isso.

Ouça uma música bem relaxante
Nada como começar um bom dia inspirada, não é mesmo? Faça um setlist do dia, com pelo menos três músicas bem inspiradoras para colocar no carro e espantar a preguiça onde quer que ela esteja.

Com informações do site Corpo a Corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário