terça-feira, 21 de maio de 2013

Faça você mesmo







Você pode decorar um móvel novo, reformar uma peça antiga sem remover a pintura ou acrescentar interesse em uma peça barata e sem acabamento adicionando um efeito especial. Você tem muitas opções para escolher.



Por exemplo, você pode aplicar esmalte para esconder defeitos na superfície. Verniz envelhecedor ou efeito de pintas criará um efeito de madeira envelhecida ou desgastada. A douração com cera adiciona brilho e um tom dourado a um móvel. Estênceis, faixas pintadas e decalques são maneiras simples e econômicas de decorar quase qualquer tipo de acabamento. Use sua imaginação e as instruções passo a passo mencionadas neste artigo para criar efeito especial que deseje.



Antes de iniciar qualquer técnica de efeito especial, certifique-se que a superfície do móvel está limpa e lisa. E certifique-se também que os materiais que deseja utilizar sejam compatíveis com o acabamento atual da peça. Isto é muito importante com acabamentos laqueados. Uma das escolhas mais comuns para decorar um móvel é aplicar esmalte.



Pintura



Ao contrário dos acabamentos transparentes, o esmalte pode ser utilizado sobre um acabamento antigo de um móvel de madeira. É resistente, bonito e fácil de manter. Cobre muitas falhas - baixa qualidade ou madeira sem atrativos, manchas e peças feitas com tipos de madeiras diferentes podem ser recuperadas com uma demão de esmalte brilhante. Utilizada sobre madeira sem acabamento ou sobre um acabamento antigo, o esmalte pode criar uma peça muito interessante.



Tipos de esmalte



Quando se trata de móveis, nunca deve-se confundir esmalte com tinta. Tinta consiste de pigmentos em um "veículo" ou meio de aplicação. Um bom esmalte é composto por pigmentos em um verniz, laca ou a base de óleo. Enquanto que o esmalte é tão resistente quanto um verniz, a tinta cria um acabamento suave e não é recomendada para utilização em móveis. O esmalte a base de óleo geralmente é superior ao látex.



O esmalte está disponível em cores com alto brilho, semibrilho e opaco ou fosco. Caso esteja repintando um móvel para realçar um quarto, talvez você queira um acabamento brilhante, porém os móveis com melhor acabamento possuem um acabamento acetinado e não de alto brilho. Compre o esmalte em cores padronizadas ou mande fazer a mistura na loja de tintas.



Requisitos especiais

As superfícies a serem pintadas devem ser seladas com goma laca diluída. Antes de aplicar o esmalte, deve-se passar um primer em todas as superfícies. O esmalte brilhante enfatiza irregularidades, então, para cobrir superfícies com este tipo de esmalte elas devem ser muito lisas. O esmalte não pode ser utilizado sobre cera.



A menos que um móvel tenha entalhes intrincados já obstruídos pelo acabamento antigo, não é necessário remover a tinta ou o acabamento antigo antes de aplicar o esmalte. Para preparar uma superfície acabada de um móvel para passar esmalte, lixe para remover quaisquer irregularidades ou marcas muito óbvias.

A superfície deve estar lisa, porém não é necessário remover completamente o acabamento antigo. Limpe cuidadosamente a madeira lixada com um pano que não solte fiapos e aplique uma demão seladora de goma laca diluída. Deixe secar completamente e lixe a peça suavemente com uma lixa 7/0. Remova os resíduos com um pano que não solte fiapos. Para preparar um móvel sem acabamento, lixe e sele a madeira com qualquer tipo de acabamento e limpe com um pano que não solte fiapos.



Técnicas de aplicação



O móvel de madeira a ser pintado com esmalte deverá estar lixado e revestido com um acabamento de preenchimento, para uniformizar os poros abertos, com um selador, para criar uma superfície lisa. As superfícies acabadas só devem ser lixadas e seladas. Antes de aplicar o esmalte, limpe cuidadosamente o móvel com um pano que não solte fiapos.



Antes de aplicar o esmalte, você deve passar um primer no móvel, estão disponíveis no mercado vários tipos de primer. Geralmente esse primer é branco, então, utilize-o nessa cor ou tinja-o caso não combine com o esmalte. O primer nunca deve ser mais escuro que o esmalte.

Aplique o primer com um pincel limpo de boa qualidade, certifique-se que o primer está bem misturado. Pincele o primer de maneira lisa e uniforme no sentido dos veios da madeira, cobrindo completamente a superfície. Alise cuidadosamente a superfície para uniformizar quaisquer pontos mais espessos. As marcas do pincel quase desaparecerão após a secagem do primer.



Deixe o primer secar por pelo menos três dias, de acordo com as instruções do fabricante, lixe suavemente as superfícies com uma lixa 7/0. Remova quaisquer resíduos do lixamento com um pano que não solte fiapos.

Quando a base estiver pronta, aplique o esmalte. Utilize um pincel limpo de boa qualidade, do tipo especificado pelo fabricante do esmalte - misture-o bem o esmalte, mas com calma. Aplique o esmalte com pinceladas longas, suaves e uniformes, no sentido dos veios da madeira em faixas da largura do pincel. Utilize esmalte suficiente para cobrir a superfície, mas não tanto que deixe pontos mais espessos.



Após aplicar uma demão uniforme de esmalte em faixas, aplique mais esmalte no sentido inverso dos veios da madeira para nivelar e uniformizar a superfície. O esmalte deve ficar o mais uniforme possível, sem pontos espessos ou finos, porém, uma camada fina é melhor que uma grossa. As camadas espessas de esmalte tendem a demorar muito para secar e a permanecer moles por um longo tempo.



Para finalizar a superfície, passe esmalte no sentido dos veios da madeira utilizando um pincel quase seco. Mantendo o pincel com um pequeno ângulo em relação à superfície, pincele a superfície do esmalte suavemente para remover marcas de pincel e uniformizar a superfície. Trabalhe faixas ao longo do veio da madeira. À medida que trabalha, retire o pó e fiapos com um instrumento adequado. As marcas de pincel desaparecerão à medida que o esmalte seca. 



Em superfícies verticais, o esmalte pode correr ou escorrer. Trabalhe com um pincel quase seco, aplicando o esmalte das superfícies secas para as molhadas. Quando acabar cada superfície, inspecione cuidadosamente se o esmalte correu ou escorreu. Com o pincel inclinado, e movendo-o apenas encostando as cerdas na superfície, faça o acabamento. Mantenha as pinceladas em movimento enquanto passa por uma parte escorrida e enquanto a ponta do pincel deixa a superfície. Mantendo o pincel em movimento antes, durante e depois você evitará marcas. Inspecione com cuidado o esmalte enquanto ele seca, que pode correr ou escorrer mesmo depois descansar por 10 a 15 minutos. Retire os escorridos imediatamente.



O esmalte deve se aplicado com cuidado para evitar pontos espessos. Nos cantos externos, trabalhe da superfície plana em direção aos cantos, levante o pincel à medida que se aproxima do canto e antes que ele passe pela borda. Isto impede o acúmulo de esmalte ao longo das bordas. Nos cantos internos, trabalhe a uns 2 a 4 cm do canto, então passe o pincel, retire qualquer excesso e deixe-o secar sozinho. Este método evita o acúmulo em superfícies planas. Os locais que tendem a acumular esmalte, como pequenos furos, só devem ser recobertos uma vez com esmalte e o excesso só deve ser retirado uma vez com o pincel. Retirar o excesso muitas vezes acabará formando uma protuberância.

Pincele no sentido do comprimento ao longo de degraus, eixos e outras curvas. Aplique antes o esmalte nos entalhes com um pincel quase seco e, então, faça o acabamento das superfícies planas com a ponta do pincel. Finalmente, com um pincel seco, passe nos entalhes e então nas partes planas, nivelando o acabamento e removendo excessos e escorrimentos. Em portas de painéis em relevo, faça o acabamento dos painéis primeiro e então faça a estrutura plana. O acabamento se acumulará nas esquadrias da estrutura onde se encontram com o painel, portanto, remova o excesso com um pincel seco, trabalhando do canto para fora.



Secagem e segunda demão



Deixe o esmalte secar por vários dias ou de acordo com as instruções do fabricante. Então lixe suavemente a superfície com uma lixa 7/0 e um bloco de lixamento forrado e limpe o móvel cuidadosamente com um pano que não solte fiapos. Aplique uma segunda demão de esmalte, como descrito acima, e deixe secar completamente.


O esmalte pode ser acabado de várias maneiras. Para uma superfície resistente e brilhante, aplique uma terceira demão de esmalte, como descrito acima e lixe a segunda demão suavemente antes de aplicar mais esmalte. Ou deixe o móvel secar por pelo menos um mês e então aplique uma camada de cera em pasta e faça o polimento para obter mais brilho.



O esmalte é uma base comum utilizada no envelhecimento de móveis. Verifique a próxima seção para diretrizes de quando e como aplicar um visual envelhecido ou colorido à sua peça.



Com informações do site UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário