segunda-feira, 14 de abril de 2014
Feijão reduz colesterol
Estudo canadense e americano sugere que consumo diário de uma porção de leguminosas não oleaginosas diminui em 5% o nível de LDL
Conduzida por pesquisadores de vários centros, a pesquisa analisou 26 ensaios clínicos randomizados que incluíram 1.037 pessoas. Apesar das disparidades entre os estudos, os pesquisadores encontraram uma taxa de redução de 5% na lipoproteína de baixa densidade (LDL) com o consumo de 130 gramas ou 3/4 de xícara de leguminosas não oleaginosas por dia.
Homens têm maior benefício
Os homens tiveram mais redução dos níveis de LDL do que as mulheres. Os cientistas acreditam que o maior benefício se dê pelos altos índices de colesterol ruim encontrados neles.
“A redução de 5% (no colesterol LDL) em nossa meta-análise sugere uma redução do risco potencial de 5% a 6% em grandes eventos vasculares”, escreveu John Sievenpiper, do Centro Clínico de Nutrição e Fator de Risco do Hospital St. Michael, em Toronto, no Canadá.
As leguminosas como o feijão fazem bem ao organismo também por seu índice glicêmico baixo, o que significa que elas liberam açúcar lentamente e em menor quantidade no sangue. No entanto, alguns participantes do estudo relataram problemas de estômago como inchaço, flatulência, diarréia ou constipação.
Os autores acreditam que a ingestão das leguminosas também tenha impacto benéfico no peso corporal, na pressão arterial e no controle da glicose.
Com informações do site O Globo
Marcadores:
benefício,
feijão,
leguminosas,
pesquisa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário