Uma dor de cabeça é uma dor ou desconforto na cabeça, no couro cabeludo ou no pescoço. A maioria das pessoas que a sentem, ficam melhores fazendo pequenas mudanças em seu estilo de vida, aprendendo maneiras de relaxar, e, às vezes, tomando medicações.
Os tipos mais comuns de dor de cabeça são causados principalmente por tensão muscular nos ombros, no pescoço, no couro cabeludo e na mandíbula. Estes tipos são chamados de dores de cabeça tensionais e, muitas vezes, são relacionados ao estresse, à depressão, à ansiedade, ao traumatismo craniano ou ao posicionamento prolongado da cabeça e do pescoço em uma posição anormal.
As dores tensionais tendem a ser em ambos os lados da sua cabeça. Muitas vezes começam na parte de trás da cabeça e se espalham para frente. A dor pode ser surda ou de compressão, como uma faixa apertada ou uma prensa. Os ombros, pescoço ou a mandíbula podem ser sentidos muito tensos ou doloridos.
Por outro lado, temos as enxaquecas que são dores mais fortes que normalmente são acompanhadas de outros sintomas, tais como alterações da visão ou mesmo tonturas e náuseas. Na enxaqueca, a dor é do tipo palpitante, pulsante, opressiva e dilacerante. Tende a começar de um lado da cabeça, mas pode espalhar-se para ambos os lados.
A pessoa que sofre de enxaqueca pode apresentar uma “aura”, que são uma série de sintomas de advertência que precedem a dor de cabeça. Se houver alterações na visão, trata-se de um sinal evidente de que a dor vai ser muito forte, às vezes quase insuportável. A dor também piora na medida em que você tenta se mover.
Elas podem ser causadas por vários alimentos, como chocolate e alguns tipos de queijo. A abstinência de cafeína, a falta de sono e o consumo de álcool também podem provocá-las.
As dores por causa tensional e enxaquecas são as mais comuns, mas existem muitas outras. Nunca subestime uma dor de cabeça, especialmente quando se repete ao longo do tempo. Por isso, sempre consulte um médico se você tem um desconforto desagradável. Além disso, às vezes pode ser um sinal de uma doença subjacente.
É importante conhecer as características de cada dor e aprender a identificar as suas diferenças:
Por tensão muscular: são intermitentes ou com uma sensação de aperto na parte de trás da cabeça.
Enxaqueca: se inicia na área de um dos olhos, e nas têmporas. É possível notar pulsações, náuseas e vômitos.
Nos aglomerados ou agregados: são episódios que duram aproximadamente uma hora e de um lado da cabeça. Provocam inchaço e corrimento nasal.
Dor de cabeça causada pela pressão arterial elevada: é lenta, se apresentam com palpitações e dores nas costas ou na parte superior da cabeça.
Por irite ou glaucoma: origina-se na frente ou nos olhos, e geralmente é intensa após a fadiga ocular, por exemplo, quando assistimos à televisão ou lemos.
Causada por problemas de sinusite: é aguda e piora com o tempo frio e úmido.
Tumor cerebral: apresenta-se de forma intermitente e se manifesta também com fraqueza de lenta progressão e convulsões.
Infecção ou abscesso cerebral: é uma dor aguda que varia de leve a intensa, e é geralmente causada por
infecções de ouvido.
Meningite: torna-se constante e intensa, causando fraqueza, febre e vômitos.
Com informações do site Dicas de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário