Segundo os oftalmologistas, os olhos não têm recebido a devida atenção. Até um terço dos brasileiros acima de 16 anos nunca foi ao oftalmologista, conforme pesquisas. E por falta de rotina nas consultas, doenças graves como o glaucoma tem atingido até 1 milhão de brasileiros acima dos 40 anos.
Por não apresentar sintomas no estágio inicial, o glaucoma é considerado uma doença silenciosa, fazendo com que boa parte desses 1 milhão de pessoas não saibam que têm a doença.
O glaucoma só é percebido pelo indivíduo quando a visão já apresenta algum nível de comprometimento.
É recomendado que pessoas acima de 40 anos se consultem com o oftalmologista regularmente. Pessoas que têm conhecimento de que existem parentes próximos com a doença, devem ficar ainda mais alertas, pois se trata de uma doença hereditária.
As pessoas de etnia negra ou afrodescendentes estão no grupo no qual o glaucoma é até quatro vezes mais frequente e pode surgir em pessoas mais jovens.
Míopes que utilizam lentes acima de 6 graus, pessoas que já tiveram traumas oculares e diabéticos formam outro grupo que deve ficar mais atento e fazer os exames de pressão ocular rotineiramente.
Com informações do site Cuidado com o Glaucoma
Nenhum comentário:
Postar um comentário