segunda-feira, 19 de agosto de 2013
Retenção de Líquidos
Responsável pelo visual inchado de mulheres e homens, a retenção de líquido é provocada pelo extravasamento de um fluido pobre em proteínas do sangue, que sai dos vasos sanguíneos em direção aos tecidos subcutâneos e tem dificuldade de ser eliminado pelo organismo.
A causa do edema em diversas áreas do corpo está ligada, dentre outras razões, à ingestão excessiva de sal. Por isso, ficar de olho nos alimentos que são colocados no prato é uma maneira de combater o problema.
Enlatados, sopas de saquinho, molho de soja, sal, embutidos, defumados, queijos amarelos, frituras e aperitivos devem ser evitados, por serem ricos em sódio. No lugar, ou paralelamente, indica-se o consumo de alimentos com muita água na composição, pois, assim, o corpo consegue filtrar as toxinas com mais facilidade. Conheça, a seguir, sugestões para incrementar a dieta.
Chás de ervas: à base de hibisco ou cavalinha. As bebidas quentes são bastante eficazes contra a retenção hídrica.
Frutas: por apresentarem muita água em sua composição, elas facilitam o trabalho de drenagem dos rins. Melão, melancia, morango, laranja e limão são as mais recomendáveis para o tratamento, assim como a água de coco.
Hortaliças: esses vegetais verde-escuros são ricos em magnésio e potássio.Essas substâncias ajudam a combater o inchaço ocasionado pelo excesso de sódio.
Legumes: esses alimentos, em especial a cenoura e a beterraba, são poderosos desintoxicantes, podendo ser consumidos frios em saladas ou cozidos em sopas.
Temperos: alho, cebola, salsa, gengibre e pimenta são alguns exemplos de temperos que ajudam desinchar. Eles possuem funções anti-inflamatórias, o que garante bons resultados contra o problema.
“Esses alimentos devem ser consumidos em conjunto, para alcançar os efeitos desejados. O tempo da melhora dependerá de fatores da idade, considerando que pessoas mais velhas tendem a reter mais líquido”.
Recomendações,
Procure um médico:
• Se seus pés incharem muito a ponto de os sapatos e meias ficarem apertados ao longo ou no final do dia;
• Se amanhecer com as pálpebras ou o rosto inchado;
• Se houver inchaço assimétrico, mesmo que leve (só uma perna, ou só um braço, por exemplo), pois pode ser um sinal de trombose;
• Se aparecer inchaço no corpo, depois de começar a usar um remédio novo. Ele pode ser efeito colateral ou reação alérgica provocados pelo medicamento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário