quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Poluição sonora e alguns abusos aos próprios ouvidos causam perda auditiva precoce

A falta de informação e o preconceito fazem com que a ida ao otorrino seja sempre adiada. A dificuldade em escutar não é assumida facilmente por quem a tem.

Maus hábitos juntamente com a poluição sonora que sofremos diariamente causam danos à saúde auricular. Veja algumas dicas de prevenção da perda de audição antes da velhice.

O trânsito como principal vilão
Nas grandes cidades já foi constatado que a perda da audição está surgindo cada vez mais cedo e a tendência do barulho das ruas é aumentar. Quando o barulho é intenso e prolongado pode causar a perda de audição ao longo dos anos. Como não há nenhuma forma de deter esse alto índice de decibéis, a solução é recorrer a protetores auriculares.

Tecnologias e novos ruídos
Junto com a tecnologia veio o aumento dos ruídos. Numa casa com tantas opções de aparelhos de áudio, a audição é alvo de tanto barulho. A exposição por várias horas seguidas, diariamente, a níveis de 50 decibéis pode causar ao longo da vida a perda de audição.

Teste da orelhinha
Tão essencial como o teste do pezinho, esse exame é realizado para detectar possíveis problemas de audição em bebês. Ele deve ser feito até 24 horas após o nascimento do bebê ainda na maternidade. Quanto mais rápido for notado o problema, mais eficazes serão os tratamentos para a criança desenvolver a audição da melhor forma possível.

Estudante sem atenção
Pode acontecer que a falta de interesse nas aulas possa ser problema de audição, como não ouve bem, não aprende bem. Crianças com alguma deficiência auditiva tendem a ter o rendimento escolar mais baixo.

Tratamento
Geralmente a primeira ida ao médico relacionada à saúde dos ouvidos, se dá por voltar dos 40 anos, quando a audição já está bastante comprometida. O tratamento geralmente é com aparelhos auditivos resultando uma melhora na autoestima e na qualidade de vida do paciente.

Ao perceber que você ou algum amigo tem dificuldade para ouvir, a visita ao otorrinolaringologista deve ser feita para avaliar as causas e fazer um diagnóstico. A partir dos resultados da audiometria feita por fonoaudiólogo, é indicado o tratamento mais adequado. Na maioria dos casos, o aparelho auditivo resolve o problema. Eles são muito discretos, confortáveis e praticamente invisíveis.

Com informações do Site Zero Hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário