segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Escolha uma cor para impulsionar seus desejos para o ano que vai chegar




Todo ano é a mesma dúvida: qual cor de roupa eu devo usar para a passagem do ano? Será que realmente o branco é a cor mais indicada? O que vale realmente é a sua intenção quando usa determina cor, pois é isso que potencializa seu efeito. É possível passar a virada do ano com uma cor diferente, ou seguir a tradição e utilizar o branco, mas combinado com outras cores. Confira abaixo o significado de cada cor e aprenda como usá-las.

Vermelho
É a cor das conquistas e das paixões. Também é estimulante e impulsiona novos projetos e ideias. Se você quer iniciar o ano pensando em coisas novas ou buscando uma paixão arrebatadora, use no reveillon uma peça de roupa vermelha. Pode ser uma lingerie, um acessório ou um batom marcante.

Amarelo
É a cor da inteligência e da criatividade. Também é ativadora e dinâmica, traz muitas ideias, e é bastante conhecida por simbolizar a prosperidade e o dinheiro. Se você precisa dessa energia em sua vida, que passar a virada do ano com um vestido ou uma sandália nessa cor? Os homens podem apostar em uma bermuda amarela bem transada. Aproveite que agora está na moda combinar cores intensas e crie um look descolado para o ano novo.

Laranja
É a cor da coragem e ousadia, portanto ajuda a buscar novos desafios. Se anda precisando de uma forcinha extra para se envolver em algum projeto ou situação, use no reveillon uma blusa nessa cor, combinando com uma saia, calça ou bermuda branca. Uma outra dica é utilizar uma roupa toda branca e arrematar o look com um cinto na cor laranja. Você também pode inovar com acessórios ou sapatos laranja. Bem ousado não?

Verde
É a cor do equilíbrio, para quem busca entrar em 2013 com muita tranquilidade. Acho que todos nós precisamos dessa cor, não é mesmo? Use roupa íntima verde, ou utilize na maquiagem tons de sombra verde claro e escuro.

Azul
É a cor da paciência, harmonia e serenidade, além de tranquilizar o corpo e a mente. Ao usar o azul na virada do ano, a proposta é entrar em 2013 de maneira zen, mais tranquila e sossegada. Nesse caso, utilize uma peça de roupa íntima, calça, saia ou camiseta na cor azul. Também é possível usar roupa branca e apostar em bijouterias ou acessórios nessa cor, como colar, relógio, ou enfeites de cabelo. O importante é usar a criatividade.

Violeta ou lilás
É a cor da espiritualidade e da transformação. Quem busca momentos voltados ao autoconhecimento, pode usar alguma peça de roupa ou acessório nessa cor, combinando com o branco.

Rosa
Trabalha afetividade, amor, harmonia e união, ajudando no equilíbrio dos relacionamentos pessoais. Essa cor deve ser usada principalmente por quem busca um relacionamento afetivo estável e duradouro. Vale usar um acessório, uma peça íntima ou a maquiagem em tons rosa claro ou escuro. Mescle essa cor com o tradicional branco. Se acha que o rosa é uma cor um pouco apagada, escolha tons mais fortes. Mas é importante lembrar que independente da tonalidade, ao ser usada na virada do ano, a cor atrai a energia do amor.

Branco
Essa cor é sempre bem-vinda na virada do ano. Falamos dela acima em combinação com outras cores, mas se você deseja passar o réveillon apenas de branco, também é válido. A cor remete paz e é tradição para algumas pessoas.
Sinta no coração o que realmente está precisando mais para 2012 e aproveite as dicas das cores para o ano novo. O mais importante é você se sentir bem com a produção que escolher.

Que 2013 seja um ano de muita energia positiva para todos nós!

Com informações do site Personare.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Metas para o ano que vai chegar




Na virada do ano é comum estipularmos metas para o ano que se inicia. Alguns objetivos possíveis e fáceis de conquistar e outros nem tanto, que requerem força de vontade e determinação.

E você? Está realmente preparado para conquistar suas metas 2013?

Adquirir o peso ideal, ter uma alimentação saudável, cuidar mais da mente e do corpo. Estes são os sonhos mais comuns para o ano que se inicia. Para alcançar esses sonhos em 2013, a gente separou algumas dicas especialmente para você.

1. Conscientize-se do que você realmente quer alcançar e do que terá que fazer para cumprir tal objetivo. Força de vontade e paciência não podem faltar. Pense o quanto é importante para você o fato de mudar, ter uma vida saudável e estar bem disposto para realizar os demais objetivos traçados por você.

2. Não almeje atingir o peso ideal em pouco tempo. É preferível que você elimine peso gradativamente, mas aprenda a se alimentar de forma correta. Assim a probabilidade de manter o peso alcançado é muito maior.

3. Mudar hábitos alimentares é realmente difícil e aí que entra aquelas palavras chaves citadas a pouco: força de vontade e determinação. Não desista, lembre-se que o ser humano se adapta a tudo. Com o seu organismo acontece o mesmo. Pode demorar um pouco, mas você vai aprender a comer de forma saudável e sentir prazer com a nova alimentação.

4. Planeje suas compras, dê preferência por fazer uma lista antes, compre somente o que realmente for necessário e claro, saudável.

5. Frutas, verduras e legumes são alimentos que não podem faltar na sua despensa e devem ser consumidos diariamente. Varie bastante.

6. Acrescente no seu dia-a-dia os seguintes hábitos: beber bastante água, realizar todas as refeições e praticar exercícios físicos, pelo menos 30 minutos diários.

7. Escolha um ou dois dias da semana para comer um doce de sua preferência, mas não exagere na quantidade. Nos demais dias opte por alimentos doces mais saudáveis como frutas, gelatinas, barra de cereais ou picolé de frutas.

8. Arroz, pão e macarrão são alimentos ricos em carboidratos, mas devem sim ser consumidos. Apenas não extrapole na quantidade.

9. Procure se interessar mais por nutrição. Leia reportagens, matérias, textos que sejam realmente confiáveis. Conheça os alimentos que tem propriedades funcionais, ou seja, que fazem bem à saúde, isso vai te ajudar a entender melhor como a alimentação interfere na saúde das pessoas.

10. Separe um tempo para você fazer algo que goste, como ler, ouvir música, ver um bom filme, passear, viajar, conversar com amigos, brincar com os filhos. O lazer proporciona bem-estar ao corpo e à mente, reduzindo a ansiedade e preparando o organismo para o dia-a-dia.

Com informações do site Cyber Diet.

Você já ouviu falar de Cinesiologia?




Há muitas maneiras de manter o equilíbrio, a cinesiologia aplicada é um processo terapêutico natural e com enfoque holístico que utiliza o movimento do corpo para desbloquear nós de energia vital e revitalizar corpo e mente. Além de estimular o bom fluxo de energia, a cinesiologia dissipa a tensão, colaborando para uma expressão relaxada, reflexo do bem-estar que vem de dentro.

Na prática, são movimentos muito simples de executar. Um leve tamborilar dos dedos nos chamados pontos reflexo espalhados pelo corpo ajuda a liberar tensões e toxinas decorrentes de sobrecargas produzidas pelo estresse. “Em 1933, o médico americano Frank Chapmann descobriu que existiam nódulos associados ao sistema linfático. Mais tarde, em 1960, o dr. George Goodheart decifrou que esses pontos linfáticos, quando pressionados, ativavam o funcionamento do tônus muscular. Ele verificou que o mesmo acontecia quando os pontos reflexos do conjunto de nódulos ligados ao sistema vascular eram estimulados com toques suaves”, diz a terapeuta holística e professora de ioga Marta Ricoy, de São Paulo. “Assim, com foco nos pontos neurolinfáticos e neurovasculares, muitas técnicas foram desenvolvidas com a finalidade de harmonizar e restaurar o equilíbrio energético em diferentes níveis: estrutural, químico e emocional”, explica.

Esses pontos também estão associados aos meridianos, linhas energéticas que percorrem o corpo segundo a acupuntura. “A ativação deles por meio de automassagemtraz profundo bem-estar. E um resultado indireto desse equilíbrio interno é o semblante relaxado”, diz Eunice Barrak Ermel, acupunturista especializada em cinesiologia, de São Paulo. O melhor é que esse fluxo de energia saudável proporcionado pelos toques sutis é fácil de ser incorporado no dia a dia, como provou a dramaturga e jornalista Silvia Gomez, editora da revista Casa Claudia,  convidada para ser modelo desta reportagem. “Parar por um momento e fazer essa sequência me deu uma sensação boa, relaxante. É muito fácil decorar a sequência e repeti- la depois”, diz Silvia, casada e com um filho de 4 anos.

Com informações do site Casa.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Delícia do Taiti




Que tal uma receita de suco para energizar essa tarde de quarta-feira? Receita Delícia do Taiti, tome nota.

1 unidade(s) de limão
500 ml de água
quanto baste de açúcar
quanto baste de gelo

Corte o limão com casca em 4 pedaços e bata no liquificador com um pouco de água durante 5 segundos.
Coe com uma peneira fina. Em seguida despeje o restante da água e adicione açúcar e gelo. E bata no liquidificador por mais 20 segundos.

Receita do site Ciber Cook.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Veja dicas de decoração para deixar sua ceia ainda mais bonita para o Natal



Para decorar a ceia, é preciso se organizar. Na mesa, tanto os elementos do inverno europeu quanto os objetos mais tropicais estão liberados. O que não pode faltar é o clima de confraternização.

Chega o Natal, a árvore está pronta e a casa, arrumada. Mas, e a mesa da ceia? Uma bonita mesa já é tradição e faz parte do imaginário de tudo aquilo que envolve o Natal: família reunida, renovação de laços e esperança. Ela também ganha importância por representar uma fator de união familiar. Afinal, é em torno dela que todos se confraternizam e passam juntos uma das horas mais importantes do Natal.

De acordo com o decorador Eliton Brandão, a decoração da ceia deve combinar inclusive com os móveis da casa ou, então, causar efeito de contraste de estilos. "Um bom toque de modernidade à decoração mais tradicional é deixar a mesa sem toalha, apenas com o suplá", comenta. Suplá é o nome que se dá ao suporte que fica embaixo do prato. Ele pode ser de louça, metal ou plástico.

Brandão ressalta que, normalmente, as pessoas já vão preparadas para encontrar muito vermelho, verde e dourado. Apesar de se ter mais liberdade na hora de decorar a mesa, essas são as cores mais tradicionais e, na opinião do profissional, mais elegantes.

Se a escolha for uma decoração com estilo europeu, pode-se abusar de galhinhos e flores de pinheiro, folhas de pinho, bolas de Natal e dourado velho em cima da mesa. Como complemento, frutas secas e cristalizadas, além de frutas oleaginosas como nozes e avelãs.

Um cuidado especial a ser tomado é de não tampar a visão das pessoas com a decoração para que possam conversar e usufruir o momento. Portanto, principalmente no meio da mesa, não coloque objetos altos ou volumosos demais.

Com informações do site Correio Braziliense

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Tudo sobre sua alimentação no final do ano


O fim do ano é uma das épocas mais festivas do ano: Natal, Reveillon, confraternização na empresa, entre amigos e família. Por isso é muito comum sair da rotina, consumir calorias extras e cometer alguns excessos, porém muito cuidado e algumas orientações podem te ajudar nessa maratona de festas sem perder o pique, mantendo uma alimentação equilibrada. Aqui segue algumas destas orientações:

Amigo Chocolate ou amigo Guloseima
Caso você ganhe de presente uma cesta de chocolate, caixa de bombom ou outra guloseima rica em açúcar simples e gordura pense muitas vezes antes de devorá-la de uma vez só. Uma dica é:  Divida o presente com o namorado, marido, mãe e irmãos e a sua parte consuma em pequenas porções. Assim você consegue controlar e reduzir a quantidade de “calorias extras” do presentinho.

Dia de compras e preparo das festas
Não deixe de se alimentar de 3 em 3 horas, mesmo na correria das compras, leve na bolsa frutas ou barra de cereais. Esses são trunfos para um lanchinho mais leve fora de casa. Não se esqueça de uma boa hidratação. Durante o dia transpiramos e deixamos de repor os líquidos perdidos. Muito cuidados nos dias mais quentes! Lembre-se da garrafinha de água a todo tempo ao alcance das mãos.

Festas de confraternização do trabalho
Não vá para a confraternização com fome, antes tome um suco ou coma um sanduíche natural, assim reduz o apetite e a quantidade de salgadinhos, frituras, bolo, ou docinhos será reduzida. Prove apenas alguns petiscos e faça escolhas saudáveis: suco de fruta para substituir o refrigerante e a cervejinha; saladas antes da refeição principal; escolha na mesa de frios aqueles alimentos de baixo valor calórico, frutas, queijo branco, ovo cozido, azeitona, palmito) E muita atenção com as quantidades.

Na Ceia de Natal
Primeiro planeje um cardápio mais leve. Depois faça as preparações com produtos light, com reduzida adição de gordura e açúcar. Escolha pratos mais leves como saladas , carnes assadas e sucos. Como entrada opte pelas saladas, verduras cruas e um prato bem colorido, assim aumenta a saciedade. Para sobremesas abuse das frutas, principalmente daquelas da estação: abacaxi, ameixa, manga, melancia, nectarina e pêssego. Cuidado também nas quantidades, reduza o volume do prato principal.

Na festa de Ano Novo
Procure manter o ritmo que foi nas festas anteriores, faça sempre escolhas mais leves, bastante água e suco para hidratar as perdas hídricas do verão. Abuse das frutas, evite também as bebidas alcoólicas rica em “calorias vazias”. O ideal seria apenas uma taça de vinho para o brinde, nesta bebida se encontra os polifenóis com propriedades antioxidante.

Com informações do site a nutricionista

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Desvende os principais mitos e verdades sobre o sono



Nada como uma boa noite de sono, dormir é um momento sagrado é a hora em que relaxamos e renovamos nossas energias após enfrentar um dia agitado. “O sono é uma fase tão importante para a nossa vida quanto à vigília, estado desperto. A reorganização da atividade cerebral, a consolidação do aprendizado, o equilíbrio da bioquímica que rege as emoções e muitos outros fatores são mediados ou regulados durante o sono”, explica o Dr. Edson Issamu Yokoo, neurologista do Hospital São Camilo (SP). Para esclarecer algumas dúvidas frequentes a respeito do sono, o Dr. Edson e o também neurologista Dr. Leandro Teles (SP) comentou alguns mitos e verdades acerca do assunto:

Durante o sono o cérebro descansa
MITO. De acordo com o Dr. Edson, o cérebro nunca descansa. “Durante o sono, o cérebro realiza várias funções, como reordenar a memória dos fatos ocorridos no dia, alocando as informações importantes em locais de rápida recuperação, aquelas que contêm conteúdo emocional ou de alerta; consolidar o aprendizado das informações novas do dia e reorganizar os circuitos e a bioquímica dos neurotransmissores”.

O consumo moderado de bebida alcoólica relaxa e melhora o sono
MITO. “O álcool dá sono e relaxa algumas pessoas. No entanto, ele desorganiza a arquitetura interna do sono, tornando-o não reparador. Além desse efeito direto, ele também piora os episódios de ronco e apneia, causando microdespertares em quem ronca e atrapalhando inclusive o sono de quem está ao redor”, explica o Dr. Leandro.

Cochilar à tarde prejudica o sono da noite
MITO. Segundo o Dr. Leandro, não existe nenhuma evidência que o cochilo da tarde comprometa o sono da noite. O médico explica que é natural sentir sono após o almoço devido ao desvio de sangue para os órgãos relacionados à digestão, aliado a acidificação do estômago, reduzindo a acidez do sangue, o que gera sonolência. “Esse cochilo, no entanto, não deve passar de 30 a 60 minutos. Você troca um período de baixo rendimento no estudo ou trabalho por um descanso que aumentará o rendimento das atividades durante a tarde”, orienta.

Não é possível compensar a falta de sono durante a semana dormindo mais no final de semana
VERDADE. O sono encerra as atividades de um dia. Sono atrasado não fica acumulado no cérebro. “A compensação pela noite mal dormida deve ocorrer, idealmente, em até 24 horas. Após isso, os malefícios da privação de sono não são mais compensados adequadamente. Por isso, nada que deixar para dormir bem apenas nas férias, nos feriados e finais de semana. O melhor dia para dormir bem é hoje à noite”, acredita o Dr. Leandro.

Quem dorme pouco engorda
VERDADE. Diversos estudos relacionam a insônia ao ganho de peso: “Isso ocorre, pois durante o sono liberamos leptina, hormônio da saciedade. Quem dorme pouco libera mais grelina, hormônio da fome, e assalta a geladeira de madrugada com mais frequência”, brinca o Dr. Leandro.

Com informações do site Corpo a Corpo.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Quiche de queijo




Uma quiche é sempre uma ótima opção para acompanhar saladas em um jantarzinho informal para os amigos. A quiche de queijo é saborosa e fácil de fazer, vamos lá!

Para fazer a massa, você vai precisar de:
1 kg de farinha de trigo
500 gr de manteiga
4 unidade(s) de ovo
quanto baste de sal

E para o recheio:
1 litro(s) de leite
1 lata(s) de creme de leite
4 unidade(s) de ovo
quanto baste de sal
quanto baste de noz-moscada ralada(s)
300 gr de Mussarela picado(s)
quanto baste de gema de ovo
quanto baste de água

Modo de fazer a massa:

Coloque a farinha sobre uma mesa, abra um buraco no meio e junte a manteiga em temperatura ambiente os ovos e uma pitada de sal. Mexe com a ponta dos dedos e aos poucos faça movimentos circulares, adicionando farinha aos líquidos até misturar bem e formar uma massa lisa e homogênea. Embrulhe em filme plástico e reserve. Abre a massa e forre forminhas de quiche.

Agora é a vez do recheio:

Misture bem o leite com o creme de leite, os ovos , sal e uma pitada de noz-moscada. Coloque um pouco de queijo e encha com o creme. Pincele as quiches com a gema diluída. Como o recheio é quase líquido, pode salpicar com o pincel. Leve ao forno quente para assar por aproximadamente 30 minutos ou até dourar. Desenforme. Se não for comer na hora, reserve em temperatura ambiente e, na hora de servir, aqueça em assadeira, em forno pré-aquecido.

Anote ai outras sugestões de recheio: Presunto ou bacon com queijo gruyère, tomate seco. Também pode-se usar três tipos de queijos (gruyère, emmenthal e gouda) ou ainda aspargos frescos pré-cozidos, fundos de alcachofra ou alho-poró. Para tanto, basta refogá-los na manteiga com uma pitada de sal e proceder como na quiche de queijo.

Receita do site Cyber Cook.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Conheça os benefícios que alguns dias na natureza, e sem tecnologia podem trazer



Os mais jovens talvez achem pouco provável, mas houve uma época, há bem pouco tempo, em que a maioria dos usuários de internet só se conectava nos finais de semana. Mais precisamente, sábado depois das 14h e domingo o dia todo, e poucos tinham um eletrônico sempre à mão.

Hoje, mesmo celulares relativamente simples oferecem uma conexão contínua, e muita gente se sente “perdida” sem smartphones, tablets ou computadores por perto, contudo, se afastar de toda essa “praticidade” pode fazer muito bem ao seu cérebro.

Em estudo publicado recentemente no periódico PLOS ONE, um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos analisou os benefícios que alguns dias na natureza, e sem “tecnologia”, podem trazer ao cérebro humano: 24 voluntários responderam antes do passeio um questionário de 10 perguntas envolvendo criatividade, e tiveram média de 4,14 pontos; os demais (32) participantes fizeram o mesmo teste depois da caminhada e tiveram média de 6,08 pontos. O passeio durou menos de uma semana.

Por que você precisa passar um tempo em contato com a natureza?

“Excesso de algo bom não é bom e, para a criatividade florescer, você precisa se desconectar da tecnologia e se reconectar com o mundo natural”, afirma David Strayer, professor de psicologia da Universidade de Utah (EUA) e um dos autores do estudo.

Caminhar regularmente melhora a memória?

“Não temos certeza se o que ajudou foi o aumento da exposição à natureza ou a redução da exposição a tecnologia, mas é provável que tenha sido a mistura de ambos”, aponta. Ele lembra que, no “mundo real”, é difícil fazer uma imersão nas duas realidades, ligar-se à natureza ficando em frente a um computador ou com um smartphone nas mãos, ou conseguir prestar atenção em um aparelho eletrônico quando se está no meio de um parque.

Com informações do site Hypes Cience

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Frutas para vencer o cansaço



O final do ano é sinônimo de muita alegria e de um certo cansaço por conta do acumulo de todas as atividades desenvolvidas durante o ano. Conheça os tipos de fruta que, além de ajudarem no combate ao nervosismo, estimulam o bom humor e ajudam a vencer o cansaço

Laranja
Fonte de vitamina C, a frutas auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular e ajuda a combater o estresse.

Abacate
Fornece ao corpo gorduras saudáveis, que elevam os níveis de serotonina, estimulando a felicidade e o bom-humor.

Banana
Rica em carboidratos, potássio e magnésio, diminui a ansiedade e garante um sono tranquilo.

Jabuticaba
Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos naturais. Seus carboidratos fornecem energia.

Melancia
A fruta tem uma dose considerável da energizante vitamina B. Ela mantém o corpo no ritmo certo, além de refrescar imediatamente após o seu consumo.

Uva
Tem boas doses de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso e retardam o envelhecimento da pele.

Pêssego
Rico em aminoácido triptofano. Essa substância é convertida em serotonina pelo organismo, melhorando o sono e o humor.

Com informações do site M de Mulher.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Lichia uma ótima aliada para o projeto verão




Se o critério para fazer parte da sua dieta, ainda mais no verão, é não pesar na balança, saiba que essa fruta de origem chinesa é uma das menos calóricas, ainda mais se comparada com outras delícias que aportam nos supermercados nesta época de festas de final de ano.

"A licha tem apenas 6 calorias, o que representa, mais ou menos, 0,3% do que um adulto pode comer ao longo de um dia", estima a nutricionista Raquel Magalhães, do Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. Ou seja, se devorar dez unidades suculentas, só irá gerar energia o suficiente para tostar em uma atividade bem simples, como fazer a cama ou arrumar a mala para um final de semana na praia. Algo assim.

Mas a leveza do fruto não é o único argumento a seu favor na discussão de estratégias antiobesidade. Veja que curioso: um estudo da Universidade de Hokkaido, no Japão, analisou a perda de gordura abdominal em voluntários que receberam extrato de lichia. "Ao fi nal de dez semanas, eles derreteram 15% a mais de gordura na região da barriga do que os participantes tratados com placebo", explica por e-mail, com exclusividade a SAÚDE!, o médico Jun Nishihira, que conduziu a pesquisa. Ele até revelou sua suspeita: o efeito se deve à cianidina.

A cianidina é um pigmento que tinge a casca de vermelho e, apesar da brancura da polpa, também se faz presente nela, ainda que em quantidades bem menores, mas incrivelmente eficientes na ação sobre as gorduras. "Vale lembrar que não existem alimentos milagrosos para o emagrecimento", alerta Mirian Martinez, nutricionista do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, ao ouvir a notícia. "A lichia pode, sim, dar uma força se associada a uma dieta equilibrada e à prática de atividade física para cumprir essa função." Não adianta se esbaldar com ela e, em seguida, comer um panetone inteiro, por exemplo. Por falar em se esbaldar, Nishihira não determinou ainda a quantidade ideal de frutinhas a ser consumida para perder centímetros na cintura. Então coma à vontade, sem dispensar acompanhamentos saudáveis.

Outro encanto da lichia é ser uma fonte de vitamina C: com apenas seis frutas, você já alcança a recomendação de ingestão diária do nutriente de um jeito doce, doce... "A vitamina estimula o sistema imunológico, aumenta a resistência às infecções, auxilia a cicatrização de feridas, aumenta a absorção do ferro pelo intestino e evita o envelhecimento precoce", enumera Carla Christimann, nutricionista do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

Só que, justamente por ser rica em vitamina C, a frutinha exige alguns cuidados. Quando submetida ao calor ou em contato com a luz, a substância se perde. Por isso, deve ser armazenada em locais frescos e escuros e, de preferência, ser consumida in natura.

Já o mineral que aparece em maior abundância no fruto chinês é o potássio. "Ele atua no equilíbrio da água do organismo, ajuda no armazenamento de proteínas musculares, na função renal, na contração do músculo cardíaco e no relaxamento muscular em geral", diz Solange Saavedra, gerente técnica do Conselho Regional de Nutrição de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O potássio também é conhecido por seu poder anticâimbras e, por isso, pode ser consumido em boas doses por quem pratica atividade física.

Para os brasileiros, a lichia é uma mania de consumo mais recente, que só nas últimas décadas começou a aparecer à mesa, olhe lá, que ainda é difícil encontrá-la em algumas regiões. Mas os chineses tiram proveito da frutinha há tempos. Seu cultivo é conhecido desde 1500 a.C. e cresce ano a ano, principalmente no sudeste daquele país. No Brasil, a primeiríssima lichieira foi plantada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em 1810, e serviu para alegrar o olhar dos visitantes porque os frutos só passaram a ser comercializados 160 anos depois. Hoje, a lichia é cultivada principalmente no estado de São Paulo, responsável por 90% da produção nacional.

A cianidina, que assegura a ação antiobesidade da lichia, e outras substâncias classificadas como antocianinas, todas pigmentos, são antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce e diversas doenças. Funciona assim: dentro do corpo, essas substâncias doam elétrons aos radicais livres, estabilizando-os e impedindo que provoquem alterações celulares. "Ao captar os radicais livres, as antocianinas colaboram para prevenir problemas cardíacos e câncer", afirma Eliana Vellozo, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo.

Com informações do site Saúde.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Óculos de sol: um importante item na defesa contra a ação nociva dos raios solares



Nos dias ensolarados, usar óculos com filtro especial contra os raios deve estar no topo de suas prioridades. Quem se expõe ao sol sem proteção tende a sofrer com doenças como a catarata e a degeneração macular. É imprescindível que as lentes dos óculos de sol tenham filtro contra a radiação. 

Devemos usá-los todos os dias? 
Quem trabalha na rua ou vai passar muitas horas ao ar livre não pode abrir mão do acessório. Já as pessoas que costumam ficar em ambientes fechados não expõem seus olhos ao perigo com tanta frequência e intensidade. Mesmo assim, não custa lançar mão do seu par enquanto estiver se deslocando de um lugar a outro. 

Os óculos são válidos mesmo nos dias nublados? 
"Sim!", responde enfático o oftalmologista Renato Neves. "Da mesma maneira que a pele pode ficar bronzeada quando o céu está encoberto, os olhos também recebem a parcela da radiação que atravessa as nuvens", compara. 

Dá para confiar no selinho que indica que as lentes têm proteção? 
A olho nu não tem outro jeito, pois não dá para diferenciar os óculos protegidos de outros sem proteção. Mas existe uma máquina chamada fotômetro que mede a quantidade exata de radiação bloqueada pela lente. O aparelho está disponível em consultórios médicos e nas boas óticas do país. 

Lentes cor-de-rosa, azuis... Elas também protegem? 
O que conta mesmo é a presença daquela substância que bloqueia os raios ultravioleta, o que independe da cor das lentes. O fato de o tom ser mais escuro ou mais claro pouco importa nesse caso. O que alguns especialistas afirmam é que tonalidades capazes de distorcer demais as cores do mundo real acabam irritando os usuários. Mas essa é outra história. 

As lentes bem escuras são as mais indicadas? 
Mais uma vez, o que importa é se os óculos são ou não são protegidos contra a radiação solar. Lentes escuras são mais confortáveis para indivíduos com fotofobia, ou seja, que não suportam claridade. Não quer dizer que, sem filtro, protejam seus olhos dos efeitos cumulativos dos raios. Ao contrário. 

Os óculos que escurecem conforme a intensidade de luz são confiáveis? 
Qualquer tipo de lente, mesmo aquelas transparentes de grau ou as de contato, pode receber o tratamento anti-UV. Os modelos fotossensíveis, que mudam de tom conforme a claridade, não são exceção. E, com o devido filtro, podem ser uma boa para quem não gosta de ficar trocando de acessório. 

Aqueles óculos com lentes amarelas, vendidos a quem vai dirigir à noite, protegem os olhos do sol? 
A lente, seja ela qual for, é boa quando bloqueia pelo menos 99% dos raios solares nocivos. As amarelas e as marrons são, de fato, especialmente indicadas para quem vai dirigir. "São cores que neutralizam os tons do asfalto e da neblina", justifica Renato Neves. 

As crianças também precisam usar óculos de sol? 
"Com certeza!", responde Marcelo Martins Ferrero Júnior. "Não existe uma idade mínima para o uso do acessório. Assim que o pequeno começar a se expor ao sol já é hora de ganhar o seu par", acrescenta. "Mas é preciso ter bom senso", rebate o oftalmologista Élcio Sato. "Se a garotada só ficar sob o sol nos horários considerados seguros - até 10 da manhã e depois das 4 da tarde -, não há tanta necessidade, muito menos se estiver usando um chapéu ou um boné", comenta. 

Afinal, o que deve ser levado em consideração na hora de escolher o modelo? 
A proteção contra a radiação solar é obrigatória. Além disso, é importante que as lentes sejam de marca confiável. "Do contrário, independentemente da cor, elas podem distorcer a visão, causando dores de cabeça", alerta Élcio Sato. Outra dica é procurar na peça o selo da Abiótica - Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos -, que garante a procedência dos óculos. E, para evitar problemas no futuro, compre o seu par numa loja conhecida. "Dessa maneira, é possível reclamar de qualquer defeito", ensina Élcio Sato. 

Barreira efetiva 
O segredo de um bom par de óculos de sol está em suas lentes. Algumas já recebem substâncias que bloqueiam os raios durante a sua fabricação. Outras passam por um tratamento depois de prontas no qual é aplicada uma substância transparente que tem a ação de um escudo. 

Entenda como o fotômetro mede a quantidade de radiação bloqueada pela lente 
O mecanismo é simples. Na parte de baixo do equipamento existe uma fonte de raios ultravioleta. Na superior, há um sensor que mede a porcentagem de radiação que vai de uma extremidade a outra. Quando uma lente é colocada entre esses dois pontos, o sensor marca a quantidade de raios UV que conseguiu atravessar o material.

Com informações do site Saúde. 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Rabanada, uma receita típica de festas de final de ano




Todo mundo já está pensando na Ceia de Natal, por isso a nossa receita hoje é de um prato típico na ceia do dia 24. Apesar de ser uma receita típica de festas de final de ano, a rabanada pode ser saboreada em qualquer época e, esta receita, é maravilhosa!

Você vai precisar de:

1 lata(s) de leite condensado Mococa
1 lata(s) de leite
3 unidade(s) de ovo
4 unidade(s) de pão francês em fatias
quanto baste de açúcar
quanto baste de canela-da-china em pó

Modo de preparar:

Misture o leite condensado e o leite.Bata com o garfo os ovos. Esquente uma frigideira com óleo mas não deixe ficar tão quente.
Passe bem as fatias de pão na mistura de leite e depois nos ovos batidos.
Frite até dourar de ambos os lados em seguida passe no açúcar com canela e sirva-se!

Com informações do site Cyber Cook

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Aprenda a curtir uma data tão especial como o natal, à sua maneira



Todo fim de ano, o mesmo ritmo: Shopping lotado, trânsito, preparativo de ceia, compra de presentes. É nessa hora que vale a pena tirar a lista de compras da frente e entender os significados mais originais dessa data.

Qual é a origem?

O Natal é herdeiro de uma homenagem ao deus Sol, que acontecia no hemisfério norte. Era um festa para marcar o solstício de inverno, quer dizer, o dia mais curto e escuro do ano, que cai perto de 22 de dezembro. Representava uma comemoração pela chegada da luz, pois depois daquela data os dias ficavam mais ensolarados. No fim do século 4, o papa Júlio I decreta o dia 25 de dezembro como data para celebrar o nascimento de Cristo.

A figura do Papai Noel só se integrou aos rituais depois. Veio de Nicolau, bispo da região da Turquia, que tinha fama de presenteiro. Depois, sua fama se espalhou pela Europa e ele virou santo. O nome Noel vem da expressão francesa usada para designar o Natal. Em Portugal, ele é Papai Natal. Em inglês, é Santa Claus. As roupas vermelhas e a carinha rechonchuda do bom velhinho se popularizaram graças à publicidade.

O sentido do Natal

Cada um de nós pode dar seu próprio sentido ao Natal. Quem vai negar a importância da renovação, do encontro com quem a gente gosta, da exaltação da paz? Pois esses são alguns dos significados do Natal, que às vezes se perdem no meio dos afazeres e da sensação de que não sabemos direito o que estamos festejando.

Esse sentimento de renovação fica ainda mais presente por conta do fim do ano, quando as pessoas fazem balanço de suas vidas. É hora de festejar o que deu certo, de fazer planos para o futuro, mas também de encarar perdas e frustrações com aquilo que não aconteceu como se desejava. Como as festinhas de Natal promovem o reencontro entre as pessoas e as famílias, essa revisão passa também pelas relações com os outros. O que não dá é para ficar feliz por obrigação, só porque o Natal simboliza a alegria.

Nossas dicas:

Recorde a infância. Lembre-se do que você mais gostava nos Natais da sua infância e tente repetir o que traz boas lembranças.

Não se obrigue. Descubra do que você não gosta no Natal e evite. Não se obrigue a participar e fazer coisas que sejam desagradáveis.

Experimente experimentar. Reduza os gastos e convide outras pessoas a fazer o mesmo, buscando alternativas a despesas tradicionais. Será divertido experimentar algo mais criativo.

Deixe a culpa. Ao menos neste dia, você não é o responsável pela miséria do mundo, pelos desentendimentos da família, pela roupa que sua filha diz que não tem, por isso, por aquilo...

Dê vida às tradições. Considere as origens e tradições que fazem sentido para você, sua família ou amigos e vá fundo nesse resgate. Isso dará mais sabor a tudo.

Respeite sua vontade. Se você realmente não está a fim de Natal, diga para as pessoas que resolveu fazer um retiro, que continua gostando muito de todos e vá.

Faça menos. Uma ceia não precisa ter dez pratos diferentes, para fazer sucesso. Um pequeno menu bem saboroso basta para uma noite e um dia seguinte de muitos prazeres à mesa.

Com informações do site M de Mulher

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Fazendo Pilates durante tarefas rotineiras




Cada vez mais pessoas conhecem e praticam pilates, se beneficiando de seus efeitos. Porém, observamos que todo o trabalho realizado se perde, se não for aplicado também nas outras atividades que desempenhamos no dia-a-dia.

Afinal, de nada adianta aprender e executar perfeitamente os exercícios sob a orientação de um professor, acionando devidamente o centro de força, esforçando-se para alcançar o maior alongamento possível e mantendo a melhor postura, se imediatamente após a sessão, às vezes antes mesmo de deixar o estúdio, caímos nos mesmos velhos e maus hábitos.

A proposta do Pilates é melhorar a saúde das pessoas, conscientizando-as e dando os instrumentos necessários para que isso seja atingido por cada um, em seu tempo e dentro de suas possibilidades. Mas para que isso realmente aconteça, além de contar com um método de exercícios que respeite a biomecânica, que seja capaz de fortalecer e alongar equilibradamente todo o corpo e possa proporcionar a prevenção e a reabilitação de lesões, precisamos aplicar seus conceitos também no dia-a-dia.

Os princípios do método Pilates podem ser aplicados em todas as atividades humanas: no trabalho, em casa, nos esportes que praticamos, ao dirigirmos o carro, no transporte público, enquanto estamos no lazer ou sentados no cinema, por exemplo. Até mesmo nas tarefas mais enfadonhas é possível aplicar os princípios do Pilates. Por exemplo, se estiver em pé numa fila, observe sua postura. Procure manter a coluna ereta com o abdome acionado, distribuindo melhor o peso do corpo nos pés, joelhos e quadris. Faça isso ao invés de se ocupar com qualquer outra tarefa que afaste você do controle consciente de seu corpo. Dessa forma, podemos dizer que estamos praticando Pilates em uma postura do dia-a-dia, e aplicando seus princípios de consciência, controle e acionamento do centro. Isso mostra o quanto somos "senhores" de nossa atitude de forma consciente.

O mesmo se aplica ao realizar exercícios de musculação, um arremesso de basquete, um passo de dança ou simplesmente sentar à frente do computador. Em todas essas atividades, esportivas ou não, é necessário se mover da melhor maneira, sabendo relaxar os músculos que não estão sendo solicitados, deixar de colocar força ou tensão em movimentos desnecessários e realmente se concentrar em realizar movimentos, respeitando nossa biomecânica. Estando conscientes de nossa postura, do controle respiração, do acionamento do centro de força, vamos nos mover com maior consciência e controle, evitando lesões e até mesmo melhorando nosso desempenho na prática esportiva.

Cada vez mais a consciência e a realização desses princípios fora do ambiente dos estúdios devem ser incentivadas pelos professores do método, inclusive pensando em praticar de uma nova maneira, antigas modalidades de esportes e de condicionamento físico. Ao incorporar essas informações, você dará maior consciência e eficiência à sua prática esportiva.

Penso que realmente moderno é nos tornarmos conscientes de nossos corpos, de nossas atitudes e isso irá efetivamente gerar em nossa vida mais autoconhecimento, saúde e equilíbrio. Isso vale para os praticante e, principalmente, para os profissionais da área da saúde, que não têm mais desculpas para não conhecer e experimentar essa técnica, ainda que não optem por atuar profissionalmente com ela.

E quanto mais cedo nos apropriarmos desses conhecimentos e os incorporarmos nas nossas atitudes diárias, mais nos tornaremos capazes de proporcionar um salto de qualidade na nossa saúde e na qualidade de vida.

Com informaçôes do site Personare.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Chá, um poderoso aliado para promover o seu bem-estar



Para os chineses, tomar uma xícara de chá não é apenas desfrutar o sabor da bebida. Trata-se de uma forma de relaxar, refletir e apreciar a natureza. O Brasil, país do cafezinho, também já se rendeu aos benefícios do chá. Um dos principais fabricantes do produto, indicam que no último ano houve um crescimento de 8% no mercado de chás secos e a granel.

Dos chás provenientes da Camellia Sinensis, preto, verde, branco e oolong, o mais consumido é o chá preto, seguido do chá verde. Estudos da Escola de Agricultura, Alimento e Desenvolvimento da Universidade de Newcastle, na Inglaterra. Os estudos indicam que o chá verde é rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, na prevenção do câncer, tendo efeito antienvelhecimento, e na queima de gorduras.

Com menor concentração de cafeína de todos os tipos de chá, o chá branco caiu no gosto do consumidor.

Verde: para esse tipo de chá, as folhas da Camellia Sinensis são estendidas ao sol ou em local fechado com ar quente para secagem até ficarem ligeiramente murchas e macias. Em contato com a água quente, resultam em um líquido de cor amarelo-esverdeada, de sabor adstringente ou picante.

Branco: deriva da secagem dos brotos de uma variante da Camellia Sinensis, que cresce no alto das montanhas chinesas. Seus minúsculos pêlos prateados é que conferem ao chá a aparência branca. É mais raro, e o preço bem mais elevado do que o do chá verde e preto.

Oolong: chamado de chá semifermentado ou semioxidado, ele é produzido em pequenas quantidades, pois as folhas não devem ser muito novas nem maduras demais. É uma bebida de coloração vermelho-dourada, com aroma e sabor leve e delicado.

Preto: os chineses chamam este chá de vermelho por causa da cor do líquido, que resulta do processo de produção - secagem, rolagem, oxidação e torrefação. Vale lembrar que, quanto menores os pedaços das folhas de chá preto, mais rápido será o preparo.

Aromatizado: é o chá verde, o preto, o oolong ou uma mistura deles, com a adição de aromas naturais, destilados ou extraídos de flores, frutas, ervas e especiarias. Entre eles, o earl grey, aromatizado com bergamota.

Com informações do site M de Mulher.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Dicas infalíveis para ter uma pele mais bonita




O caminho para uma pele mais jovem e saudável pode estar mais perto do que você imagina. Ingerir os alimentos corretos ajuda a prevenir rugas, atenuar olheiras, evitar o ressecamento e melhorar a maciez e a elasticidade da pele. Pensando nisso, confira abaixo quatro dicas para alcançar esses objetivos. Você entenderá por que incluir no cardápio alimentos como frutas cítricas, quinua, soja, abacate, entre outros, pode significar o começo de uma aparência mais bonita.

Prevenir rugas

Ricas em vitamina C, as frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi, tangerina, ameixa, entre outras, funcionam como um fotoprotetor, ou seja, protegem a pele dos efeitos do sol. A ingestão desses alimentos previne rugas, envelhecimento precoce e lesões pré-cancerosas.

Atenuar olheiras

Quem nunca teve uma noite mal dormida e foi vítima das desagradáveis manchas escuras ao redor dos olhos? Mas não é só a falta de sono que facilita o aparecimento das olheiras. Ansiedade e estresse também podem piorar ainda mais a aparência do rosto. Cansado e agitado, o corpo aumenta os níveis de cortisol, responsável pela inflamação na área dos olhos.

Além de dormir pelo menos seis horas por noite, é fundamental incluir no cardápio alimentos ricos em beta-sitosterol, como o abacate, capazes de reduzir os níveis de cortisol e, consequentemente, amenizar as olheiras. De acordo com a nutricionista Thais Souza, também é importante eliminar as toxinas do organismo. "As toxinas são eliminadas do corpo pelas fezes e pela urina. Sendo assim, fortaleça os rins ingerindo suco de cranberry, quinua, feijão azuki e clorela", ensina.

Para um efeito mais rápido, aplique compressas frias com infusão de camomila, ao redor dos olhos. Cremes com princípios antiinflamatórios, que utilizam em sua fórmula romã, algas e aloe vera também são eficazes na diminuição das manchas escuras.

Evitar ressecamento e melhorar a elasticidade da pele

A nutricionista explica que a pele possui receptores de isoflavonas, um hormônio vegetal semelhante ao estrógeno, que evita o ressecamento e melhora a elasticidade da pele. Para conseguir esses efeitos, a dica é preparar receitas com soja, que é rica em isoflavonas, imprescindível para a beleza da pele.

Além disso, o chocolate também possui ação hidrante. Rico em minerais como potássio, fósforo, ferro, cálcio, zinco, cobre, cromo e vitaminas E, B1 e B2, essa substância é excelente para a pele. Produtos feitos à base de chocolate também clareiam manchas, especialmente quando aplicados como máscaras faciais. E os benefícios não param por aí. O cacau previne o envelhecimento precoce, já que é um poderoso antioxidante.

Melhorar a maciez

O caminho para manter a maciez da pele começa pelo intestino. Quando este órgão funciona bem, as toxinas são liberadas mais facilmente pelo organismo, dando espaço para uma aparência saudável. Nesse sentido, beber diariamente água, sucos, chás ou água de coco aumenta e facilita a eliminação do bolo fecal, hidratando a pele.

Com informações do site Personare.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Salada Flash



A nosso sugestão de receitinha hoje é uma salada que você prepara rapidinho. Confira o passo a passo:

Ingredientes:
3 colheres de sopa de mostarda amarela
3/4 xícara de chá de azeite de oliva
Sal a gosto
Pimenta-do-reino preta moída na hora a gosto
1/4 xícara de chá de creme de leite fresco
1/4 maço de rúcula
1/4 maço de alface lisa
1/4 maço de alface roxa
25 unidades de uva sem sementes cortadas ao meio
2 xícaras de chá de frango desfiado
3/4 xícara de chá de floco de milho sem açúcar

Modeo de fazer:
Em uma vasilha redonda, coloque a mostarda amarela e, aos poucos, acrescente o azeite, batendo com um garfo até ficar levemente espesso. Junte o sal, a pimenta e o creme de leite. Mexa bem e transfira para uma saladeira.
Por cima do molho, coloque a rúcula, as alfaces lisa e roxa, a uva e o peru desfiado. Na hora de servir, misture os ingredientes e polvilhe os flocos de milho. Sirva em seguida.

Com informações do site Sadia.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Perfumando a casa com muita criatividade



Você vai receber amigos, ou mesmo recebe uma visita inesperada e não tem a mão um produto para perfumar o ambiente, saiba que existem diversas maneiras naturais de perfumar casa. Você pode lançar mão de umas receitinhas caseira que são sucesso.

Uma das mais simples é preparar “chás” aromáticos especificamente para esse fim. Uma receita bem fácil é adicionar à água de uma panelinha um punhado de cravos-da-Índia, um ou dois paus de canela e algumas estrelas de anis. Deixe ferver o tempo que quiser ou até que o ambiente esteja perfumado ao seu gosto.

O mesmo princípio vale para esta outra receita, com um aroma um pouco mais elaborado: coloque em uma panela com água 1 limão cortado em rodelas, alguns ramos de alecrim e duas colheres de chá de essência de baunilha. Você pode ainda criar receitas customizadas ao seu gosto. Preparar um “chá” perfumado só de cítricos, feito com cascas de laranjas, tangerinas e limões sicilianos, por exemplo.

Sua criatividade é sempre o limite.

Com informações do site Casa da Chris

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Conheça os benefícios de modalidades como lutas e artes marciais



Poucas atividades físicas são tão completas quanto as lutas. Além de melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, a respiração, a postura e a coordenação motora, esses exercícios relaxam, aumentam os reflexos e ainda são capazes de transmitir aos praticantes conceitos de hierarquia, concentração e disciplina.

Uma hora de muay thai, jiu-jitsu e MMA (Mixed Martial Arts) pode queimar até 700 kcal. Mas é preciso tomar alguns cuidados antes de começar: faça uma avaliação física e cardiovascular, aprenda as técnicas corretas e proteja com luvas as articulações dos seus punhos.

Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca e os lutadores Demian Maia e Daniel Sarafian, as artes marciais podem ajudar a emagrecer e ganhar massa muscular, além de diversão e qualidade de vida.

O muay thai, que surgiu na Tailândia, por exemplo, envolve saltos, chutes, socos e mudanças de direção. Já o jiu-jitsu e o judô trabalham mais a força, o contato com o solo, com o adversário, e ensinam a erguer o outro, levantá-lo e arremessá-lo contra o chão.

Para quem não é sedentário, mas tem braços fracos, o boxe é a melhor alternativa. A modalidade não só ajuda a melhorar a musculatura dos membros superiores, mas também fortalece o tronco.

O kung-fu, por sua vez, aprimora os reflexos: exige ataques, esquivas e defesas, e trabalha o tempo de reação desde o começo.

A prática de lutas libera dois neurotransmissores diferentes no cérebro: a endorfina e a serotonina, que promovem uma sensação de prazer e bem-estar.

E a preparação para uma luta é tão importante quanto o "combate" ou contato físico em si. Pular corda, fazer flexões, abdominais, circuitos com obstáculos, alongamento, corrida e treinos de reflexo e flexibilidade acabam sendo, na prática, muito mais valiosos para o praticante do que a parte que envolve interação com o outro.

Contra-indicações
Não devem praticar lutas: Pessoas com problemas nas articulações e quem não pode fazer atividade física intensa

O que comer
Antes da luta: de uma a duas horas antes, faça uma refeição rica em carboidratos para dar energia;
Durante a luta: principalmente para treinos de pelo menos 1 hora, tome um isotônico ou suco de frutas no intervalo;
Depois da luta: consuma alimentos ricos em carboidratos e proteínas, como um sanduíche de peito de peru, queijo branco, pão de forma e requeijão light.

Manutenção de equipamentos
Uma boa dica é ter talco sempre à mão. Ele ajuda a manter as luvas, os protetores de rosto e outros equipamentos de luta sempre secos e higienizados.

O talco deve ser passado depois de o suor secar naturalmente nos equipamentos. Ele suga a água restante dos tecidos e deixa os aparelhos mais secos e com um cheiro agradável. Não use o talco quando o equipamento ainda estiver molhado.

Outra atitude importante é fazer com que os aparelhos sequem no lugar certo. Tudo o que leva couro, por exemplo, não deve ser exposto ao sol. É importante deixar o equipamento em um ambiente arejado, mas que não seja úmido.

Dicas de higiene
Antes de usar luvas coletivas, como as de academia, certifique-se de estar com as unhas bem cortadas, para evitar a entrada de micro-organismos.

Depois disso, lave bem as mãos com água e sabão e, se possível, passe álcool em gel.

Com informações do site G1.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Conheça os doces que você pode comer sem culpa


Já houve o tempo em que fazer dieta consistia em combinar disciplina com matemática. Disciplina para se manter fiel às rigorosas regras impostas por nutricionistas e médicos. E matemática para contar calorias e ver se a soma delas seria menor que os gastos calóricos do dia. Emagrecer era como um desafio militar.

Funcionou para muitas pessoas, embora inúmeras outras tenham desistido no caminho. E pior: cada desistência representava um sério risco de efeito sanfona. Perdia-se um pouco de peso no início, mas depois tudo era recuperado com até alguns quilinhos a mais de brinde.

Hoje, a estratégia de muitas nutricionistas é diferente, um pouco mais, digamos, permissiva. Não é preciso tanta rigidez para emagrecer ou manter o peso desejado. Comer é algo prazeroso e isso não pode ser negado. Comer é também algo necessário para a saúde, algo que deve ser feito com equilíbrio para suprir as necessidades do corpo.

“Contar calorias não é mais o objetivo da nutrição, temos que levar em conta as vitaminas, minerais, fibras e tornar isso tudo prazeroso e parte da alimentação diária”, explica a nutricionista Mariana Froes, do Centro Multidisciplinar da Dor, no Rio de Janeiro.

E o melhor de toda a história é que não precisamos excluir a sobremesa de nossas refeições. Isso mesmo. Um docinho depois do almoço ou do jantar não faz tão mal para o corpo, nem pesa tanto na balança. Basta saber quais doces escolher e quanto deles você pode aproveitar.

Os doces podem até ser apreciados como refeição intermediária, entre almoço e jantar, como lanche da tarde. Afinal, uma das principais recomendações para se manter em forma hoje em dia é fracionar as refeições. Uma dica interessante é comer uma fruta antes de saborear o doce.

“Isso pode aumentar a saciedade. Assim a pessoa ingere menos doce, e essa ingestão é feita mais pelo prazer do que pela fome”, explica a nutricionista Vanderlí Marchiori, secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.

Nos doces mais calóricos, típicos de final de ano, a especialista recomenda substituir o creme de leite por creme de soja. “A receita fica muito parecida”, garante. E também vale usar leite condensado light para reduzir a quantidade de calorias.

Ouvimos alguns nutricionistas e separamos cinco sugestões de doces para comer sem culpa. São alternativas com bons valores nutricionais, que também ajudam a manter a pele bonita e previnem doenças. Veja só:

Gelatina de frutas
Acrescente pedaços de frutas em potes pequenos ou grandes de gelatina. A fruta não precisa ser necessariamente a mesma do sabor da gelatina. Gelatina de morango combina com outras frutas vermelhas. Já a gelatina de abacaxi pode se sair bem com pedaços de frutas cítricas.

Musse de maracujá
Parece mentira, mas dá para aproveitar um belo musse de maracujá sem precisar sentir culpa depois. Primeiro, troque o leite condensado por leite condensado light. Depois, use creme de soja em vez de creme de leite. Como o sabor do maracujá é muito forte, ele irá predominar na receita, apesar das alterações. Cítrico e geladinho, combina com o verão. Só não coma mais do que uma porção, cerca de 4 colheres de sopa.

Frutas em calda ou compotas
Os dois grandes atrativos destes doces são variedade e praticidade. “Várias frutas já são comercializadas neste formato e também é possível prepará-las em casa”, observa a nutricionista Vanderlí Marchiori. Elas são ricos em vitaminas e capazes de satisfazer o desejo por doces, mas sem ser carregadas em calorias. Mesmo assim, a recomendação é desfrutar sem exageros.

Picolés de frutas e sorvete natural de banana
Esses são os sorvetes menos calóricos que existem. E não precisa ser diet. Cada unidade tem entre 60 e 110 calorias, dependendo da marca e da fruta que dá base ao sorvete. Dá para comer sem tanta paranóia. Só evite as coberturas e outras combinações, pois elas podem triplicar o número de calorias do sorvete. “São boas opções para o verão”, ressalta Vanderlí.

Outra alternativa é o sorvete natural de banana. "Congele bananas maduras com casca, em papel manteiga. Tire a casca, bata no liquidificador com cacau e consuma imediatamente", ensina Mariana.

Bomba de chocolate
Se você gosta de chocolate, coma chocolate. Para que se privar deste prazer? Esse doce delicioso tem também seus atrativos nutricionais. Ele pode ajudar na produção de serotonina, que proporciona sensação de bem-estar e até ameniza sintomas da TPM. Chocolate ainda contém antioxidantes, substâncias que retardam o envelhecimento das células e favorecem o sistema circulatório. Por fim, uma bomba de chocolate tem menos calorias do que você imagina. São cerca de 300, dá para queimar em 30 minutos de corrida. Só não vale comer todo dia, ser sedentário e ainda querer emagrecer.

Com informações do site IG.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Conheça o modo certo de usar protetor solar


Protetor solar é item essencial para cuidar da pele independente da estação. Porém há ainda muitas dúvidas em relação ao modo de usá-lo. Como aplicar o produto corretamente? Devo passá-lo em casa? Qual a quantidade ideal? Sim, tudo isso vai interferir na sua proteção. Para tirar máximo proveito desse produto, esclareça as suas dúvidas

Quando passar?
Apesar de algumas marcas garantirem proteção imediata, os dermatologistas ainda recomendam espalhar o produto cerca de 20 minutos antes de se expor ao sol e, de preferência, antes de ir à praia ou à piscina. A explicação é simples: em casa, na frente do espelho, você consegue aplicar o creme de forma uniforme. Além disso, a pele está livre de areia, suor ou água, o que garante melhor eficácia.

Quanto passar?
O efeito do protetor solar depende totalmente da quantidade de produto que é espalhada na pele. Não vale usar uma gota de creme para o corpo todo e se sentir protegida. Se esse processo não for realizado da forma correta, a proteção se torna menor do que a indicada na embalagem. "Uma aplicação incorreta pode comprometer mais da metade do poder de ação do FPS", avisa Graça Silveira. Veja a quantidade ideal:

Rosto e pescoço: aplicar uma quantidade equivalente a dois grãos de feijão nas duas áreas.

Mãos e pés: aplicar uma quantidade equivalente a dois grãos de feijão para cada área.

Pernas, coxas, braços e tronco: calcule uma colher de chá para cada uma dessas áreas.
Preciso reaplicar?

Procure espalhar o cosmético de forma homogênea, formando uma espécie de capa invisível na pele. Se você passou o produto em casa, vale dar um reforço nas áreas que ficam mais expostas ou que sofreram atrito com a roupa, com a bolsa ou até mesmo com o cinto de segurança do carro. Reaplique a cada duas horas de exposição contínua ao sol, mergulho, exercícios físicos e transpiração excessiva.

Com informações do site M de Mulher

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sobremesa delícia de abacaxi com creme de coco



Delícia de abacaxi com creme de coco é a nossa guestão de sobremesa para hoje, irresistível e fácil de fazer.
    
Ingredientes para fazer o doce:
1 abacaxi maduro lavado e descascado
1 xícara de açúcar
2 colheres (chá) de gengibre picadinho
cravo a gosto

O creme:
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco (200ml)
1/2 xícara de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho

E para finalizar a cobertura:

100 g de coco ralado

Modo de preparo:
Em uma panela levar ao fogo:abacaxi picado, açúcar,gengibre e cravo.

Deixar até secar toda água que junta durante o cozimento.Reservar para esfriar.

Em outra panela levar ao fogo:leite condensado,leite de coco e o amido de milho diluído no leite.

Misturar bem e mexer até ferver e engrossar.

Em um recipiente único ou individuais colocar:doce de abacaxi,creme de coco ainda morno e cobrir com coco ralado.

Para finalizar levar à geladeira por alguns minutos.

Receita do site Globo.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Natureza uma aliada no combate do estresse


Estudos científicos e especialistas apontam que usar a natureza a seu favor é uma ótima alternativa para relaxar. Morar em cidades com poucas paisagens verdes não é desculpa, pois as sugestões para escapar da rotina são simples: vale desde ouvir sons da natureza até andar com os pés descalços na terra.

Andar com os pés na terra

A prática de usar os pés para aumentar o bem-estar já foi encontrada em diferentes civilizações há centenas de anos. "No Japão, no século XII, os samurais cortavam bambus e andavam sobre eles para fortalecer a perseverança", afirma a terapeuta corporal Alda Martinelli, de São Paulo. A aplicação de pressão nos pés tem apelo terapêutico nos dias de hoje: serve para revitalizar, energizar e até prevenir e curar problemas nos ossos, músculos e circulação.

Ao reservar alguns minutinhos do dia para caminhar com os pés descalços na terra, você sente melhor as diferentes superfícies e temperaturas. "Com isso, você mobiliza a musculatura tensionada ou enfraquecida, promovendo relaxamento e revigorando outras partes do corpo por reflexo de pontos presentes no pé", explica a terapeuta.

Respirar o ar de áreas verdes

O contato com a natureza é importante para que a flora bacteriana do nosso organismo se desenvolva, fortalecendo a imunidade. É o que aponta um estudo desenvolvido pela Universidade de Helsinque, na Finlândia, e divulgado na publicação científica Proceedings of the National Academy of Sciences. Segundo a pesquisa, a falta de exposição à natureza pode aumenta a incidência de asma e outras alergias entre moradores de cidades.
"O tempo seco, partículas de fumaça, gases irritantes, substâncias químicas existentes no ar agravam as crises asmáticas", afirma o pneumologista Carlos Carvalho, do Hospital do Coração. Se você prezar por alguns minutinhos de passeio em um parque ou por uma viagem de final de semana a uma cidade mais verde, diminui as crises de alergia e outros problemas respiratórios que acabam com o humor de qualquer um. 

Ter contato com animais

Tem sensação melhor do que chegar em casa e esbarrar no seu cachorro, de língua de fora e rabo abanado de felicidade? O contato com um animal, seja de estimação ou não, é uma ótima forma de se distrair e de estimular a afetividade. "Muitas pessoas têm dificuldade de dar e receber carinho de outros seres humanos", afirma o neurocientista Alexandre Monteiro, coordenador do Projeto Animallis, que faz terapia assistida com animais em idosos com demências, como Alzheimer, e depressão. "O contato com animais pode funcionar como uma ponte para trabalhar as emoções, aumentando a sensação de segurança, a socialização e a motivação."

Tomar 15 a 20 minutos de sol por dia

Um estudo feito pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, indicou que viver em regiões com menor exposição solar agrava crises de depressão. Segundo especialistas, o sol estimula a produção do hormônio melatonina, que ajuda a regular o sono e o apetite sexual, combatendo a sonolência. Bastam alguns minutos diante do sol para você ter um dia com mais disposição. Só não se esqueça de passar filtro solar todo dia e evitar a exposição exagerada ao sol das 10 às 16 horas. 

Ouvir sons da natureza

Existem desde aplicativos para celular com sons da natureza até CDs e DVDs. Barulhos de chuva, cachoeira, pássaros e até baleias ajudam a levar a mente para longe dos problemas, recurso perfeito para relaxar antes de dormir. Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, observaram esse benefício em pacientes com câncer: aqueles que tiveram contato com imagens de paisagens naturais e sons de pássaro fizeram menos queixas de dores do que as pessoas que viram imagens e sons de cidades ou ficaram sem ver nada. 

Aromas naturais

O cheiro de terra molhada, flores, madeira e diversos outros elementos da natureza pode tanto aumentar a disposição como promover relaxamento. A aromaterapia é uma técnica que combina esses diferentes aromas naturais e indica os melhores para cada situação. "Existem aromas que são estimulantes, ou seja, auxiliam na oxigenação e na circulação sanguínea, promovendo a eliminação de toxinas e o excesso de gás carbônico", afirma a aromaterapeuta e psicóloga Sâmia Maluf, da By Samia Aromaterapia. "Com esse verdadeiro 'arrastão', o organismo recupera as suas funções normais e acaba com a lentidão e o cansaço causados pelo estresse".

Cinco minutos de caminhada no parque

Mesmo que o dia esteja nublado, você pode se beneficiar pelo simples fato de estar ao ar livre em contato mais próximo com a natureza. De acordo com um estudo da Universidade de Essex, na Inglaterra, bastam cinco minutos de exercícios em uma área verde, como um parque, para melhorar a saúde mental. Foram analisadas 1.250 pessoas e aquelas que praticavam atividade física ao ar livre tiveram uma melhora mais rápida do humor e da autoestima. 

Com informações do site Minha Vida.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Oito técnicas de massagem para relaxar


Para você que começou a semana desejando diminuir o estresse, acalmar o espírito, afastar dores ou simplesmente para viver melhor. Conheça algumas técnicas de massagem e escolha a que mais combina com o seu estilo de vida.

Ayurvédica
Criada na Índia há quase 5 mil anos, baseia-se no conceito dos pontos energéticos do corpo, os chacras, que são ativados pelo terapeuta por meio de toques com as mãos e os pés.

Anma
Essa técnica chinesa emprega pressões com os dedos, alongamentos e deslizamentos; os músculos são trabalhados seguindo os meridianos de energia da medicina chinesa.

Pedras quentes
Veio dos Estados Unidos. O terapeuta desliza a mão por pontos estratégicos do corpo e depois espalha sobre eles pedras aquecidas.

Reflexologia
Mais uma modalidade que segue os princípios da medicina chinesa. A diferença é que trabalha apenas o pé do paciente, com movimentos suaves sobre as articulações, os tornozelos, o dorso e a planta do pé.

Shiatsu
Desenvolvida no Japão, baseia-se na acupuntura e também é milenar. O terapeuta pressiona com as mãos e os dedos mais de 60 pontos do corpo, fazendo também alongamento.

Sueca ou ocidental
Derivada da ginástica sueca, baseada em flexões de corpo, consiste em amassamentos, puxões e deslizamentos. O objetivo é estimular a musculatura ou, quando realizada mais lentamente, relaxar.

Tui-ná
Os toques são mais fortes e, embora se distribuam por todo o corpo, os pés ganham atenção especial  segundo os chineses, eles estão ligados diretamente aos órgãos.

Watsu
Shiatsu na água, water mais shiatsu. Foi criada na Califórnia. Os movimentos são feitos em uma piscina aquecida. O terapeuta massageia os pontos de tensão e alonga os músculos.

Com informações do site M de Mulher.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

As melhores opções de hambúrguer para depois do exercício




Muitos corredores, para não dizer a maioria, adoram um hambúrguer suculento. E, com os ingredientes certos, ele pode ser delicioso e ainda ajudar na recuperação depois da corrida. Monte seu lanche com um belo hambúrguer rico em proteínas, que vão reparar seus músculos, pão integral e complementos gostosos e nutritivos.

Boi - Muita proteína
Um hambúrguer de carne bovina de 85 gramas fornece em média 12 de proteína, 14 de gordura e 180 calorias. É muita gordura. Há opções mais saudáveis, como o de fraldinha da Wessel: em 85 gramas, cerca de 22 são de proteína e 8,5 de gordura, além de ter 170 kcal. Sempre que possível, prefira a carne de gado criado solto, que tem níveis mais altos de ácido alfalinolênico (ALA), uma gordura essencial que dá sustentação às fibras musculares.

Salmão - Carregado de ômegas
Faça seu hambúrguer misturando salmão em lata e migalhas de pão com um ovo. Um hambúrguer de 85 gramas tem 20 de proteína e 100% das suas necessidades diárias do ácido graxo ômega 3. Essa gordura fortalece o sistema imunológico e pode ajudar a prevenir o Alzheimer.

Peru/Frango - Ricos em vitaminas
Tanto a carne de peru como a de frango são boas fontes de niacina, uma vitamina do complexo B. O frango ainda é fonte de cisteína, um aminoácido importante, que ajuda a descongestionar os pulmões”, afirma a nutricionista Livia Hasegawa, especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp. Mas muitos hambúrgueres trazem carne branca e escura e muita gordura. Procure opções com até 8 gramas de gordura. O Sadia Peru light tem 7,6.

Vegetariano - Repleto de fibras
Muitos têm de 100 a 200 calorias e boa dose de fibras, mas são pobres em proteína, fornecendo somente de 6 a 11 gramas. Procure nos valores nutricionais por um hambúrguer que se compare ao de carne — como o Hambúrguer de Proteína Vegetal Vita Soja Sadia, que fornece 16 gramas de proteína.

Com informações do Site Exame.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Moda sustentável para o final do ano que chegou



O fim do ano chegou e já começou a correria para as compras, preparativos para as festas, viagens e os presentes. Quase todo mundo participa deste cenário, especialmente porque ele vem embalado pelos bônus de salários extras, promoções relâmpago, lançamentos de produtos, facilidade de crédito e vitrines espetaculares. Em tempos de consumo sustentável não precisamos nos proibir desses hábitos tão prazerosos, mas é fundamental consumirmos de forma consciente. E isso também vale para a roupa que você vai usar nas festas de fim de ano.

Algum tempo atrás muitas pessoas acreditavam que a tendência de atitudes sustentáveis era apenas uma onda passageira. Mas percebemos a necessidade dessas atitudes para que o nosso planeta continue existindo em condições habitáveis. Felizmente estamos aprendendo a adaptar nossos hábitos e, aos poucos, construindo um novo estilo de vida, melhor para todos nós e para os que virão também. Mas, quando o assunto é moda, especialmente sobre roupas e calçados, ainda temos muitas dúvidas. Chega a ser contraditório pensar sobre sustentabilidade quando a moda sobrevive do consumo exagerado e de coleções de produtos que são promovidos com tempo pré-determinado de uso.

Conforme o senso geral pensa, a moda é "arte do efêmero", ou seja, arte das criações que são feitas para ser desejadas, consumidas, descartadas e esquecidas, num curto espaço de tempo. E por isso é tão importante pensarmos sobre consumo consciente para a moda. Chegou o momento em que precisamos viver e vestir o hoje sem ignorar o amanhã, pensando em como fazer um presente feliz para um amanhã muito melhor.

Para ajudar você a entrar nessa corrente do bem, confira abaixo algumas dicas simples, porém muito válidas, de como escolher roupas e fazer compras de modo sustentável no final de ano:

1. Planeje suas compras

Pare por alguns instantes e faça uma lista com tudo que precisa comprar para você e sua família, de presente. Imagine produtos que atendam às necessidades e onde você poderia encontrá-los. Lembre-se que mais vale um presente realmente útil do que um presente que mostre que custou caro, mas que não agrade a quem recebe. Com isso você evitará as trocas pós-festas, que são muito desgastantes e quase sempre não-satisfatórias. Quanto mais antecedência nessa lista, melhor. Com planejamento e organização você poderá otimizar o seu tempo, gastar menos e deixar todos mais felizes, inclusive você. A lista evita que você compre por impulso e ajuda a realizar uma compra guiada pelo consumo consciente.

2. Consulte seu guarda-roupa

Antes de sair para as compras, consulte suas opções em casa mesmo. Através dessa análise você poderá relembrar compras que realizou por impulso e que depois acabou não usufruindo, além de poder encontrar peças que quase não usa e que seriam ideais para as ocasiões de festas de final de ano. Aproveite para doar peças que não pretende usar e tenha segurança nos itens que realmente precisa adquirir. Compre para atender necessidades de uso real e com o tempo você perceberá que com esse método de compra se arrependerá menos e estará mais feliz e satisfeito.


3. Use a criatividade

Que tal reciclar ou reaproveitar peças de roupas e calçados, gastando pouco e se divertindo muito? Como primeira opção, você pode brincar de sobrepor ou diversificar peças que você já tenha. Por exemplo, use uma saia longa como um vestido, ou uma segunda pele de renda por baixo de um tomara que caia, acrescentando acessórios, cintos, amarrações, etc.
Outra opção é customizar detalhes especiais em peças antigas. Atualmente, existem em armarinhos e bazares, aplicações semiprontas de bordados, brilhos, fitas e pérolas, que você pode facilmente costurar ou mesmo colar em diversos tipos de tecido, obtendo um acabamento profissional e gastando bem pouco. Com carinho e dedicação você poderá ganhar uma peça nova, exclusivamente sua, com seu estilo e feita por você.

4. Descubras as oportunidades

Enquanto os shoppings trabalham para promover compras impulsivas e estão sempre cheios demais, você pode encontrar oportunidades melhores. Especialmente no final do ano, acontecem, em todo país, bazares e feiras ocasionais. Esses eventos podem ser temáticos ou não, voltados à cultura do artesanato ou não, mas em geral têm uma enorme variedade de opções e preços. Pesquise na sua cidade e não deixe de experimentar. Algumas marcas também aproveitam para limpar os estoques e assim promovem bazares de liquidação, pesquise e aproveite, mas cuidado: mesmo com preço especial evite o desperdício.

5. Seja você mesmo

Muita gente gostar de inovar no visual ou usar peças novas de roupa, especialmente no ano novo. Mas isso pode fazer com que você adquira roupas e sapatos que não são confortáveis, penteados e maquiagens exagerados, ou outra opções que já nos primeiros momentos da festa deixa você desconfortável e muito incomodado.
Sendo assim, nas festas de fim de ano, procure manter o seu estilo próprio e fazer escolhas que realmente combinem com você. Já não precisamos usar vestidos longos e brilhantes, ou ternos e black tie. Sua elegância depende de você estar se sentindo bem, confortável e mantendo sua autenticidade. Esteja certo que um simples detalhe fará toda diferença, pois muitas vezes um acessório diferente, um detalhe delicado, ou uma peça nova já dão todo charme e requinte que você precisa para se sentir devidamente ?bem vestido? para ocasião.
É importante lembrar também que estamos vivendo num tempo onde menos é mais, e o chique é ser consciente. Caso você realmente decida por comprar roupas novas, busque também opções na moda ecofriendly, ou seja, moda amiga da natureza. A variedade de peças em algodão orgânico, malhas de garrafa PET, e reciclagem de tecidos está aumentando. Priorize seu estilo próprio e busque as novas alternativas para o bem de todos.

Com informações do site Personare

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Carne recheada com linguiça e legumes


Um prato que não pode faltar no almoço dos brasileiros é a carne recheada. As opções de recheio possibilitam variar bastante o cardápio, a nossa sugestão para o almoço e carne recheada com linguiça e legumes.

Você vai precisar de:
. 1,2 kg de lagarto
. 150 g de linguiça calabresa
. 1 cenoura grande cortada em quatro tiras
. 4 talos de salsão finos
. 1/4 xícara (chá) de óleo
. 2 cebolas médias picadas
. 3 dentes de alho picados
. 5 tomates maduros sem pele e cortados em pedaços
. 1 xícara (chá) de água
. Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo:

1. Limpe a carne e retire a gordura. Tempere com sal e pimenta.

2. Com uma faca grande e afiada, faça vários cortes profundos no centro da peça para formar uma cavidade de 4 centímetros de diâmetro.

3. Dentro da cavidade coloque a linguiça, a cenoura e o salsão.

4. Costure a abertura com agulha e barbante.

5. Numa panela, aqueça o óleo em fogo alto e doure a carne de todos os lados.

6. Junte a cebola e o alho e frite por três minutos. Acrescente o tomate e a água.

7. Tampe e cozinhe até ferver. Tempere com sal e pimenta.

8. Abaixe o fogo e cozinhe, acrescentando água aos poucos, por uma hora e 30 minutos ou até a carne ficar macia.

9. Corte a carne em fatias e sirva em seguida. Acompanhe com o molho do cozimento.

Anote os truques para impressionar na cozinha:

· A técnica de rechear utilizada na receita de lagarto é indicada para carnes mais firmes e fibrosas. Já os cortes mais macios, como o filé mignon e o contrafilé, são mais fáceis de ser fatiados em mantas e enrolados com o recheio

· Você também pode rechear o pedaço de lagarto utilizando um saco de confeitar com bico liso, grande e de diâmetro largo

· Para que a carne fique bem dourada, frite-a de todos os lados antes de acrescentar a água ou o caldo e, durante o cozimento, esfregue-a às vezes, com um garfo, no fundo da panela

· Jamais se deve cortar a carne recheada ainda quente, pois as fatias não ficam perfeitas. Espere amornar pelo menos 30 minutos e, momentos antes de servir, aqueça-as no caldo do cozimento

Receita do site M de Mulher e foto Luiz Roberto Pereira

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Decorando a casa com flores para o natal



Período que pede muitas luzes e riqueza de detalhes na decoração, o Natal é também a época certa para investir em arranjos florais. Isso porque um conjunto de flores pensadas especialmente para essa época é capaz de conferir ar aconchegante e sofisticado ao lar. Caprichado nas tradicionais cores natalinas, vermelho e verde, o enfeite pode ser acompanhado de detalhes em dourado e prata.

Os arranjos devem estar em harmonia com o restante da decoração da casa para não se destacarem demais e poluírem visualmente o ambiente. Assim, vale lembrar da clássica regra do mundo da moda: menos é mais. "Uma casa não é um shopping center, considerando que a decoração deve durar cerca de um mês, nenhum dos moradores aguentaria mais olhar para nada daquilo com o tempo", explica Wlamir Ramos, decorador da Oficina do Papai Noel, em São Paulo.

Engana-se quem pensa que as flores naturais são as mais indicadas para enfeitar a casa. Na verdade, as artificiais são preferíveis para a decoração natalina, pois não precisam de manutenção constante. "Um ramo artificial de qualidade é tão bonito quanto uma flor natural, e muito mais prático", afirma Wlamir. Contudo, para que o visual não empobreça, é preciso ter atenção à qualidade do produto.

Para não errar na hora de decorar a casa para o próximo Natal, saiba quais são as três plantas que não podem faltar em suas compras:

Poinsentia
As folhas da Poinsentia, conhecida popularmente como famoso bico-de-papagaio, são de um vermelho tão vivo que até parecem pétalas, combinando perfeitamente com a decoração natalina. Seu uso ornamental deriva das tradições no hemisfério norte, onde costumam florescer durante a época do Natal. No Brasil, encontram-se facilmente versões artificiais em lojas de decoração.

Azevinho
Muita gente se pergunta o que são os ramos com pequenas frutinhas vermelhas - que muito se parecem com cafeeiro. São os galhos de azevinho, outra planta comum no hemisfério norte, que vem conquistando espaço em decorações brasileiras. Esses elementos decorativos ajudam a compor um ambiente intimista e natural durante as recepções de final de ano. Existem no mercado, também, opções em prata e dourado, com brilho e metalizadas, para um toque de modernidade. Mas quem tiver dificuldade em encontrá-los, uma opção é utilizar ramas de cereja, que vão deixar a produção tão bela quanto o azevinho.

Folhas de Hera
Assim como as outras plantas, a grande qualidade desta folhagem, assim como a resistência a baixas temperaturas, é o que a faz ser uma das mais usadas na decoração natalina. Comum nos países ao norte do globo, esta trepadeira é capaz de formar lindos arranjos, quando combinada com outros elementos.

Com informações do site Terra.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Estudo aponta para a importância da atividade física na terceira idade



A atividade física regular na terceira idade pode ajudar a evitar o encolhimento do cérebro e outros sinais associados à demência, revela um novo estudo feito pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, e publicado na revista "Neurology". A pesquisa analisou dados de 638 pessoas com 70 anos, submetidas a exames cerebrais.

Os resultados mostraram que aqueles que eram fisicamente mais ativos tiveram uma menor retração do cérebro do que os indivíduos que não se exercitavam. Por outro lado, as pessoas que faziam atividades de estimulação mental e intelectual, como palavras cruzadas, leitura de livros ou socialização com os amigos, não tiveram efeitos benéficos em relação ao tamanho do cérebro.

Deterioração
A ciência já provou que a estrutura e o funcionamento do cérebro se deterioram com o passar dos anos. Também são inúmeros os registros na literatura médica de que o cérebro tende a encolher com o envelhecimento. Essa retração está ligada a uma perda de memória e das capacidades cerebrais, dizem as pesquisas.

Os estudos também têm mostrado que as atividades sociais, físicas e mentais podem contribuir para prevenir essa deterioração. No entanto, ainda não haviam sido feita pesquisas amplas com imagens para observar essas mudanças na estrutura e no volume do cérebro.

Segundo o estudo, que levou três anos para ser concluído, o médico Alan Gow e sua equipe pediram aos participantes que levassem um registro de suas atividades diárias. No final desse período, quando os voluntários completaram 73 anos, eles passaram por scanners de ressonância magnética para analisar as mudanças no cérebro.

Depois de levar em conta fatores como idade, sexo, saúde e inteligência, os resultados mostraram que a atividade física estava "significativamente associada" com uma menor atrofia do tecido cerebral. "As pessoas de 70 anos que fizeram mais exercício físico, como caminhadas várias vezes por semana, apresentaram uma retração menor do cérebro e outros sinais de envelhecimento da massa cerebral do que aquelas que eram menos ativas fisicamente", explicou Grow.

"Além disso, nosso estudo não mostrou nenhum benefício real no tamanho do cérebro em decorrência da participação em atividades mentais e socialmente estimulantes, conforme foi observado pelas imagens em scanners de ressonância magnética durante os três anos de estudo", acrescentou.

Segundo o pesquisador, a atividade física também foi associada a um aumento no volume de massa cinzenta. Essa é a parte do cérebro onde se originam as emoções e percepções. Em trabalhos anteriores, essa região foi relacionada à melhora da memória de curto prazo. Quando os cientistas analisaram o volume de massa branca, responsáveis pela transmissão de mensagens no cérebro, descobriram que as pessoas fisicamente ativas tinham menos lesões nessa área do que as que se exercitavam pouco.

Causas
Embora estudos anteriores já tenham mostrado os benefícios do exercício para prevenir ou retardar a demência, ainda não está claro os motivos por que isso acontece. Os pesquisadores acreditam que as vantagens da atividade esportiva podem estar ligadas ao aumento do fluxo de oxigênio no sangue e de nutrientes para o cérebro.

Mas uma outra teoria é que, como o cérebro das pessoas encolhe com a idade, elas tendem a se exercitar menos e, assim, acabam tendo menos benefícios. Seja qual for a explicação, dizem os especialistas, os resultados servem para comprovar que o exercício físico é benefício para a saúde.

"Esse estudo relaciona a atividade física à redução dos sinais de envelhecimento do cérebro, sugerindo que o esporte é uma forma de proteger nossa saúde cognitiva", disse Simon Ridley, da entidade Alzheimer's Research, do Reino Unido. "Embora não possamos dizer que a atividade física é o fator causal desse estudo, sabemos que o exercício na meia idade pode reduzir o risco de demência futura", afirmou.

"Vai ser importante acompanhar tais voluntários para ver se essas características estruturais estão associadas com um maior declínio cognitivo nos próximos anos. Também será necessário mais pesquisas para saber detalhadamente sobre por que a atividade física está tendo esse efeito benéfico", acrescentou Ridley.

Já o professor James Goodwin, da organização Age UK, que financiou a pesquisa, disse: "Esse estudo destaca novamente que nunca é tarde para se beneficiar dos exercícios, seja uma simples caminhada para fazer compras, seja um passeio no jardim", disse.

Com informações do site G1.