segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Conheça os benefícios de modalidades como lutas e artes marciais



Poucas atividades físicas são tão completas quanto as lutas. Além de melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, a respiração, a postura e a coordenação motora, esses exercícios relaxam, aumentam os reflexos e ainda são capazes de transmitir aos praticantes conceitos de hierarquia, concentração e disciplina.

Uma hora de muay thai, jiu-jitsu e MMA (Mixed Martial Arts) pode queimar até 700 kcal. Mas é preciso tomar alguns cuidados antes de começar: faça uma avaliação física e cardiovascular, aprenda as técnicas corretas e proteja com luvas as articulações dos seus punhos.

Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca e os lutadores Demian Maia e Daniel Sarafian, as artes marciais podem ajudar a emagrecer e ganhar massa muscular, além de diversão e qualidade de vida.

O muay thai, que surgiu na Tailândia, por exemplo, envolve saltos, chutes, socos e mudanças de direção. Já o jiu-jitsu e o judô trabalham mais a força, o contato com o solo, com o adversário, e ensinam a erguer o outro, levantá-lo e arremessá-lo contra o chão.

Para quem não é sedentário, mas tem braços fracos, o boxe é a melhor alternativa. A modalidade não só ajuda a melhorar a musculatura dos membros superiores, mas também fortalece o tronco.

O kung-fu, por sua vez, aprimora os reflexos: exige ataques, esquivas e defesas, e trabalha o tempo de reação desde o começo.

A prática de lutas libera dois neurotransmissores diferentes no cérebro: a endorfina e a serotonina, que promovem uma sensação de prazer e bem-estar.

E a preparação para uma luta é tão importante quanto o "combate" ou contato físico em si. Pular corda, fazer flexões, abdominais, circuitos com obstáculos, alongamento, corrida e treinos de reflexo e flexibilidade acabam sendo, na prática, muito mais valiosos para o praticante do que a parte que envolve interação com o outro.

Contra-indicações
Não devem praticar lutas: Pessoas com problemas nas articulações e quem não pode fazer atividade física intensa

O que comer
Antes da luta: de uma a duas horas antes, faça uma refeição rica em carboidratos para dar energia;
Durante a luta: principalmente para treinos de pelo menos 1 hora, tome um isotônico ou suco de frutas no intervalo;
Depois da luta: consuma alimentos ricos em carboidratos e proteínas, como um sanduíche de peito de peru, queijo branco, pão de forma e requeijão light.

Manutenção de equipamentos
Uma boa dica é ter talco sempre à mão. Ele ajuda a manter as luvas, os protetores de rosto e outros equipamentos de luta sempre secos e higienizados.

O talco deve ser passado depois de o suor secar naturalmente nos equipamentos. Ele suga a água restante dos tecidos e deixa os aparelhos mais secos e com um cheiro agradável. Não use o talco quando o equipamento ainda estiver molhado.

Outra atitude importante é fazer com que os aparelhos sequem no lugar certo. Tudo o que leva couro, por exemplo, não deve ser exposto ao sol. É importante deixar o equipamento em um ambiente arejado, mas que não seja úmido.

Dicas de higiene
Antes de usar luvas coletivas, como as de academia, certifique-se de estar com as unhas bem cortadas, para evitar a entrada de micro-organismos.

Depois disso, lave bem as mãos com água e sabão e, se possível, passe álcool em gel.

Com informações do site G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário