Durante abertura do seminário sobre a Imagem Internacional do País, promovido pela Embratur, consultor inglês fala sobre o posicionamento do país
Ao lado do presidente da Embratur, Mário Moysés, e do presidente do Instituto Marca Brasil, José Zuquim, o consultor britânico Simon Anholt, especialista em imagem internacional de países, abriu o primeiro dia de palestras do Seminário A Imagem do País e a Promoção Turística Internacional, que será encerrado na tarde de hoje (30), em Brasília. Na palestra Formação da imagem do país e seus impactos no turismo, o consultor destacou a posição do Brasil em 20º lugar como um dos países mais admirados no mundo. A posição de destaque foi conquistada na pesquisa realizada em 2009, por Anholt, que desenvolve o estudo desde 2005 e entrevista mais de 20 mil pessoas no mundo todo sobre a imagem de 50 países diferentes. O seminário é promovido pela Embratur e organizado pelo Instituto Marca Brasil.
A 20ª colocação põe o país como o primeiro emergente da lista e o primeiro a conseguir figurar entre os 20 melhores colocados. Encabeçam a lista os Estados Unidos, a França e a Alemanha. Anholt explicou a avaliação da pesquisa é uma espécie de "Marca do país", baseada em seis grandes temas que vão compor um hexágono para representar um país. Os seis temas são: produtos daquele país, os governos, a cultura nacional, as pessoas, o turismo e os investimentos aliados à imigração recebidos por aqueles países. "Essa imagem, a reputação de um país, é seu bem mais valioso", avaliou.
Na tarde de ontem, a mesa foi composta pelo presidente da Embratur, Mário Moysés, o secretário executivo da Secretaria de Comunicação da Presidência, Ottoni Fernandes Junior, o embaixador do Ministério das Relações Exteriores, Norton Rapesta, e o secretário executivo do Ministério do Esporte, Waldemar Manoel Silva de Souza. Os especialistas em comunicação e promoção do Brasil no exterior falaram sobre as estratégias de comunicação usadas para promover o País no mercado internacional e a importância de melhorar a visão dos brasileiros em relação ao seu próprio País. O tema também abrangeu a divulgação e preparação do Brasil para os grandes eventos esportivos - Copa do Mundo e Olimpíadas - que o país sedia nos próximos anos.
O secretário executivo do Ministério dos Esportes, Waldemar Manoel Silva de Souza, também falou sobre a importância de planejar antecipadamente as ações de divulgação do Brasil. "Cada uma das nações que já sediou esses eventos esportivos, usou ações de comunicação e slogan para divulgar uma ideia. O nosso desafio é pensar na imagem que queremos passar."
Por último, cerca de 300 convidados assistiram à palestra do especialista Simon Anholt sobre o Papel da Iniciativa Privada na formação da imagem País. Simon falou sobre o Brasil desenvolver os sistemas, estratégias e estruturas a fim de projetar uma corrente inquebrável de reputação. "A reputação de um país depende da coalização de ações do governo e das pessoas. A opinião pública é a verdadeira superpotência do mundo", disse.
ASCOM
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário