segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Alunos da Rede Pública de Ensino Participam do Plantio de Mudas

Vinte sete alunos da Escola Municipal Rodrigo de Argolo Caracas participaram, na manhã do sábado (06/11), do plantio de 100 mudas no Sítio da Batalha, área degrada, em Guaramiranga, como parte da programação da Oktoberfest Guaramiranga 2010.

O Plantio de acácias, sabiás da serra, ipês roxo e ingazeiros, em parceria com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), teve como objetivo começar a zerar os créditos de carbono emitidos durante a primeira edição do evento em 2009.

Para o diretor da escola, Francisco José Furtado, a iniciativa de realizar o plantio foi muito importante por trazer para a prática o que as crianças já aprendem na teoria, em sala de aula. “Estamos aqui fortalecendo a conscientização deles. Consolidando o sentimento de pertença de que essa terra e essa mata é deles. Essas crianças são formadoras de opinião e multiplicadoras do que apredem”, frisou. A opinião do pequeno Ricardo da Silva, 8 anos, aluno do 2º ano é a mesma. “Participar dessa atividade é muito bom. As plantas são vida e temos que cuidar delas e da nossa cidade”, afirmou.

Já a gerente da Unidade de Conservação da Semace da Área de Preservação Ambiental (APA) da Serra de Baturité, Carolina Cordeiro, destacou a relevância do plantio idealizado pela organização da Oktoberfest. “Sabemos que todo tipo de evento gera um impacto. Por isso, é muito válida a idéia de realizar uma atividade que diminua esse impacto. Nós estamos em uma APA que em alguns locais precisa de reflorestamento e aqui estamos fazendo esse reflorestamento junto com um trabalho de educação ambiental dessas crianças”, destacou.

“Esse é um marco para a área de eventos no Ceará. Estamos trabalhando a sustentabilidade e o envolvimento da escola pública em assunto tão importante como é a preservação ambiental”, reforçou Aécio Santiago, diretor da Letra Viva, empresa organizadora da Oktoberfest.

Outras 900 mudas serão plantadas, até o fim do evento, em áreas privadas do município. Proprietários de sítios e terrenos estão sendo cadastrados pela Semace para receberam as plantas. Uma das propriedades particulares que está sendo preparada para receber mudas é a Reserva Handara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário