Os jovens multi-instrumentistas cearenses Italo e Renno são dois legítimos representantes da nova geração de músicos que tecem um novo painel para a arte musical do Brasil. Acordeonistas, pianistas, arranjadores, intérpretes e compositores de mão cheia, eles exemplificam bem os méritos desse novo pessoal que bate à porta, com idéias arejadas e sem medo de mostrar a cara.
Não por acaso, a trajetória de Italo e Renno guarda diversas semelhanças. O Início na música antes dos 10 anos de idade, tendo o piano por anfitrião e o estímulo familiar por salvo-conduto. Dali em diante, mais convergências. A carreira profissional, iniciada em um momento favorável a novos acordeonistas pelas noites de Fortaleza. Os muitos elogios recebidos de intérpretes e colegas instrumentistas, de várias gerações – sim, os meninos tocam muito, desde cedo, e nunca passaram despercebidos aos ouvidos musicais, seja nos palcos, seja nos estúdios. A experiência de integrar a banda de um dos mais consagrados nomes da música brasileira, o cantor e compositor Raimungo Fagner.
A identidade mútua, enfim, no desejo de tecer um caminho próprio, privilegiado o acordeom, um dos intrumentos mais belos e completos, em todo o seu potencial. A dupla, marcante pela presença de dois acordeons no palco, inova o conceito tradicional da utilização do instrumento pela exploração d infinitas possibilidades sonoras.
Através da interpretação e da improvisação, os músicos usam seu singular talento para desmistificar o uso do acordeon, levando-o para as searas do jazz, frevo, chorinho, samba, tango, baião, forró e música erudita.
O alto grau de virtuosismo da dupla e a fluência com que se desafiam mutuamente em disputados duelos sonoros vêm encantando platéias e a crítica especializada por onde se apresentam.
O entusiasmo e anotável performance de palco de Italo e Renno possibilitam um show alegre e contagiante, interagindo com o público do início ao fim. Um espetáculo vibrante e de alto refinamento musical.
A dupla já participou dos principais festivais de música do país, como o “Festival Brasil Instrumental”, em Tatuí-SP, o Festival Encontro das Sanfonas, ao lado de Dominguinhos e Renato Borghetti, em Fortaleza-CE, o Festival Jazz e Blues, dividindo a noite com o músico Egberto Gismonti, em Guaramiranga-CE e outros. Já fizeram turnês em praticamente todo o Nordeste do Brasil.
Com dois clipes já lançados, o primeiro, “Toca Sanfoneiro” com a participação de um dos ícones da música brasileira, o sanfoneiro Dominguinhos e o outro, “Ceará Terra da Luz”, com a participação de outra grande estrela da música brasileira, o cantor e compositor Raimundo Fagner, e um DVD intitulado “Italo e Renno ao Vivo”.
Após a belíssima apresentação na edição de 2009 da Oktoberfest Guaramiranga garantiram presença e retornam para uma apresentação muito esperada no festival da cerveja, Oktoberfest Guaramiranga 2010.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário