quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ceará assina contrato de financiamento do Prodetur Nacional

Brasília (24/11) – O governo do estado do Ceará assinará, nesta quinta-feira (25/11), às 16h, no Palácio Iracema, em Fortaleza (CE), o primeiro contrato de financiamento internacional no âmbito do Programa de Desenvolvimento Nacional do Turismo (Prodetur Nacional). O financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) será de US$ 150 milhões, somados à contrapartida de US$ 100 milhões, assumida pelo Ministério do Turismo (MTur). Os recursos serão investidos em duplicação, adequação, recuperação e implantação de rodovias, aterros sanitários, aeroportos, entre outros projetos turísticos.

O projeto do Ceará contempla três pólos turísticos: Litoral Leste, Maciço de Baturité e Serra da Ibiapaba. Entre as ações previstas estão a ampliação e construção de terminal de passageiros no aeroporto de Aracati e obras em trechos rodoviários de acesso a praias e outros destinos importantes do Ceará. O MTur já liberou recursos de contrapartida para duplicação e melhoramento da rodovia CE-040 e para execução de obras de implantação do Aeroporto de Jijoca de Jericoacoara.

“A assinatura do primeiro contrato do Prodetur significa a concretização de fato do programa, um exemplo para os outros estados e municípios. Agora o estado do Ceará passará a receber, em curto espaço de tempo, um maior volume de recursos referentes ao financiamento e, não só, os recursos da contrapartida do ministério”, ressalta o diretor do Prodetur Nacional, Edimar Silva.

Prodetur Nacional

Atualmente, o Prodetur Nacional conta com a adesão de 17 estados e 15 municípios. Até agora, 18 projetos de estados e municípios foram aprovados no âmbito do programa e aguardam liberação do financiamento internacional pelo Senado Federal. Esses projetos somam US$ 1,6 bilhão – sendo US$ 931 milhões em financiamento e US$ 672 milhões em contrapartida. Outras 14 propostas aguardam aprovação do Ministério do Planejamento.

Em 2 de dezembro, será a vez de Pernambuco assinar o contrato de financiamento internacional junto ao BID. A proposta representa recursos na ordem de US$ 75 milhões em financiamento e outros US$ 50 milhões de contrapartida para o turismo pernambucano.

O Prodetur Nacional tem o objetivo de assegurar o desenvolvimento turístico sustentável e integrado, proporcionar melhorias às condições de vida da população local, aumentar as receitas do setor e melhorar a capacidade de gestão da atividade em áreas de expansão e de potencial turístico.



ASCOM

Um comentário:

  1. Aqui estão os detalhes de contato dos investidores. Email: _ lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp 1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar fazer um caminho como mãe solteira as coisas não foram fáceis para mim, mas com a ajuda de Le_Meridian colocou um sorriso no meu rosto enquanto eu observava meu negócio crescer mais forte e se expandindo também.Eu sei que você pode se surpreender por eu colocar coisas como esta aqui mas eu realmente tenho que expressar minha gratidão para que qualquer pessoa que procure ajuda financeira ou passe por dificuldades com os negócios lá ou queira iniciar um projeto de negócios possa ver isso e ter esperança de sair da dificuldade ... Obrigado.

    ResponderExcluir