sexta-feira, 28 de junho de 2013

Tudo sobre as indesejáveis olheiras


Se olhos são as janelas da alma então mantê-los sempre bonitos e com a aparência saudável é fundamental. Porém, um grande número de mulheres sofre com as olheiras. Esse problema tem as mais diversas naturezas e principalmente níveis. A dermatologista Tatiana Oddo, pós-graduada em Dermatologia pela Santa Casa do Rio de Janeiro, e especialista pelo Colégio Brasileiro de Medicina e Cirurgia Estética esclarece dúvidas sobre como tratá-las de acordo com suas necessidades.

Rosman Braz, cabelereiro e maquiador, também contribui para a beleza do seu rosto, dando conselhos de como amenizar os círculos escuros ao redor dos olhos tão indesejáveis.

Por que as olheiras aparecem?
Existe diversos fatores que podem levar ao aparecimento das "marcas", desde cansaço físico e estresse a alterações hormonais e alergias. Segundo a dermatologista, existem três causas principais: "acúmulo de vasos sanguíneos no local, excesso de melanina (que é o pigmento que dá cor à pele) e formato do rosto". Com esse problema muitas pessoas acabam recorrendo a camadas e camadas de maquiagem e acabam enfatizando ainda mais o problema.

Cada caso é um caso
A especialista explica que, em geral, as olheiras arroxeadas são mais recorrentes em pessoas de pele clara. Já as de tonalidade acastanhado atingem principalmente descendentes de árabes e indianos. Quem tem os "olhos fundos" costuma exibir a pigmentação ao redor dos olhos mais escura ainda, uma vez que "a cavidade do globo ocular cria uma sombra no local".

O ideal é que cada tipo seja tratado de forma particular. Assim, Tatiana Oddo sugere luz intensa pulsada para quem sofre com os círculos arroxeados ou acastanhados, e ainda indica o tratamento oferecido pelo aparelho Etherea. "O mecanismo é idêntico ao do laser. A energia liberada pelo equipamento penetra na pele sem provocar dor ou qualquer dano (ela só fica vermelha por duas horas) e ainda melhora o tônus da pele. O tratamento é feito em quatro sessões, com um intervalo de três a quatro semanas entre elas", explica.

Já quem possui os olhos fundos podem recorrer ao ácido hialurônico. "A substância é a mesma usada para suavizar sulcos e rugas profundas, porém, na versão desenvolvida para as pálpebras as moléculas são bem menores e a textura, mais fina e viscosa", sugere.

Dicas de beleza
Para quem gosta de seguir tratamentos menos agressivos, Rosman Braz ensina como amenizar as olheiras de forma natural. O ideal é fazer compressas com bolsa de água gelada, pois suaviza o inchaço, relaxa e promove a circulação do sangue, bem como as massagens com as pontas dos dedos. Sendo mais indicado para os casos do problema ser gerado por estresse ou cansaço.

O maquiador ainda recomenda o uso do chá de camomila gelado. Essa erva possui propriedades calmantes, ajudando também a amenizar o inchaço das pálpebras. "Para quem tem olheiras de cansaço, este é o melhor tratamento natural. Ao menos 10 minutos de compressa diariamente melhoram a aparência do rosto", afirma Rosman. Ele ainda chama atenção para um hábito que deveria ser adotado por todos: "dormir bem é essencial não só para amenizar as olheiras, mas para manter a pele iluminada e o corpo em harmonia".

Resolvendo o problema de dentro para fora
Nossa pele é o reflexo daquilo que nós comemos. Assim como nossos cabelos, as olheiras também podem ser tratadas com uma alimentação adequada. A dermatologista ressalta que o consumo de alimentos que contenham Ômega 3, que "protege os vasos capilares e semente de linhaça evitando a dilatação dos vasos que provoca as olheiras".

Semente de linhaça, salmão, atum, sardinha, castanha do Pará, amêndoas, gengibre e brócolis são alguns dos ingredientes que podem te ajudar na hora de montar uma dieta antiolheiras. O antioxidante mais famoso do mundo, o chá verde, não podia ficar de fora dessa lista e ainda tem a vantagem de não ter contraindicações de consumo.

Tatiana Oddo não deixa de chamar a atenção para a hidratação e atividade física, que são fundamentais para qualquer pessoa e em qualquer idade: "tomar bastante água, praticar exercícios, principalmente, cardiovasculares e, sobretudo, dormir bem, são outras atitudes que vão livrar você dos olhos com aspecto cansado".

Com informações do site puretrend

Nenhum comentário:

Postar um comentário