quarta-feira, 5 de junho de 2013
Receita saborosa de um risoto rápido sem glúten
O glúten é uma proteína encontrada em cereais como trigo, cevada, centeio e aveia. Ele está nos nossos pães de todas as manhãs, na lasanha de domingo, na cerveja do sabadão de sol, na coxinha de frango do botequim, no bolo quentinho da avó, na bolachinha light devorada na frente do computador no fim da tarde, na pizza de mussarela da noite de sexta-feira. Tão íntimo da nossa rotina que pensar em abandoná-lo pode ser assustador.
Mas para parte da população mundial ele é intolerável e deve ser eliminado da dieta completamente. Para essas pessoas, portadoras da chamada doença celíaca, o glúten ataca o intestino e provoca sintomas como diarreias, perda de peso e anemia. Há ainda os hipersensíveis, que sofrem com sintomas mais leves e, em geral, podem consumir em pequenas quantidades. Para o restante das pessoas, ele não faz mal, afirma a nutricionista Daniela Jobst, mas também não traz nenhum nutriente e, assim, não é essencial a ninguém. Por isso, dar um tempo nos alimentos que contêm glúten ou apenas cortar os excessos pode ser uma boa pedida para aumentar a sensação de bem-estar.
Confira a receita saborosa de um risoto rápido para quem quer ou precisa seguir uma dieta assim.
Ingredientes
Abóbora japonesa
Azeite ou manteiga
Cebola
Arroz para risoto
Vinho branco
Caldo de legumes
Alho poró
Queijo brie
Modo de fazer
Cozinhe a abóbora, mas não deixe que fique muito mole. Tire a polpa e reserve. Em uma panela coloque a manteiga ou o azeite e doure a cebola. Depois coloque o arroz e um pouco de vinho. Mexa e acrescente um pouco do caldo de legumes. Vá acrescentando a abóbora. Conforme o arroz for secando, acrescente mais caldo. O segredo é mexer sempre e o tempo todo. Quando estiver no ponto, acerte o sal, acrescente o alho-poró (previamente puxado no azeite) e o queijo brie cortado em quadradinhos. Sirva imediatamente.
Com informações do site Vida Simples
Marcadores:
doença celíaca.,
glúten,
receita,
risoto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário